ANUNCIE AQUI

Campanha de vacinação contra gripe começa nesta quinta-feira

Por: Alexandra de Oliveira
Todas as pessoas do grupo de risco deverão ser vacinadas.
Data de início da campanha foi alterado em Cabo Frio por conta dos feriados




Começa nesta quinta-feira (24/4) em Cabo Frio a Campanha Nacional de Vacinação contra a Gripe. Realizada pelo Ministério da Saúde em parceria com as secretarias estaduais e municipais de saúde de todo o país, a campanha tem como principal objetivo reduzir a mortalidade, as complicações e as internações que ocorrem em consequência das infecções pelo vírus da influenza nesta população.
Para escolher os grupos prioritários o Ministério da Saúde seguiu recomendação da Organização Mundial de Saúde (OMS). Além das crianças de seis meses a menos de cinco anos, integram este grupo pessoas com 60 anos ou mais, trabalhadores de saúde, povos indígenas, gestantes, puérperas (até 45 dias após o parto), população privada de liberdade e os funcionários do sistema prisional. As pessoas portadoras de doenças crônicas não-transmissíveis ou com outras condições clínicas especiais, também devem se vacinar.

Em Cabo Frio, a vacina estará disponível em todos os postos de saúde. A campanha teria início nesta terça-feira (22/4), mas por conta dos feriados de Tiradentes e de São Jorge, a Secretaria Municipal de Saúde definiu por uma nova data para começar a campanha sem interrupções, alcançando o maior número possível de pessoas.

A campanha acontece até o dia 9 de maio, mas o Dia “D” será realizado neste sábado (26/4),  quando todos os postos de saúde também estarão funcionando das 8h às 17h. Para os portadores de doenças crônicas é necessária a apresentação de prescrição médica com a indicação do imunizante. Mulheres no pós-parto devem apresentar algum documento que comprove terem dado à luz no período previsto pela campanha. Pessoas febris, portadores de doenças neurológicas, com história de alergia grave relacionada a ovo e reação a doses anteriores devem consultar um médico antes de tomar a vacina.

- A vacina é segura e é a melhor forma de evitar doenças graves, internações ou mesmo óbitos por complicações associadas à gripe - afirma a coordenadora de Imunização de Cabo Frio, Patrícia Freitas.

Estudos demonstram que a imunização pode reduzir entre 32% a 45% o número de hospitalizações por pneumonias e de 39% a 75% a mortalidade por complicações da influenza. Os grupos prioritários são escolhidos levando em conta as pessoas com mais chances de desenvolver complicações a partir da gripe. A meta é alcançar uma cobertura de 80% em cada grupo. Também recebem a dose os indígenas que vivem em aldeias; os profissionais de saúde, que se vacinam nos próprios locais de trabalho; e a população privada de liberdade, devido aos altos índices de doenças respiratórias.

A vacina protege contra os três subtipos do vírus da gripe que mais circularam no inverno passado que são: Influenza A (H1N1); Influenza A (H3N2) e Influenza B.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pela sua participação!