ANUNCIE AQUI

Fórum de Orientação Educacional

 
Cabo Frio promove Fórum de Orientação Educacional
 
Evento é voltado para profissionais de diversos municípios

A Secretaria Municipal de Educação de Cabo Frio (SEME), por meio do Departamento de Gestão Pedagógica (DEGEPE), promove o Fórum de Orientação Educacional. O evento acontece no dia 02 de outubro, de 8h as 13h, no Teatro Municipal Inah de Azevedo Mureb.

O evento será voltado para os profissionais de Orientação Educacional da cidade e também de outros municípios, incluindo professores da rede municipal, estadual e particular de ensino. As universidades da região foram convidadas a participar com os estudantes do curso de Pedagogia.

A chefe da Divisão de Orientação Educacional, professora Danielle Rangel, explica que o Fórum pretende fomentar uma reflexão sobre os desafios do cotidiano escolar e promover a troca de experiências entre os profissionais.

A Orientação Educacional é entendida como um processo dinâmico, contínuo, sistemático e integrado a todo o Currículo Escolar, sempre visualizando o aluno como um ser global. Por isso, é tão importante esse momento de reflexão, troca e, principalmente, valorização das práticas bem sucedidas desses profissionais nas escolas – complementa.

O Fórum de Orientação Educacional terá programação extensa. Serão palestras com diversos profissionais, apresentações e exposições de trabalhos, posters, além da importante contribuição de algumas escolas municipais cabo-frienses e exposições de trabalhos de municípios vizinhos.

A diretora do DEGEPE, professora Deise Magalhães, ressalta o importante papel do profissional de Orientação Educacional nas escolas.

Diante de uma sociedade marcada pela violência, o Orientador Educacional tem muito a contribuir com a dinâmica escolar. O foco do seu trabalho é visualizar o ser humano na sua totalidade, orientando, assistindo e coordenando a ação dos elementos significativos da escola, família e comunidade”.

Os profissionais interessados em participar poderão confirmar inscrição através do e-mail orientacaoeducacional@semecabofrio.rj.gov.br.

Em Cabo Frio, são 115 Orientadores Educacionais para atender 88 escolas.

Texto: Anneliese Lobo | Assessoria de Imprensa da Secretaria Municipal de Educação

Secretaria de Transportes estuda implantação de pontos rotativos de táxi

Secretaria de Transportes estuda implantação de pontos rotativos de táxi

Cabo Frio conta atualmente com 14 pontos fixos. População solicita criação de pontos próximos a locais de grande movimento, principalmente à noite

A Secretaria de Transportes de Cabo Frio vem trabalhando intensamente na marcação e sinalização dos pontos de táxi na cidade, de forma a oferecer ao cidadão maior identificação dos locais onde pode encontrar este serviço.

O secretário de Transportes, Victor Moreira, informou que, por conta do grande número de solicitações, já está em estudos por conta da equipe técnica da secretaria a viabilidade da implantação de pontos rotativos de táxi na cidade, a fim de atender a determinados locais, principalmente próximos aos “points” noturnos e em ocasiões de grandes eventos.

Victor afirmou ainda que os fiscais da secretaria vêm atuando intensamente no controle dos serviços prestados a população, verificando a atuação dos taxistas, a qualidade do serviço prestado e se os taxistas estão devidamente legalizados junto aos órgãos competentes.

– Se o usuário tiver a oferta do transporte regular, naturalmente O fato é que para inibir o transporte irregular, o usuário precisa ter oferta do transporte regular – afirma o secretário.

Texto: Rosália Moreira

Lançamento da Casa Artesanal

Lançamento da Casa Artesanal abre mais espaço para divulgação do artesanato de Cabo Frio

Palestra sobre o artesanato com professor Chicão reúne artistas locais

Nesta quinta feira (26/9), foi realizada a palestra “O artesanato nas sociedades antigas” no auditório da Prefeitura de Cabo Frio. Ministrada pelo professor de História José Francisco de Moura, o Chicão, a palestra foi a primeira de um ciclo de três etapas que marca o lançamento da Casa Artesanal.

Na palestra, o professor Chicão falou sobre o preconceito da elite em relação ao artesanato desde o passado.

– No Egito Antigo, só os artesãos oficiais do Faraó tinham espaço para o comércio de seus produtos. O mesmo acontecia em Roma e na Grécia Antiga, percorrendo com essa problemática em toda a Idade Média – explicou o professor.

Aproveitando o momento de reunião com os artesãos locais, foram abordados diversos assuntos, tais como a valorização dos artistas na cidade e a melhoria nas condições de trabalho.

A Prefeitura vai apoiar os artistas da cidade e, por meio da Secretaria de Turismo, criou a Casa Artesanal, que vai apresentar diversos tipos de artesanatos decorativos para interiores e com isso dar visibilidade à cidade e acesso ao mercado. Segundo a turismóloga Vanina Navega, da Secretaria de Turismo de Cabo Frio, a Casa Artesanal é um produto turístico que fortalece ainda mais a imagem da nossa cidade.

A abertura oficial da Casa Artesanal acontece no dia 24 de outubro, às 20h, na Rua Carlos Mendes, s/nº, no Jardim Caiçara. Já no dia 25 e 26 de outubro, a casa estará aberta ao público para visitação das 14h às 22h.

O que é a Casa Artesanal?

A Casa Artesanal consiste em apresentar o artesanato de Cabo Frio nessa nova etapa onde o governo Alair Corrêa cria uma coordenadoria setorial só para organizar o segmento. Assim sendo, a Casa Artesanal apresentará para a sociedade as diversas faces desse novo estilo de artesanato onde pretendemos criar uma relação intima entre produto e cliente além de fomentar o turismo de negócios.

Qual a finalidade da casa artesanal?

È mostrar como nosso artesanato tem beleza e qualidade e pode representar Cabo Frio através de trabalhos maravilhosos em qualquer circunstância. Temos como objetivos principais o reconhecimento dessa arte tão milenar que há muito vem sendo confundida com os produtos industrializados, vendidos atualmente nas feirinhas, assim como mostrar que nosso artesanato tem um grande preço de mercado, podendo ser explorado por empresários do ramo de decoração, moda, utilitários e no atrativo turístico.

Como será apresentado o artesanato dentro da Casa Artesanal?

A Coordenadoria Setorial de Artesanato com o apoio da SECTUR resolveu trazer a experiência da decoradora Rita Suzano para distribuir de maneira harmoniosa todos os trabalhos de nossos artistas na decoração de vários ambientes de uma casa, no caso, escolhemos a Pousada Maria Mariá para acomodar as peças dos 40 artesãos participantes em vários cômodos da pousada. Serão peças que vão desde luminárias, quadros, enfeites de todos os tipos, porta toalhas, caixas decorativas, almofadas, tapetes, colchas, centros de mesa, e até material de uso pessoal como: bijuterias, chinelos, acessórios, enfim todo o trabalho do nosso artesanato distribuído em vários ambientes que vão desde área externa, até banheiros, salas, quartos e cozinha

O que a Coordenadoria de Artesanato pretende com isso?

- Primeiro desmitificar o trabalho do artesão como sendo um trabalho rudimentar, feio e grosseiro, hoje as novas técnicas transformam até lixo em luxo, por isso é necessário criar um evento glamoroso para dar valor ao trabalho desses guerreiros.
-Depois criar uma mentalidade de que artesanato pode trazer bons lucros e que o mercado consumidor procura cada vez mais essa arte milenar a fim de diferenciar e personalizar cada aquisição. Sendo assim, o comércio de Cabo Frio pode adquirir peças do nosso artesanato ao invés de procurar produtos fora do nosso município
-Tornar o artesanato de Cabo Frio o produto ideal para a fomentação da nossa economia e atrativo turístico, e assim criar uma grande feira de artesanato com esses verdadeiros valores a fim de agregarmos a cidade mais um polo do turismo de entretenimento e negócios.

Programação das palestras no auditório da Prefeitura de Cabo Frio:

Dia 26/9 – às 10 horas - Historia do artesanato – com o professor de História, José Francisco de Moura – Chicão;
Dia 3/10 – às 10 horas - Empreendedorismo – com a gerente Regional do SEBRAE, Ana Cláudia Mello Vieira e o publicitário da Quatro em um, André Roque;
Dia 10/10 - Motivação Psicopedagógica – palestrantes ainda a ser confirmados;

Texto: Niedja Ribeiro

Tamoios realiza ações solicitadas pela população‏

Subprefeitura de Tamoios realiza ações solicitadas pela população

Medidas emergenciais, como o desentupimento de bueiros, foram tomadas para minimizar os prejuízos causados pelas recentes chuvas

Durante a tarde desta quarta-feira (25/9), o subprefeito de Tamoios, Cesar Pinho, esteve realizando no Distrito algumas ações emergências em beneficio da população.
Um dos caminhões limpa-fossa, o “Hidra Vácuo Jet” foi usado para desentupir alguns bueiros, que durante as fortes chuvas ocorridas nos últimos dias, haviam transbordado e provocado grandes transtornos para moradores e comerciantes da localidade.
– O que fizemos hoje foi uma medida emergencial. No entanto, em breve promoveremos, em parceria com a COMSERCAF, um mutirão de limpeza, com objetivo de desentupir todos os bueiros do distrito, já que o verão está chegando, e nessa época, há aumento considerável das chuvas – comentou Cesar Pinho.
Durante a realização de desentupimento, alguns moradores e comerciantes das localidades comemoravam a ação.
Segundo Lenilson Tavares, proprietário do Mercado Tavares; Cláudia Marcia, proprietária da Moda Intima GCN; e os moradores Carlos Luz e Rosangela Palmesciano; a lateral da Rodovia Amaral Peixoto, entre as ruas Flamengo e Nossa Senhora da Conceição – onde ocorreu a ação – é um ponto de grande alagamento e que necessita de atenção do poder público.
Segundo o subprefeito, com a pavimentação das ruas no Distrito e a construção e ligação de novas galerias ao sistema já existente para o escoamento de águas pluviais, os entupimentos de bueiros vão diminuir significativamente, tendo em vista o escoamento do fluxo das águas, aliado à limpeza dos bueiros.

Outra medida de extrema importância para a diminuição dos alagamentos no Distrito foi a instalação de 700 lixeiras nos postes em Tamoios, sendo que a meta é  instalar pelo menos 3 mil unidades em todo o Distrito ainda este ano.

Texto: Katyuscia Chaparral | Assessoria de Imprensa da Subprefeitura de Tamoios

GNV é interditado em Tamoios

Posto de abastecimento de GNV é interditado em Tamoios

Vazamento de gás foi constatado no local. Problema estava afetando o funcionamento da Casa do Aluno

Uma ação conjunta da subprefeitura de Tamoios e da secretaria de Meio Ambiente de Cabo Frio interditou, no inicio da tarde desta quarta-feira (25/9), um posto de abastecimento de GNV (Gás Natural Veicular) localizado às margens da Rodovia Amaral Peixoto, no Distrito de Tamoios.

A interdição ocorreu depois da constatação de um vazamento de gás que vem ocorrendo constantemente através de uma válvula de escape localizada no maquinário do posto. A primeira autuação ao posto foi realizada no inicio da noite de segunda-feira (23/9), depois que funcionários e alunos da Escola Professora Maria Aparecida de Azevedo Galvão (“Casa do Aluno”) – um centro de atendimento pedagógico para alunos especiais, localizado na rua ao lado do posto – se sentirem indispostos devido ao forte cheiro de gás, e darem entrada na UPA de Tamoios com indícios de intoxicação.  

Como a correção no sistema de escape não foi feita, os fiscais da secretaria de Meio Ambiente estiveram nesta quarta-feira novamente notificando o estabelecimento e realizando a interdição dos bicos de abastecimento de GNV.

Segundo a diretora da Casa do Aluno, Maria das Graças, depois do incidente de segunda-feira no posto, as aulas foram imediatamente suspensas na instituição como medida de segurança até a solução do problema.

- Isso é algo que vem acontecendo rotineiramente. Inclusive, já fizemos reclamações diretamente na gerência do posto, que nos informou que tudo se encontrava de forma regular. No entanto, não acredito ser normal um cheiro tão forte sendo constantemente lançado no ar – desabafou a diretora.

Segundo o subprefeito de Tamoios, Cesar Pinho, a medida de interdição foi necessária para normalizar o atendimento na “Casa do Aluno”.

- A Casa do Aluno ficou três dias sem funcionar mediante o problema, e isso não é justo com a nossa população, com os alunos e as mães que necessitam de atendimento especial para os seus filhos. Pensando nisso, realizamos esta operação em conjunto com a equipe do Meio Ambiente – comentou Cesar Pinho.

O posto, que ainda não corrigiu o problema, segue com os bicos de GNV interditados.

Texto: Katyuscia Chaparral | Assessoria de Imprensa da Subprefeitura de Tamoios - Fotos: Carlos Garfinho

Videos de Algumas apresentações no Primavera Gospel



Primavera Gospel Foi um grande Sucesso, a praia do forte ficou lotada nos 3 Dias do Evento e para aqueles que não puderam estar, a Web Rádio Esperança - Blog trouxe para vocês alguns vídeos gravados por nosso amigo e companheiro Álvaro Neves do blog "http://nevesalvaro.blogspot.com.br".

Espero que gostem
Facebook: http://www.facebook.com/webradioesp
Site: http://www.webradioesperanca.com.br

        DAVI SACER - 19 DE SETEMBRO 2013

 

 ISRAEL SALAZAR - 20 DE SETEMBRO 2013


DIANTE DO TRONO - 20 DE SETEMBRO 2013

Encontro Internacional de Corais

Cabo Frio recebe o Encontro Internacional de Corais

27ª edição de um dos mais tradicionais encontros de corais do país
 começa nesta sexta-feira

XXVI Encontro Internacional de Corais em Cabo Frio

A 27ª edição do Encontro Internacional de Corais de Cabo Frio começa nesta sexta-feira (20/9), e terá como palcos a Igreja Matriz de Nossa Senhora da Assunção e o Teatro Municipal Inah de Azevedo Mureb.

Confira a programação:

Etapa regional do Encontro:
Dia 20 (sexta-feira) - às 20h - Igreja Matriz Histórica: corais de Cabo Frio
Dia 21 (sábado) - às 20h - Igreja Matriz Histórica: corais da Região dos Lagos

Corais participantes - Coral Cantavento-Ferlagos; Coral Rainha Assunta; Coral Alegria de Viver da Terceira Idade de Cabo Frio; Coral Metodista Betel de Cabo-Frio; Coral do Hospital Municipal da Mulher, de Cabo Frio; Coral da Escola de Música Maestro Álvaro de Souza, de Barra de São João; Coral Maricanto, de Maricá; Coral da Igreja de Deus (LBV) de Araruama e Cabo Frio; Coral Infantil de Sant'Ana, de Búzios; Coral Infantil Villa Lobos, de Búzios; Coral da Cidade de Macaé.

Etapa internacional do Encontro:
Dia 26 (quinta-feira) – às 19h30min – Teatro Municipal: início da parte internacional
Dia 27 (sexta-feira):
-às 19h30min – Teatro Municipal: apresentação da metade dos corais internacionais
- às 21h - Igreja Matriz: apresentação da outra metade dos corais internacionais

Dia 28 (sábado):
- às 19h30min - Teatro Municipal: apresentação de metade dos corais internacionais
- às 21h - Igreja Matriz: apresentação da outra metade dos corais internacionais

Corais participantes - Coral Infanto-Juvenil Don Diri Don, da Polônia; Coral del IES Tomás Godoy Cruz, da Argentina; Ensamble Entrevoces, da Colômbia; Coral da PUC-RIO; Grupo Vocal Dá o Tom, do Rio de Janeiro; Conjunto Vocal Boca-que-Usa, de Niterói.

Texto: Walter Biancardine | Assessoria de Imprensa da Secretaria Municipal de Cultura

Crescendo com o Esporte


Projeto “Crescendo com o Esporte” abre vagas para nova modalidade inclusiva
 

Futebol adaptado agora está à disposição dos moradores. Outras modalidades inclusivas continuam com vagas abertas
 
Aproveitando as comemorações da semana da luta da pessoa com deficiência, a Secretaria Municipal de Esporte e Lazer abriu as inscrições de uma nova modalidade inclusiva através do projeto “Crescendo com o Esporte”, o futebol adaptado.
 
As aulas da nova modalidade começam na próxima semana, todas as segundas, quartas e sextas, no campo de society do Complexo Esportivo Aracy Machado, das 8h às 10h da manhã. As vagas para as aulas adaptadas de natação, canoagem, judô e jiu-jitsu continuam abertas.
 
As inscrições podem ser realizadas na Secretaria Municipal de Esporte e Lazer e os documentos necessários no ato da matrícula são uma foto 3x4, cópia da certidão de nascimento, cópia do comprovante de residência e cópia do atestado de saúde. As aulas são gratuitas.
 
Texto: Téo Arrabal | Assessoria de Imprensa da Secretaria Municipal de Esporte e Lazer | Foto: Leonardo Bileo

“Primavera Gospel” apresenta banda Diante do Trono















“Primavera Gospel” apresenta banda Diante do Trono
 
 
 A Prefeitura de Cabo Frio e a COMSERCAF promovem, entre quinta e sábado desta semana (de 19 a 21/9), a primeira edição do festival musical “Primavera Gospel” na Praia do Forte com três dias de louvor e adoração no evento gospel mais esperado da cidade.

Obras da Orla na Praia do Forte




Obras da Orla na Praia do Forte estarão abertas ao público neste final de semana

População poderá visitar e acompanhar a evolução das reformas



A Prefeitura de Cabo Frio apresenta aos moradores da cidade o andamento das obras realizadas na nova orla da Praia do Forte. Para isso, neste final de semana, haverá uma visita guiada, coordenada por profissionais das secretarias de Obras e de Desenvolvimento da Cidade, para que o morador entenda e veja o funcionamento do processo de reforma do local.


As visitas podem ser feitas no sábado (21/9) das 12h às 18h; e no domingo (22/9), das 8h às 12h.


No local haverá um stand com televisão, onde serão exibidos vídeos com o andamento da obra desde seu início até o projeto final. A nova orla da Praia do Forte tem sua inauguração prevista para o aniversário da cidade, em novembro.

Beijo gay durante culto na 5ª Edição Glorifica Litoral - SP


 Especialistas divergem sobre crime em beijo gay durante culto na 5ª Edição Glorifica Litoral - SP




Após a polêmica envolvendo o deputado federal, pastor Marco Feliciano, juristas criticaram a prisão das jovens que se beijarem em evento evangélico realizado no último domingo na praia de São Sebastião (SP).
Joana Palhares, de 18 anos, e Yunka Mihura, de 20, foram retiradas pela Polícia Militar por perturbação a culto religioso. Feliciano era o preletor na 5ª edição do Glorifica Litoral e ao microfone disse que a polícia deveria “dar um jeito nas meninas” e afirmou que elas deveriam sair dali algemadas.
Feliciano afirmou que o ato das jovens é crime de acordo com o artigo 208 do Código Penal e prevê pena de um mês a um ano de prisão para quem “escarnecer de alguém publicamente, por motivo de crença ou função religiosa; impedir ou perturbar cerimônia ou prática de culto religioso; vilipendiar publicamente ato ou objeto de culto religioso”.

Procurado pelo jornal O Globo, o professor de Direito Processual Penal da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP) Fernando Castelo Branco, afirmou que a manifestação das jovens não poderia se enquadrar no artigo 208 pois elas estão se manifestando em local público. “Se elas tivessem entrado em um templo, subido em púlpito, aí é diferente”, explica.
Mas para o doutor Rubens Teixeira o Código Penal é claro e mesmo não sendo um templo, a constituição protege o direito ao culto, “não se refere ao local de culto, se é fechado ou não”. “O direito à reunião pública é garantido na forma do Artigo 5o., XVI, da Constituição da República. O vídeo postado no Youtube não deixa dúvidas de que houve uma perturbação ao culto por um ato intencional e desrespeitoso”, explica.

E você, o que achou desta manifestação ? e da sua repercussão ?
Participe e comente esta reportagem.


PARA VER ESTE VIDEO EM TAMANHO GRANDE ACESSE ESTE LINK:
Feliciano manda prender por Protesto com "Beijo Lésbico" em evento Religioso no Litoral de São Paulo.

Pensamento do dia

O modo cristão de enfrentar provações – Martyn Lloyd-Jones (1899-1981)

Quando o grande dia chegar, a genuinidade da sua fé se tornará manifesta. Haverá louvor, honra e glória. Sua pe-quena fé, a fé que você acha tão pequena, se destacará como algo tremendo. Ela resistiu à prova e irá ministrar para «o louvor, a honra e a glória». Para honra,...

I Caminhada de Luta da Pessoa com Deficiência


Assistência Social de Cabo Frio realiza Semana de Luta da Pessoa com Deficiência
Programação conta com caminhada, fórum e práticas esportivas adaptadas

A Secretaria Municipal de Assistência Social de Cabo Frio vai realizar, em parceria com o Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa com Deficiência, uma série de eventos para marcar o Dia Nacional de Luta da Pessoa com Deficiência. As ações serão realizadas entre os dias 16 e 21 de setembro, quando é comemorada a data.

A programação é extensa e contará com a participação de representantes de diversas secretarias municipais, que estão diretamente ligadas à garantia dos direitos da pessoa com deficiência.

A abertura da Semana de Luta da Pessoa com Deficiência será marcada por uma grande caminhada, na segunda-feira, dia 16/09, com saída prevista para as 9h, na Praia do Forte (Av do Contorno com Av. Nilo Peçanha).

Na terça-feira (17/9), a programação será a partir das 14h, no auditório da Universidade Veiga de Almeida. Será realizada uma série de palestras, onde diversos temas serão discutidos: mercado de trabalho, educação inclusiva, mobilidade urbana, entre muitos outros.

A quarta-feira (18/9) será o Dia do Esporte. Durante a manhã, a partir das 9h, as atividades serão realizadas na Academia de Natação Marcelo França, onde acontecerá a demonstração da Natação Adaptada. No período da tarde haverá a apresentação das modalidades de Esporte Adaptado, no Ginásio Alfredo Barreto, a partir das 14h30.

Em Tamoios, a programação acontecerá na quinta-feira (19/9). Haverá apresentação de Esporte Adaptado, exposição dos trabalhos realizados nas oficinas da APAE de Tamoios e também a apresentação das salas de recursos das escolas inclusivas.

E no sábado (21/9), Dia Nacional de Luta da Pessoa com Deficiência, será o dia do projeto Praia para Todos, que possibilita que pessoas com deficiência desfrutem do belo mar da Praia do Forte.

Programação completa:

16/9 – Segunda-feira
Caminhada – saída programada para as 9h, na Av. do Contorno (altura da Av. Nilo Peçanha) Praia do Forte.

17/9 – Terça-feira
Fórum – Local: Auditório da Universidade Veiga de Almeida

14h – Abertura

15h – Palestra – Tema: Acessibilidade no Transporte Público
Palestrante: Victor Moreira – Secretário Municipal de Transportes

15h20 – Palestra – Tema: Mobilidade Urbana
Palestrante: Marcelo do Espírito Santo Subsecretário de Ordem Pública.

15h40 – Palestra – Tema: Projeto Crescendo com o Esporte e Praia para Todos”
Palestrantes: Rodrigo Saraiva – Secretaria Municipal de Esporte e Lazer
Fernando Quinto – Coordenador do Projeto Praia para Todos
Abil Henrique – Fisioterapeuta – Projeto Praia para Todos

16h10 – Palestra – Tema: Educação Inclusiva
Palestrante: Jocélia Pinho – Secretaria Municipal de Educação

16h30 – Palestra – Tema: Profissionalização da Pessoa com Deficiência
Palestrante: Jeanne de Souza – Secretaria Municipal de Assistência Social
Analu Pinheiro - diretora do Departamento de Apoio à Pessoa com Deficiência (DAPEDE)

16h50 – Palestra – Tema: Mercado de Trabalho
Palestrante: Líbia Christiane Almeida – Diretora da PREVIU

17h10 – Palestra – Tema: Deficiência Intelectual –Síndrome de Down
Palestrante: Catharina Souza – Professora e escritora

17h30 – Palestra – Tema: Autodefensoria da pessoa com deficiência, rompendo os muros da sociedade
Palestrante: Jane Melo e Antônio José de Athayde Jr. - APAE

18/9 – Dia do Esporte
9h – Café da Manhã

10h – Demonstração da Natação Adaptada
Local: Academia Marcelo França

11h – Premiação dos participantes

14h30 – Apresentação das Modalidades de Esporte Adaptado
Local: Ginásio Alfredo Barreto

16h30 – Premiação dos participantes
17h – Encerramento

19/9 – Encontro em Tamoios

Horário: 8h30h às 12h
Local: Ginásio Municipal João Augusto (Tamoios)
- Apresentação de Esporte Adaptado e apresentação artística
- Divulgação dos Direitos da Pessoa com deficiência
- Exposição dos trabalhos realizados nas oficinas da APAE de Tamoios
- Apresentação das Salas de Recursos das Escolas Inclusivas de Tamoios

21/9 – Praia para Todos
Local: Praia do Forte
Horário: 9h

Texto: Glória Passos | Assessoria de Imprensa da Secretaria Municipal de Assistência Social

mapeamento do Bairro Tangará

Secretaria da Dignidade participa do mapeamento do Tangará

Atividade, que vai até sábado, está sendo realizada em parceria com a Secretaria de Assistência Social

Na manhã desta quarta-feira (11/9), uma equipe da Secretaria Municipal da Dignidade participou do primeiro dia de mapeamento do bairro Tangará. A atividade está sendo executada em parceria com a secretaria de Assistência Social.

Pela secretaria da Dignidade, estiveram presentes a subsecretaria Carla Nascimento; a assistente social Thaís Carvalho; a fisioterapeuta Camila Sampaio e a coordenadora Giedre Valeika; que foram recebidas por Márcia Regina. diretora de Departamento da Proteção Social Básica; e Lucia Pessanha, assistente social.

O mapeamento - que vai até sábado (14/9) - serve para identificar as famílias do bairro que podem vir a ser alcançadas pelas ações desenvolvidas pelas duas secretarias.

Texto e Fotos: Rômulo Tardelli e Claudia Ferreira | Assessoria de Imprensa da Secretaria Municipal da Dignidade

Festival Internacional de Dança é sucesso absoluto

Festival Internacional de Dança é sucesso absoluto

Evento supera as expectativas, promove a cidade e difunde e valoriza a dança e a cultura em Cabo Frio

Entre os dias 3 e 8 de setembro, Cabo Frio se tornou a capital da dança no Brasil, com a realização do IX Festival Internacional de Dança, no Complexo Esportivo Aracy Machado, no Portinho. Com total apoio da Prefeitura de Cabo Frio, por meio da Secretaria Municipal de Turismo, o evento organizado pelo Ballet Márcia Sampaio atraiu pessoas de diversas cidades do Brasil e do exterior e contou com apresentações da Associação dos Profissionais de Dança de Cabo Frio – Prodança, composta pelos diversos grupos e instituições do município no palco externo, onde o público assistiu 20 coreografias. 

O coordenador Executivo de Turismo,
Aldenir Soares representando o
Prefeito Alair Corrêa na abertura oficial do evento
Em seis dias de evento com entrada franca, o público assistiu 1300 bailarinos divididos em nove modalidades de dança  e 507 coreografias. Foram 38 horas de espetáculos, com a participação de artistas de cinco países e de seis estados brasileiros, além de 14 convidados especiais. A mais representativa deles é Cecília Kerche, a dançarina que possui o título de embaixatriz da dança e que encantou a todos como estrela da abertura oficial do evento, na quarta-feira (4/9).

Com a participação de mais de 80 companhias nacionais e internacionais, a nona edição do evento bateu recorde de horas de espetáculo em único dia: 11 horas e meia de espetáculo. A programação teve início às 16 horas de sábado (7/9) e só terminou às 3h30min de domingo (8/9). Talentosos e cheios de energia, os bailarinos totalizaram 30 horas de ensaio de palco, 27 horas em seis cursos de aperfeiçoamento.

Patrícia Rodrigues
Duas mil pessoas passaram por dia no ginásio especialmente adaptado com uma belíssima estrutura, que contou com 92 profissionais envolvidos na logística. O Jingle cantado por ¹Patrícia Rodrigues emocionou plateia e produção e, como um coro vibrante, foi repetido todos os dias antes das belíssimas  apresentações cheias de criatividades dos artistas.
 – Uma Diva dançou, e isso fez toda a diferença – comemorou Márcia Sampaio, afirmando estar muito feliz e com sentimento de dever cumprido com o sucesso do festival:

- O evento cresceu muito e teremos que nos adequar a essa procura por tantos grupos de Dança. Mas, é sempre um prazer trabalhar com a arte da dança que é a minha vida. Foram seis dias de "Dança e pura Arte". Quero agradecer ao nosso prefeito Alair Corrêa por te acolhido e apoiado o evento; aos coordenadores Executivos de Turismo Aldenir Soares, Gilson Peres e Milton Roberto pela organização e dedicação. A COMSERCAF e seu presidente Toninho Corrêa e ao coordenador de eventos Marcelo Agualusa pela bela estrutura de palco e todo seu carinho em se adequar ao Festival. Agradecer a nossa secretaria de Educação pela participação de todos os alunos do município no Projeto Escola; ao apoio dos secretários de Cultura, José Facury; de Ciência e Tecnologia, Marcos Carrerete; de Esportes, Alfredo Gonçalves; do presidente da ACIA, Walmir Porto e a todos que de alguma forma colaboraram para a realização desse festival – disse.

 
Incansável, a turismóloga Luane Ferreira também agradeceu o apoio de todos os envolvidos e ressaltou a importância do evento para o aumento do fluxo de visitantes na cidade durante o período do evento.

 

 

- Foram seis dias de belíssimos espetáculos apresentados por grupos, escolas e companhias dos estados do Rio de Janeiro, São Paulo, Minas Gerais, Espírito Santo, Santa Catarina e Pará, além de representantes da Argentina, Paraguai, Estados Unidos e Rússia. A cidade de Cabo Frio foi palco de muita dedicação, perseverança e alegria. Com um público segmentado, o evento contribuiu para o aumento da taxa de ocupação hoteleira e movimentou a economia da cidade. 

R$ 14 mil em prêmios, duas passagens aéreas para São Paulo para a seletiva do YAGP Brasil e uma passagem aérea para Nova Iorque para a final do YAGP 2014 foram entregues aos vencedores, aos melhores bailarinos, julgados por 16 jurados do evento.



Abaixo a relação da premiação especial: 
Melhor Bailarino (Troféu Ady Addor): Alexandre Barranco (Cia. Jovem de São José dos Campos – SP) 
Melhor Bailarina (Troféu Ady Addor): Maria Clara Coelho (Balletarrj – RJ) 
Melhor Coreógrafo: Marco Sanche – Coreografia: Longa Jornada - (Cia. Jovem de São José dos Campos – SP)
 Prêmio Revelação: Rafaela Pandolfi - (Cia. Jovem de São José dos Campos – SP) 
Melhor Coreografia Dança Contemporânea: “Transitório” – Coreógrafa: Aline Teixeira (In Cena Cia. De Dança – RJ) 
Melhor Coreografia Estilo Livre: “Origem” – Coreógrafa: Ana Palmieri (Balletarrj – RJ) 
Melhor Coreografia Clássico: “Renascer da Fênix” – Coreógrafa: Ana Palmieri (Balletarrj – RJ) 
Melhor Coreografia Dança de Rua: “Tendências do Rio” – Coreógrafo: Michel Baes (Escola de Dança Petite Danse – RJ) 
Melhor Coreografia Jazz: “Kandinsky” – Coreógrafa: Gabriela Corrêa (Núcleo Artístico – Belo Horizonte – MG) 
Melhor Coreografia Danças Populares: “Ananda” – Coreógrafa: Karim Bevervanso (Class Artes – Campos Novos – SC) 
Melhor Coreografia Dança de Salão: “The Best Samba” – Coreógrafo: Cacau Mendes (Cia. Cacau Mendes – Rio das Ostras – RJ) 
Troféu “DANÇA CABO FRIO”: Cia. Dançarte – Cabo Frio – RJ (Coreografia “Sentimento”)

Texto: Telma Flora | Assessoria de Imprensa da Secretaria Municipal de Turismo                                        Fotos: Reginaldo Azevedo e Telma Flora

Erradicação do sub-registro civil

Assistência Social de Cabo Frio recebeu gestores da Secretaria Estadual de Assistência Social e Direitos Humanos

Os profissionais da Secretaria Municipal de Assistência Social de Cabo Frio participaram nesta terça-feira (10/9), do curso de capacitação sobre o registro civil tardio. Com o nome, “Projeto de erradicação do sub-registro civil de nascimento e ampliação do acesso à documentação básica”, a capacitação foi ministrada pela assistente social Tula Brasileiro, que é a gestora do projeto e representante da Secretaria Estadual de Assistência Social e Direitos Humanos, a SEASDH.

O sub-registro refere-se a pessoas que nunca tiveram um registro de nascimento em cartório, que é a oficialização da existência, um direito de cada ser humano. No Brasil, existem, segundo o Censo IBGE 2010, cerca de 600 mil crianças, com idades entre 0 e 10 anos, que não possuem o registro civil. No estado do Rio de Janeiro, o número é de 28.731 crianças. Já em Cabo Frio, o índice corresponde a quase 2% da população, com 561 crianças na situação de subregistro civil. O número é considerado bastante alto, já que a média entre as cidades do estado é de 1% ou menos.

De acordo com a gestora do projeto, Tula Brasileiro, o objetivo da capacitação é propor ações que modifiquem esse atual cenário da cidade.

- Precisamos de ações que corrijam os erros do passado para que daqui para frente esse número seja diminuído consideravelmente, afirmou a gestora.

A partir desse projeto da SEASDH, a Secretaria Municipal de Assistência Social de Cabo Frio irá viabilizar essas ações para localização dessas pessoas. O objetivo é identificar as famílias para que a documentação seja providenciada.

Texto e fotos: Glória Passos | Assessoria de Imprensa da Secretaria Municipal de Assistência Social
Ciência e Tecnologia promove entrega de certificados
Cursos oferecidos pela secretaria no primeiro semestre têm cerimônia de conclusão nesta quarta-feira

Nesta quarta-feira (11/9), acontece a entrega dos certificados de conclusão dos cursos de informática oferecidos pela Secretaria de Ciência, Tecnologia e Ensino Universitário de Cabo Frio. A solenidade começa às 18h, no Shopping Esperança, no Jardim Esperança.

Alunos de três turmas que fizeram os cursos de informática básica no primeiro semestre serão contemplados com os diplomas. A Secretaria de Ciência, Tecnologia e Ensino Universitário informa que novas turmas já estão abertas.

As inscrições podem ser feitas no Shopping Esperança, n° 30 sala 5. O curso é gratuito e a idade mínima para os interessados é de 10 anos.

Texto: Rafaela Lima