Saúde de Cabo Frio Intensifica o combate a
Dengue
- Se há um trabalho de prevenção, assim como fizemos durante todo o ano de 2013, a tendência é o número de casos cair. As equipes de combate à dengue estão nas ruas, fazendo as visitas domiciliares e trabalhando na conscientização da população – afirmou Edilane.
O mês de março é tradicionalmente o período com maior número de casos: em 2013 foram 2.531, sendo que não foi registrado nenhum óbito como consequência da dengue. No total, foram 6.691 registros da doença no ano passado, incluindo os casos do sorotipo IV da dengue.
- A nossa expectativa é de que esse número total também caia e que março, que é o mês mais perigoso, seja muito mais tranquilo este ano, disse a superintendente.
O trabalho de prevenção é realizado através das equipes do Combate à Dengue e do Combate a Vetores, da Vigilância Ambiental, que no ano passado, realizou cinco LIRAa – Levantamento Rápido do Índice de Infestação por Aedes aegypti.
- O LIRAa é fundamental para identificar os bairros onde os índices de infestação estão mais altos, e, dessa forma, serve de base para que as ações nesses locais sejam intensificadas. Estamos concluindo o primeiro levantamento de 2014 esta semana, e aumentaremos as ações onde for necessário – afirmou Marcelo Paixão, responsável pela Vigilância Ambiental.
Além do trabalho da Vigilância em Saúde, diversas campanhas educativas foram realizadas, com o objetivo de conscientizar a população para a prevenção dos focos de mosquito. E ainda, em parceria com a Secretaria de Saúde, outras secretarias também trabalham em suas atribuições na luta contra a dengue: limpeza de terrenos baldios, manutenção e limpeza de bueiros, coleta de lixo, entre outras ações.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Obrigado pela sua participação!