ANUNCIE AQUI

SEME Cabo Frio promove o I Encontro de Manipuladores de Alimentos e Gestores Escolares

Por: Anneliese Lobo 
Evento acontece na quinta-feira, dia 8 de maio, e tem como tema “O papel dos manipuladores de alimentos e gestores escolares no controle e prevenção da obesidade”
  
A Secretaria de Educação de Cabo Frio (SEME), por meio da Divisão de Nutrição Escolar, está promovendo o I Encontro de Manipuladores de Alimentos e Gestores Escolares, com o tema “O papel dos manipuladores de alimentos e gestores escolares no controle e prevenção da obesidade”. O evento será direcionado a todos os profissionais que atuam nas escolas da rede municipal com alimentação escolar, como cozinheiros, auxiliares e os Gestores Escolares – que são responsáveis pela administração. O evento será na quinta-feira (8/5), no Teatro Municipal Inah de Azevedo Mureb.

Serão esperados mais de 350 profissionais. Para melhor atender a todos, o encontro será realizado em dois turnos: o primeiro das 8h30min às 12h e o segundo das 14h às 18h. As escolas já receberam as orientações necessárias sobre horários. Sônia Moraes, chefe da Divisão de Nutrição Escolar da SEME, explica que o principal objetivo é promover uma educação nutricional eficaz aos alunos da rede de modo a prevenir a obesidade infantil. Além disso, ela destaca que os assuntos tratados estão de acordo com as orientações previstas pelo PNAE – Programa Nacional de Alimentação Escolar.

A responsável técnica pela alimentação escolar da rede municipal cabofriense, a nutricionista Fabiana Rosa Alves, aponta a escola como uma forte responsável em promover ou desencorajar dietas saudáveis. Por isso, ela reforça que é muito importante que seja incorporado ao currículo formal das escolas, em diferentes séries, o estudo de nutrição e hábitos de vida saudável.

– A escola é um local importante onde esse trabalho de prevenção deve ser realizado. Uma política consistente de prevenção deve compreender não só ações de caráter educativo e informativo, como também medidas legislativas, tributárias, treinamentos e formação de profissionais envolvidos na gestão da Alimentação Escolar e no processo de manipulação e distribuição dos alimentos na escola – complementa a nutricionista Fabiana.

Na programação está a exibição do documentário Muito além do peso, produzido pela produtora Maria Farinha e Instituto Alana, e as palestras “Obesidade Infantil: causas atuais, tratamentos, doenças associadas e perfil epidemiológico atual do Brasil”, com Nara Horst, conselheira do Conselho Regional de Nutrição (CRN); e “O papel dos manipuladores de alimentos e gestores escolares no controle e prevenção da Obesidade Infantil”, com Luciana Maldonado, nutricionista coordenadora do Núcleo de Alimentação e Nutrição Escolar (NUCANE) no Rio de Janeiro.


Tamoios ganha transporte de pacientes


A van foi entregue em solenidade realizada na noite de
 segunda-feira
 
Um veículo de transportes de pacientes – uma van – foi entregue na noite desta segunda-feira (28/4) à Superintendência de Saúde de Tamoios pelo secretário municipal de Saúde, Dirlei Pereira. Segundo a coordenadora de Saúde do Distrito, Rosane Tito, a van será usada para transportar pacientes que necessitam de tratamento fora do domicílio.

O transporte vai atender aos pacientes que necessitam se dirigir ao Rio de Janeiro para tratamento especializado no Instituto Nacional do Câncer (INCA) e Instituto de Traumato Ortopedia (INTO), entre outros.

Até a chegada da van, os pacientes eram levados até o trevo de São Pedro da Aldeia onde ficavam aguardando o ônibus procedente do centro de Cabo Frio. Eram obrigados a acordar no início da madrugada, ficar esperando o transporte de Tamoios a São Pedro e depois aguardar a vinda do ônibus.

- Ganhamos um presente e com ele vamos dar mais dignidade aos pacientes – disse Rosane Tito, que foi apontada pelo secretário de Saúde, Dirlei Pereira, como uma guerreira que trabalha com amor e dedicação aos pacientes de Tamoios.

O subprefeito de Tamoios, Cesar Pinho, disse que essa conquista é expressiva porque quem é de Tamoios conhece muito bem como era o sofrimento das pessoas que necessitavam de tratamento fora do domicílio, tendo que acordar de madrugada para enfrentar uma maratona até chegar ao Rio para ser atendido e depois, outra maratona para retornar. Ele disse que “o prefeito Alair Corrêa cumpre desta forma uma promessa de campanha de trazer dignidade aos moradores de Tamoios”.

O secretário de Saúde, Dirlei Pereira, não poupou elogios a Rosane, que tem se dedicado com afinco na área dentro do distrito, e que muitas vezes o tem socorrido para resolver problemas da área. Dirlei também disse que o prefeito Alair Corrêa cumpre desta forma uma promessa de campanha e parabenizou a todos do Distrito pela conquista.

Por: Anderson Lopes | Fotos: Carlos Garfinho

Prefeitura retoma posse de área em Tamoios

Por: Anderson Lopes
Ação foi elaborada pela Secretaria Municipal de 
Assuntos Fundiários, com a colaboração de diversos 
órgãos das esferas municipal e estadual

Uma operação planejada pela Secretaria de Assuntos Fundiários da Prefeitura de Cabo Frio que contou com a colaboração da Polícia Militar, da Guarda Municipal, da Subprefeitura de Tamoios e da Comsercaf, permitiu que a prefeitura retomasse uma área de quase 15 mil m² que estava sendo ocupada por empresários que mantinham no local um vigia para impedir a retomada por parte da prefeitura ou a invasão da área.

No terreno desocupado na manhã de segunda-feira (28/4), será construída uma creche e um banco de alimentos. A posse vinha causando prejuízos à construção da creche, cuja placa já foi colocada há mais de um mês, mas a ação dos posseiros causava constrangimento aos funcionários da empreiteira encarregada da construção da creche. Nem mesmo o barracão de obras chegou a ser erguido.

A questão deste imóvel se arrastava por muitos anos. Parte do terreno foi doado à municipalidade pelos então proprietários, e desde o ano passado, a Prefeitura vinha tentando retomar o terreno, mas sempre enfrentava a ação de um vigia mantido ali pelos supostos proprietários.

A área foi retomada na manhã desta segunda-feira quando os advogados da Secretaria, Brasilmar Santana e Ricardo Sampaio, chegaram ao local com reforço policial da PM, guardas municipais, máquinas, caminhões e funcionários da Comsercaf.

Três construções – duas delas precárias – foram demolidas. Os pertences do vigia foram retirados e transportados pelo caminhão da Comsercaf até a residência dele, bem próximo dali. Brasilmar Santana explicou que a retomada foi ordenada pelo prefeito Alair Corrêa para que a prefeitura possa realizar os melhoramentos necessários na área, entre elas, a construção da escola.


Prolagos vai fazer extensão de rede no Centro Hípico

Acordo foi definido nesta terça-feira, em Tamoios

Em uma reunião na tarde desta terça-feira (29/4) com o presidente e diretores da Prolagos e engenheiros da Engetécnica, empresa responsável pelas obras, para definir a extensão da rede de água para o bairro Centro Hípico, em Tamoios, que esta sendo reurbanizado pela Prefeitura de Cabo Frio.

A partir da próxima segunda-feira (5/5), equipes da Prolagos darão inicio a extensão da rede nas 68 ruas que serão pavimentadas pela Prefeitura. Mais da metade das ruas já receberam o serviço de drenagem, que vai livrar o bairro dos constantes alagamentos em razão das chuvas. A outra parte do serviço começa a ser executada a partir de maio.
Texto: Anderson Lopes

Festival do Marisco em Cabo Frio começa nesta quinta-feira (01/05)

Por: Telma Flora
Serão quatro dias de gastronomia, artesanato e boa música no bairro Peró

Para quem gosta de mariscos será um prato cheio. Neste fim de semana prolongado, começando pelo Dia do Trabalhador (1/5) e até domingo (4/5), a Prefeitura de Cabo Frio por intermédio da Secretaria de Eventos e Secretaria de Turismo realiza o Festival do Marisco, com mais de 20 receitas servidas à base da iguaria, a R$ 15 por prato.

O evento, que acontecerá na Praça do Moinho, no Peró, com shows de várias bandas, conta com o apoio da COMSERCAF em toda a sua estrutura e terá início às 18h na quinta-feira (1/5) e sexta-feira (2/5). No sábado (3/5) e domingo (4/5) o evento abrirá para almoço, a partir do meio-dia e vai até o fim do show.

Serão montadas 13 barracas para venda dos pratos com mariscos que irão do pastel, croquete e bolinho de aipim à sua versão Yakissoba, passando pelo vinagrete, ao molho, empanado, doré, moqueca, bobó, estrogonofe, à marinheira, macarronada, feijoada, lasanha, risoto, ao alho e óleo, à moda, ao bafo, ao shoyu com mandioquinha e fettuccine. Terá também uma barraca com sobremesas, como tortas e brigadeiro.

Com apoio da CCR ViaLagos e da Marbela Distribuidora de Bebidas, o festival terá além da gastronomia um espaço reservado para os artesãos expor  e comercializar o melhor do artesanato de Cabo Frio.

De acordo com um dos superintendentes da secretaria de Turismo, Aldenir Soares, o festival deve movimentar a economia local, com a expectativa de um público de cerca de 10 mil pessoas nos quatro dias do evento e um consumo de 1,5 tonelada de mariscos limpos.

- O festival acrescentará receita para a comunidade uma vez que a produção de mariscos que será comercializada proporcionara um incremento pelos pescadores locais, disse.
A programação musical é a seguinte: Na quinta-feira (1/5), às 22h, o show será com a Banda InPulse; na sexta-feira (2/5),  às 22h, é a vez da Banda Ozíris. No sábado (3/5), às 22h, se apresenta Faixa Etária e no domingo (4/5), às 12h, a Banda Contraste anima os visitantes. À noite, às 22h, Jero e Banda.

Com mais de 7km de praia cercada por dunas e vegetação de restinga preservada, o Peró integra a Área da Proteção Ambiental do Pau-Brasil e é um dos pontos mais ricos do Parque Estadual da Costa do Sol.


NOTA OFICIAL - PREFEITURA DE CABO FRIO


NOTA OFICIAL
Como divulgamos AMPLAMENTE nos últimos dias que cortaríamos as horas extras e dobras dos funcionários, comunicamos então que estaremos, a partir de hoje PAGANDO AO FUNCIONALISMO O SALÁRIO DO MÊS DE ABRIL sem esses acréscimos. 
A medida ora tomada se deve ao fato do crescimento do valor da folha de pagamento do funcionalismo municipal, tornando difícil para a administração fazer este pagamento. Além disso, o RH apresentou um levantamento com mais de 2 mil funcionários recebendo tais acréscimos, sendo que a grande maioria faz essas horas extras ou dobram seus salários sem qualquer necessidade para o município, já que temos mais de 14 mil funcionários que podem perfeitamente preencher esse espaço, tornando assim desnecessário que os funcionários trabalhem acima do horário contratual, se sacrificando, quando outros servidores não trabalham. 
Como todos os chefes de setores, mesmo dos menores, autorizavam essas horas e dobras, resolvemos de uma vez por todas proibir esta prática. Para se PRATICAR A JUSTIÇA COM OS SERVIDORES QUE REALMENTE TRABALHAM FORA DO PERÍODO PREVISTO POR CONTRATO, por absoluta necessidade da própria administração municipal, CRIAMOS UMA COMISSÃO QUE JÁ A PARTIR DE AMANHÃ, ANALISARÁ CADA CASO. Somente esta comissão – e mais ninguém – poderá autorizar horas extras ou dobras.
Alair Corrêa - Prefeito

Carioca Sub20 de Futsal: ADDP Cabo Frio vence Vasco na estreia, 7 a 3

Por: ADDP Futsal
Jogando em casa, ADDP tem atuação destacada e supera equipe cruzmaltina

A equipe sub20 da ADDP Cabo Frio venceu o Vasco da Gama por 7 a 3 na noite desta terça-feira (29), no ginásio Alfredo Barreto. Com uma atuação convincente durante toda a partida, o time da casa chegou à vitória na segunda etapa da partida inaugural do Campeonato Carioca da categoria, promovido pela Federação de Futsal do Estado do Rio de Janeiro (FFSERJ).

O jogo foi de ótimo nível técnico e agradou ao público presente no ginásio. A ADDP Cabo Frio fez 1 a 0 com Lucas Tardelli, aos 8'30, depois de bom ataque pela ala esquerda. O Vasco empatou aos 10'56, com Victor, cobrando falta. Os vascaínos viraram a partida aos 17'22, com Leandro, aproveitando uma falha da defesa do time da casa. Faltando 1'20 para o intervalo, Caio aproveitou passe de João Tardelli para empatar o jogo.

No segundo tempo, a ADDP Cabo Frio aumentou o seu ritmo e conseguiu ampliar a vantagem na metade da etapa. João Tardelli fez três gols em um intervalo de 1'20, colocando a ADDP com 5 a 2 no placar (aos 28'41, em um contra-ataque; aos 30'12, cobrando pênalti; e aos 31'01, cobrando falta). Logo em seguida, aos 31'40, o Vasco fez seu terceiro gol, com Pedro Vargas.

A partir daí, o Vasco tentou diminuir a diferença, usando o goleiro André Regly como quinto homem no ataque. A ADDP Cabo Frio ajustou sua marcação e, além de não sofrer gols, fez mais dois: com Matheus Quintanilha, em um belo chute de primeira, depois de passe de Caio, aos 36'03; e com o goleiro Marquinhos, aos 38'11, aproveitando-se do gol adversário desguarnecido.

- Jogamos bem, nos impusemos diante de uma equipe muito forte e qualificada como a do Vasco. Foi uma ótima estreia. Agora temos que continuar trabalhando mais e mais pra encarar os próximos jogos - analisou Lucas Tardelli, que fez o primeiro gol do campeonato.

A ADDP Cabo Frio volta a jogar pelo Carioca Sub20 de Futsal diante do Flamengo, na próxima semana. A data será confirmada pela Federação do Rio. Ainda pela primeira rodada do campeonato, jogam Mendes Futsal x Casa de España/BFR, nesta quinta-feira, (1/5) em Mendes; e Grajaú Country x Flamengo, na sexta (2/5), no ginásio do Grajaú Country.

A ADDP Cabo Frio jogou e venceu com Marquinhos, Matheus Quintanilha, Matheus Duarte, Kaká e Jônatas. Entraram: João Tardelli, Lucas Tardelli, Paulinho, Caio e João Fernando. Não foram utilizados João Pedro, Victor Hugo, Alex Bruno e Tiquinho. Técnico: Anderson Mangueira Lopes. Caio e Matheus Quintanilha levaram cartão amarelo.

A ADDP Cabo Frio conta com o apoio da Prefeitura de Cabo Frio, por meio da Secretaria Municipal de Esporte e Lazer.


Prefeitura de Cabo Frio concede ponto facultativo nesta sexta-feira

Por: Anderson Lopes
Serviços essenciais funcionam no regime de plantão. Atividades regulares retornam na segunda-feira, dia 5
A Prefeitura de Cabo Frio informa que observará o ponto facultativo em todos os órgãos públicos municipais no dia 2 de maio (sexta-feira), um dia depois do feriado do Dia do Trabalhador.

Com exceção dos dias de folga dados na segunda e na terça-feira de Carnaval, é a primeira vez que a atual administração municipal concede o ponto facultativo a fim de que os servidores possam aproveitar um feriado prolongado.

Ficam garantidos, no entanto, o funcionamento dos serviços e atividades essenciais tais como atendimento médico de urgência nas Unidades de Pronto Atendimento (UPA), limpeza urbana, bem como atividades de responsabilidade da Secretaria Municipal de Ordem Pública referentes à Guarda Municipal, à Guarda Marítima e Ambiental e à Defesa Civil, os quais funcionarão em regime de plantões e prontidão.

O objetivo é assegurar a continuidade dos serviços essenciais à população, garantindo sua segurança, conforto e bem-estar. As atividades regulares dos demais departamentos da Prefeitura retornam ao horário normal de funcionamento na segunda-feira (5/5).


Secretaria de Saúde faz campanha para conscientizar usuários dos serviços

Aumenta o número de pessoas que fazem o eletrocardiograma, mas não buscam os resultados. Cerca de 200 exames foram encaminhados pelo PAM


Desde o ano passado os pacientes que precisam fazer eletrocardiograma em Cabo Frio não precisam mais aguardar para realizar o exame. Basta ter em mãos a solicitação do médico, para agendar o procedimento para o dia desejado. A marcação é feita, na mesma hora, no balcão de remarcação de consultas do PAM – Posto de Atendimento Médico – localizado em São Cristóvão.

Em parceria com a coordenação de Enfermagem do município, foi instalado mais um aparelho para a realização de eletrocardiograma naquela unidade de saúde. A transferência do agendamento para o balcão de remarcação de consultas também deu velocidade ao serviço dos técnicos que realizam o procedimento. Hoje, o exame é realizado das 8h às 12h e de 14h às 17h.

- Com este sistema, conseguimos realizar 50 exames por dia. A fila de espera acabou. Como a demanda era grande, e conseguíamos fazer apenas 10 exames por dia, a fila de espera chegava a trinta dias. E este nunca foi o nosso objetivo. O nosso desejo sempre foi otimizar os atendimentos para que o paciente fique satisfeito e esteja com a sua saúde em dia. E foi o que conseguimos fazer – explicou o diretor do PAM, Antônio Marcos Durães.

O problema é que muitos pacientes deixam de buscar o resultado para levar ao médico de origem para avaliação. O eletrocardiograma é um exame que registra a atividade elétrica do coração. Ele ajuda a detectar problemas cardíacos e checa o estado do coração de uma maneira geral.

Só essa semana, a direção do PAM encaminhou ao secretário de Saúde, Dirlei Pereira, 200 exames que foram realizados, e que por algum motivo, os pacientes não compareceram para pegar os resultados.

- São exames realizados desde o ano passado. Se os exames foram feitos é porque foram solicitados pelos médicos e essas pessoas não estão retornando nas consultas para mostrar o resultado dos exames. E se for detectado algum problema de saúde? É preciso se conscientizar que a saúde está em primeiro lugar e que devemos cuidar dela, por isso, eu peço que essas pessoas que fizeram exame de eletrocardiograma procurem a Secretaria de Saúde para buscar os resultados e retornar ao especialista que fez a solicitação – pediu o secretário.

A taxa de faltas às consultas agendadas no PAM também tem sido grande. Cerca de 20% dos pacientes que agendam um atendimento não comparecem à consulta no dia e hora marcados. Para reduzir o número de pacientes faltosos, a direção do PAM tomou uma providência. O paciente que falta a consulta previamente agendada e não justifica o motivo fica impedido de fazer uma nova marcação durante uma semana.

- Não queremos limitar o atendimento, nem tomar atitudes drásticas. A marcação fica suspensa uma semana apenas como um alerta. As pessoas precisam ter consciência e não marcar uma consulta simplesmente por marcar, pela facilidade que estamos oferecendo no agendamento. Porque desta forma, essa pessoa pode estar ocupando a vaga de um paciente que realmente pudesse estar precisando do atendimento – justificou Durães.

Por: Alexandra de Oliveira |Fotos: Álvaro Neves

PAM passa por melhorias para oferecer conforto aos pacientes

Posto em São Cristóvão anuncia, ainda, a realização de novos exames

Ar condicionado nos consultórios, pintura, novas cadeiras para espera e uma recepção renovada. Essas são algumas das melhorias feitas no PAM de São Cristóvão durante o feriado da Semana Santa para melhor atender os pacientes que procuram aquela unidade de saúde para atendimento médico.

- Conseguimos instalar os aparelhos de ar condicionado em metade dos consultórios, as instalações elétricas foram revisadas para suportar o funcionamento dos aparelhos, colocamos cadeiras novas e pintamos o prédio, tanto a parte externa quanto a interna. Todas as melhorias foram feitas em apenas cinco dias, durante o feriado prolongado da Semana Santa, porque não podemos parar o funcionamento do PAM, já que a demanda é muito grande – disse o diretor da unidade, Antônio Marcos Durães.

A Secretaria Municipal de Saúde também contratou sete médicos para a realização de exames como ecodoppler venoso, ecocardiograma, mapa e teste de esforço. A partir de agora, o PAM também vai realizar exames de ultrassonografia para dar agilidade no atendimento ao paciente e reduzir a demanda no Centro de Saúde Oswaldo Cruz e no Hospital do Jardim Esperança.

- A realização desses exames aqui no PAM, a partir de maio, vai agilizar o atendimento, já que o paciente vai sair daqui com o exame autorizado e agendado – explicou Durães.

Além dos exames agendados normalmente, a proposta da Secretaria Municipal de Saúde, em parceria com a direção do PAM, é que a cada mês se faça um mutirão de um determinado tipo de exame para zerar a fila de espera.

Por: Alexandra de Oliveira | Fotos: Álvaro Neves

Cabo Frio promove Fórum Municipal de Educação Infantil

Por: Anneliese Lobo 
Evento realizado  pela SEME acontece no próximo dia 6 de maio, no Portinho
 A Secretaria Municipal de Educação de Cabo Frio (SEME), por meio do Departamento de Gestão Pedagógica (DEGEPE), promove o Fórum Municipal de Educação Infantil. O evento acontece na terça-feira (6/5), de 8h às 18h, no Centro de Estudos Natália Caldonazzi.

O Fórum será voltado para os profissionais da rede municipal cabofriense de Orientação Educacional, Supervisão Escolar, Inspeção Escolar e Gestores Escolares, com o objetivo principal de discutir ações de políticas públicas em prol da infância e formar uma comissão de avaliação e elaboração de propostas para as novas Diretrizes Curriculares da Rede Municipal de Educação de Cabo Frio.

A proposta é formar uma comissão composta por representantes de várias escolas, com diretores, equipe técnico-pedagógica, professores e representantes do Conselho Municipal de Educação.

De acordo com a diretora do DEGEPE, professora Deise Magalhães, através do debate busca-se ainda refletir sobre os desafios de elaborar propostas pedagógicas que verdadeiramente envolvam  todos os profissionais que atuam na Educação Infantil.

A programação contará com a palestra “Implementação das Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Infantil”, com a consultora da Coordenação de Educação Infantil (COEDI) e da Secretaria de Educação Básica (SEB) para a Proinfância no Estado do Rio de Janeiro, Maria de Fátima Simas Malheiros. Em seguida, uma equipe do DEGEPE abordará os temas: Brinquedos e brincadeiras na Educação Infantil, Relações entre crianças e adultos na Educação Infantil e Crianças da natureza.

A programação será realizada em dois momentos para que toda a equipe técnica possa participar: um pela manhã e o outro pela tarde. Basta participar em um período.

Para encerrar cada programação de forma descontraída, o professor Mário Augusto, coordenador de Arte e Música da SEME, e a professora Mariângela Ribeiro, do Serviço de Educação Infantil, farão uma apresentação musical.

O Centro de Estudos Natália Caldonazzi fica na Rua Coronel Ferreira, nº 221, no bairro Portinho, ou pelo telefone (22) 99287 8631.


Prefeitura de Cabo Frio aperta o cerco contra irregularidades




Ação conjunta de secretarias vai combater o mau uso do espaço público em todo o município

Uma operação conjunta entre as secretarias de Serviços Públicos, Planejamento, Guarda Municipal, Fiscalização de Posturas e Comunicação, com apoio da Comsercaf, vai intensificar a fiscalização sobre irregularidades que causam transtornos diários à população. Lixo colocado fora do horário de recolhimento, entulhos de obras sobre as calçadas, carros velhos abandonados como sucata nas ruas, terrenos baldios usados como lixeira foram alguns dos pontos levantados por técnicos da Prefeitura em todo o município nas últimas semanas.

De acordo com o presidente da Comsercaf, Toninho Corrêa, se não houver colaboração dos moradores fica difícil manter a limpeza da cidade mesmo com o aumento da frota de caminhões para recolhimento e das equipes de varrição.

– É  importante que cada morador faça sua parte. Por isso, vamos intensificar uma campanha de esclarecimento à população. Depois, serão emitidas notificações e até multas para os casos mais graves – alerta o presidente.

O trabalho da Prefeitura vai começar na próxima semana e cada bairro que receber o mutirão de serviços públicos será avisado anteriormente para alertar aos moradores. Folhetos explicativos serão distribuídos aos moradores como forma de conscientizar à população para tornar Cabo Frio uma das cidades mais limpas do país. 

Texto: da Redação
Fotos: Walmor Freitas/W2Imagens

Procon inclui mais 71 empresas em lista dos sites não confiáveis


Levantamento aponta 275 páginas que estão no ar ou fora do ar

Procon de São Paulo incluiu mais 71 sites que trabalham com comércio eletrônico em uma espécie de lista negra. Ao todo, 275 sites estão presentes na lista, criada pela entidade em 2011.
No site do Procon existe uma aba chamada "Evite esses sites", onde o consumidor pode conferir as empresas consideradas irregulares. A busca pode ser feita por nome da empresa, endereço eletrônico, razão social e, até mesmo, pelo CNPJ. O levantamento mostra ainda a situação do site, mostrando se ele está no ar ou fora do ar.
Em 2012, o comércio eletrônico movimentou R$ 22,5 bilhões no Brasil, apontando um crescimento de 20% na comparação com 2011. Ao todo, foram realizados ao longo do ano passado 66,7 milhões de pedidos, um volume 24,2% maior do que o registrado no ano anterior. O varejo online atingiu 10,3 milhões de novos entrantes. Com isso, já são mais de 42,2 milhões de pessoas que fizeram, ao menos, uma compra online até hoje no país.
Clique AQUI para conferir quais empresas estão na lista negra do Procon-SP.

Sede de administração de bairro é inaugurada em Botafogo

O local servirá como ponto de apoio da promoção social e posto dos Correios
 




Foi inaugurada na tarde de sábado (19/4) a sede da Administração do bairro Botafogo, que fica no Distrito de Tamoios. A nova sede servirá como ligação entre os moradores da localidade e o Poder Público municipal.
Segundo o administrador do bairro, Laerte Pereira, no local serão oferecidas aulas gratuitas de artesanato, futebol e capoeira. Os interessados devem procurar a administração do bairro para fazer um cadastro, apresentando original e cópias do CPF; da identidade; do comprovante de residência e duas fotos 3x4, para a oficina de artesanato.
Para as oficinas oferecidas aos jovens entre 8 e 16 anos, é necessário, também, além  dos documentos do responsável, certidão de nascimento e certificado de comparecimento escolar das crianças e adolescentes.
Laerte falou, também, sobre a implantação do posto dos Correios, que através das solicitações efetuadas pelos moradores, instalou na sede administrativa do bairro 320 caixas postais, totalmente gratuitas, para os moradores de Botafogo receberem suas correspondências.
O administrador explicou que os moradores interessados em utilizar as caixas postais precisam fazer uma solicitação por escrito diretamente  no posto dos Correios, também instalado na sede administrativa do bairro Botafogo, que fica na rua principal do bairro, e funciona de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h, e nos sábados das 8h às 12h.
Texto e fotos: Katyuscia Chaparral 

Conheça o mais novo carro para cadeirantes

Conheça o mais novo 

carro para cadeirantes

Por: Jovem Pan
Você é cadeirante ou conhece alguém que seja? Então você precisa saber do “Kenguru”, um veículo elétrico voltado para cadeirantes.

O Kenguru possibilita que o motorista entre no veículo sem deixar a cadeira. Além disso, os comandos são realizados por um painel semelhante a um guidão de bicicleta, sendo de fácil manuseio.

O carro alcança somente 40km/h, mas ainda sim é uma alternativa excelente de mobilidade. Atualmente, é vendido apenas nos EUA por um preço de 25 mil dólares.
------------------------------------------------------------------------------------------------------------
E no Brasil ja tem a mesma versão, o técnico em informática Márcio David sequer imaginava que no futuro poderia ajudar milhares de pessoas como ele. Junto com três amigos, David desenvolveu o Pratyko, o primeiro carro nacional para portadores de deficiência física. “Tudo começou em uma reunião de colegas há oito anos, quando me perguntaram quais eram minhas dificuldades”, conta Márcio.

Segundo ele, o maior problema do deficiente que dirige é a transferência da cadeira para o carro, o que não pode ser feita apenas pelo cadeirante. Nascia então um automóvel específico para eles, a partir de um chassi de aço tubular. O Pratyko tem fácil acesso por meio de uma única porta traseira, equipada com elevador que suporta até 200 kg. Esse primeiro protótipo tem motor 250 cm3 de moto, mas Márcio promete novidades no carro de produção. “Virá com câmbio automático CVT e motor de 600 cm3”, conta. - Fonte: Trânsito Mossoroense

imagem da internet


Campanha de vacinação contra gripe começa nesta quinta-feira

Por: Alexandra de Oliveira
Todas as pessoas do grupo de risco deverão ser vacinadas.
Data de início da campanha foi alterado em Cabo Frio por conta dos feriados




Começa nesta quinta-feira (24/4) em Cabo Frio a Campanha Nacional de Vacinação contra a Gripe. Realizada pelo Ministério da Saúde em parceria com as secretarias estaduais e municipais de saúde de todo o país, a campanha tem como principal objetivo reduzir a mortalidade, as complicações e as internações que ocorrem em consequência das infecções pelo vírus da influenza nesta população.
Para escolher os grupos prioritários o Ministério da Saúde seguiu recomendação da Organização Mundial de Saúde (OMS). Além das crianças de seis meses a menos de cinco anos, integram este grupo pessoas com 60 anos ou mais, trabalhadores de saúde, povos indígenas, gestantes, puérperas (até 45 dias após o parto), população privada de liberdade e os funcionários do sistema prisional. As pessoas portadoras de doenças crônicas não-transmissíveis ou com outras condições clínicas especiais, também devem se vacinar.

Em Cabo Frio, a vacina estará disponível em todos os postos de saúde. A campanha teria início nesta terça-feira (22/4), mas por conta dos feriados de Tiradentes e de São Jorge, a Secretaria Municipal de Saúde definiu por uma nova data para começar a campanha sem interrupções, alcançando o maior número possível de pessoas.

A campanha acontece até o dia 9 de maio, mas o Dia “D” será realizado neste sábado (26/4),  quando todos os postos de saúde também estarão funcionando das 8h às 17h. Para os portadores de doenças crônicas é necessária a apresentação de prescrição médica com a indicação do imunizante. Mulheres no pós-parto devem apresentar algum documento que comprove terem dado à luz no período previsto pela campanha. Pessoas febris, portadores de doenças neurológicas, com história de alergia grave relacionada a ovo e reação a doses anteriores devem consultar um médico antes de tomar a vacina.

- A vacina é segura e é a melhor forma de evitar doenças graves, internações ou mesmo óbitos por complicações associadas à gripe - afirma a coordenadora de Imunização de Cabo Frio, Patrícia Freitas.

Estudos demonstram que a imunização pode reduzir entre 32% a 45% o número de hospitalizações por pneumonias e de 39% a 75% a mortalidade por complicações da influenza. Os grupos prioritários são escolhidos levando em conta as pessoas com mais chances de desenvolver complicações a partir da gripe. A meta é alcançar uma cobertura de 80% em cada grupo. Também recebem a dose os indígenas que vivem em aldeias; os profissionais de saúde, que se vacinam nos próprios locais de trabalho; e a população privada de liberdade, devido aos altos índices de doenças respiratórias.

A vacina protege contra os três subtipos do vírus da gripe que mais circularam no inverno passado que são: Influenza A (H1N1); Influenza A (H3N2) e Influenza B.


UPA de Cabo Frio está funcionando normalmente no feriadão

Por: Alexandra de Oliveira 

Apesar do alto fluxo de turistas na cidade e da procura intensa à unidade, UPA está com equipe completa 24 horas por dia
 
A Secretaria Municipal de Saúde informa que a UPA do Parque Burle está funcionando normalmente. Num feriado prolongado, a cidade de Cabo Frio e as cidades adjacentes (que não têm emergência que funcione) estão lotadas e a UPA do Parque Burle precisa atender a demanda natural da cidade, das cidades vizinhas e do fluxo de turistas, portanto a UPA está atendendo um número alto de pacientes, o que faz seu fluxo de atendimento ser mais lento.

Para quem precisar de socorro, a UPA de Cabo Frio é um ponto de atendimento na Região dos Lagos que funciona com todos os profissionais da saúde. A diretora administrativa da UPA, Alexandra Codeço, lembra ainda que para atender a população com maior eficácia as UPAs contam com um sistema padronizado, baseado em uma classificação de riscos de 4 níveis de prioridade, colocando sempre os casos mais graves à frente no atendimento.

Por conta disso, faz se necessário esclarecer de forma clara como são classificados os níveis de prioridade:

- VERMELHO: emergência, risco de morte que necessita de atendimento imediato;
 - AMARELO: urgência, atendimento o mais rápido possível;
 - VERDE: prioridade não urgente;
 - AZUL: consulta de baixa complexidade, atendimento de acordo com horário de chegada.

É fundamental que a população esteja ciente de que quando surgem casos complexos que exigem dedicação de praticamente todo o corpo de profissionais, é necessário paralisar o fluxo de atendimento para estabilizar o estado de saúde o paciente em estado grave e assim evitar sequelas ou até mesmo um possível óbito.


Campanha de vacinação contra gripe começa na próxima semana


Todas as pessoas do grupo de risco deverão ser vacinadas

Começa na próxima terça-feira (22/4) a Campanha Nacional de Vacinação contra a Gripe. Realizada pelo Ministério da Saúde em parceria com as secretarias estaduais e municipais de saúde de todo o país, a campanha tem como principal objetivo reduzir a mortalidade, as complicações e as internações que ocorrem em consequência das infecções pelo vírus da influenza nesta população.
Para escolher os grupos prioritários o Ministério da Saúde seguiu recomendação da Organização Mundial de Saúde (OMS). Além das crianças de seis meses a menos de cinco anos, integram este grupo pessoas com 60 anos ou mais, trabalhadores de saúde, povos indígenas, gestantes, puérperas (até 45 dias após o parto), população privada de liberdade e os funcionários do sistema prisional. As pessoas portadoras de doenças crônicas não-transmissíveis ou com outras condições clínicas especiais, também devem se vacinar.

Em Cabo Frio, a vacina estará disponível em todos os postos de saúde. A campanha acontece até o dia 9 de maio, mas o Dia “D” será realizado no sábado (26/4),  quando todos os postos de saúde também estarão funcionando das 8h às 17h. Para os portadores de doenças crônicas é necessária a apresentação de prescrição médica com a indicação do imunizante. Mulheres no pós-parto devem apresentar algum documento que comprove terem dado à luz no período previsto pela campanha. Pessoas febris, portadores de doenças neurológicas, com história de alergia grave relacionada a ovo e reação a doses anteriores devem consultar um médico antes de tomar a vacina.

- A vacina é segura e é a melhor forma de evitar doenças graves, internações ou mesmo óbitos por complicações associadas à gripe - afirma a coordenadora de Imunização de Cabo Frio, Patrícia Freitas.

Estudos demonstram que a imunização pode reduzir entre 32% a 45% o número de hospitalizações por pneumonias e de 39% a 75% a mortalidade por complicações da influenza. Os grupos prioritários são escolhidos levando em conta as pessoas com mais chances de desenvolver complicações a partir da gripe. A meta é alcançar uma cobertura de 80% em cada grupo. Também recebem a dose os indígenas que vivem em aldeias; os profissionais de saúde, que se vacinam nos próprios locais de trabalho; e a população privada de liberdade, devido aos altos índices de doenças respiratórias.

A vacina protege contra os três subtipos do vírus da gripe que mais circularam no inverno passado que são: Influenza A (H1N1); Influenza A (H3N2) e Influenza B.

POR: Alexandra de Oliveira

SECRETÁRIO DE SAÚDE DE CABO FRIO DIRLEI PEREIRA FOI CONVIDADO PELAS AUTORIDADES POLICIAIS PARA ABRIR OS DISCURSO DURANTE A SOLENIDADE DE TROCA DOS DELEGADOS DA 126ª DP CABO FRIO


Texto, fotos e vídeo: Alvaro Neves e Fátima Neves
         Durante a solenidade de troca dos delegados da 126ª DP de Cabo Frio, o secretário de saúde de Cabo Frio Dirlei Pereira que no momento representava o prefeito da nossa cidade de Alair Corrêa. Foi convidado pelas autoridades policiais para abrir a série de discursos que foram realizados durante a solenidade.
  
         Vejam abaixo o vídeo do discurso do secretário de saúde Dirlei Pereira.

Começa nesta terça, qualificação turística para taxistas de Cabo Frio

Por: Telma Flora 
Inscrições ainda podem ser feitas até o início do curso



A Prefeitura de Cabo Frio, através da secretaria municipal de Turismo em parceria com o Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN), o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Fluminense (IFF), campus Cabo Frio e a secretaria municipal de Transportes (SECTRANS) dá início às 8 horas desta terça-feira (15\4) a um curso de qualificação profissional com extensão voltada para o contexto do turismo, especialmente para motoristas de taxi: “O Taxista e a Atividade Turística”.
As inscrições ainda podem ser feitas na SECTUR, que fica no Terminal de Transatlânticos, no final da Avenida Assunção, no bairro Passagem e momentos antes do início do curso, na secretaria de Transportes, onde será realizado o curso. Os interessados devem estar munidos de xerox da carteira de identidade, CPF, comprovante de residência, 1 foto 3x4 e registro de taxista. Cada inscrito receberá um resumo do projeto com o conteúdo programático.
A capacitação acontece até 1º de julho de 2014, com carga horária de 48 horas e tratará de assuntos que vão desde a qualidade dos serviços turísticos, passando pela história regional, segurança no trabalho e cultura e patrimônio, eixos temáticos que promoverão um aprimoramento global desses profissionais, que estarão ao final do curso, aptos para trabalhar com os turistas que visitam Cabo Frio.
O superintendente da SECTUR, Aldenir Soares, destaca que dentre os mais importantes segmentos de transporte de pessoas estão os serviços de táxi, que com o transporte rodoviário coletivo urbano, realizam o deslocamento de milhares de pessoas com as mais variadas finalidades.
- Assim, além de desempenhar um papel indispensável ao dinamismo das cidades e na mobilidade das pessoas, os serviços de táxi também apoiam a atividade turística, transportando para o turismo de lazer, religioso, de negócios ou ecológico. O taxista é uma espécie de cartão de visitas vivo, já que transmite informações essenciais e úteis ao visitante, oferece as melhores dicas da cidade para quem nos visita. A rotina diária de circular pela cidade faz com que o taxista seja gabaritado para indicar o melhor acesso para o destino do turista, onde hospedar, visitar, comer ou fazer compras, explica Aldenir.
A turismóloga da SECTUR, Vanina Navega, defende que “o taxista é, muitas vezes, o primeiro contato que o visitante tem com o destino”. 
- O atendimento desse profissional é indispensável para a boa impressão que o turista terá da cidade, e alguns predicados são fundamentais: além de ser gentil, é necessário também que ele tenha conhecimento sobre sua cidade, disse a turismóloga.