ATENDIMENTO HUMANIZADO ATRAI A CONFIANÇA DA POPULAÇÃO E FAZ CRESCER A PROCURA PELO HOSPITAL DA MULHER EM CABO FRIO
Fonte: Blog Alair Corrêa Direto
cuidado continuado à mulher e ao recém-nascido, por meio de uma atenção especial desde o pré-natal até o planejamento reprodutivo, têm ajudado a reforçar a confiança da população em relação ao atendimento no Hospital da Mulher, que hoje voltou a ter 90% de aprovação dos moradores, em recentes pesquisas realizadas no município. Prova disso é o aumento no número de atendimentos na unidade de saúde, que em 2013 chegou a ser 50% maior do que o registrado em 2012. No ano passado, foram realizados no hospital, mais de 3.000 partos, 600 cirurgias ginecológicas e cerca de 18.000 atendimentos de emergência para pacientes de todas as cidades da Região dos Lagos.
- Por mês chegamos a realizar 270 partos, 1.500 atendimentos de emergência ginecológica, obstétrica e neonatal, além de 50 cirurgias ginecológicas. Cerca de 40% desses atendimentos são de pacientes de outros municípios da Região dos Lagos, como São Pedro da Aldeia e Arraial do Cabo, relata a médica Rosalice Almeida, diretora da unidade.
A instituição, conta com consultórios para atendimento obstétrico, ginecológico, neonatal e pequenos procedimentos, leitos para cirurgias ginecológicas, salas equipadas para cirurgias de vários níveis, e unidade neonatal montada para o atendimento aos bebês de risco.
O hospital, que no primeiro ano de funcionamento chegou a receber o Título de “Amigo da Criança”, concedido pelo UNICEF, OMS e Ministério da Saúde pelos serviços desenvolvidos em prol do aleitamento materno, foi inaugurado em novembro de 2002 e logo se transformou em unidade de referência na Região dos Lagos. Mas, o término de alguns programas nos últimos anos, como a “Pousada da Mamãe”, para hospedar aquelas mães quando os bebês necessitavam ficar internados na Unidade Neonatal; e o projeto “Cegonha Volta ao Lar”, quando mães e filhos eram transportados de volta para casa; a falta de manutenção e atenção com a unidade de saúde, deixaram a desejar.
- Neste último ano tivemos o cuidado de receber pacientes e familiares com humanização, conforto e bom atendimento. A casa foi arrumada, realizamos algumas reformas, e agora estamos retomando os projetos que foram abandonados com o tempo, diz a médica que participou da inauguração da unidade de Saúde e que em 2013 voltou à direção do hospital.
A vendedora Jeniffer Adrielle teve os dois filhos no Hospital da Mulher e está feliz com o atendimento.
- Voltei ao Hospital da Mulher para ter meu segundo filho porque conheço o cuidado e o carinho que a equipe tem com os pacientes, disse.
Assim que o bebê nasce, entre as principais preocupações da equipe médica, estão os testes que podem garantir à criança uma vida saudável. Segundo Dra. Rosalice Almeida os bebês são submetidos a uma bateria de exames com o intuito de identificar quaisquer anormalidades e prevenir uma série de doenças. Ainda no hospital, os bebês fazem o teste da orelhinha e do olhinho, o que não acontece em muitas maternidades particulares. Na sala de parto também recebem a vacina contra Hepatite B, e no alojamento, a BCG. Depois da alta, são encaminhados ao Centro de Saúde Oswaldo Cruz para a realização do teste do pezinho, um dos exames mais importantes na hora de detectar irregularidades na saúde da criança.
Ao contrário do teste do pezinho, que é conhecido nacionalmente (até por ser obrigatório), os testes da orelhinha e olhinho são muito menos “famosos” entre os pais. A explicação para a pouca fama se deve ao fato de que ambos os testes são realizados somente em alguns Estados e cidades do país.
Existem hoje em dia vários tipos de exames que são realizados logo que o bebê nasce antes mesmo da alta hospitalar. São triagens neonatais que podem prevenir doenças e até mesmo detectar alguma alteração o mais cedo possível para evitar seqüelas mais graves, alerta a pediatra.
O Hospital da Mulher também conta com uma unidade neo-natal totalmente equipada, com médico de CTI, utilizada para pacientes graves, com problemas de saúde e infecções, até a sua transferência para uma UTI. Alguns serviços, como a revisão do bebê e o pré-natal de adolescentes de alto-risco também são feitos em parceria com o Centro de Saúde Oswaldo Cruz.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Obrigado pela sua participação!