Festival Internacional de Dança é sucesso absoluto
Evento supera as expectativas, promove a cidade e difunde e valoriza a dança e a cultura em Cabo Frio
Entre os dias 3 e 8 de setembro, Cabo Frio se tornou a capital da dança no Brasil, com a realização do IX Festival Internacional de Dança, no Complexo Esportivo Aracy Machado, no Portinho. Com total apoio da Prefeitura de Cabo Frio, por meio da Secretaria Municipal de Turismo, o evento organizado pelo Ballet Márcia Sampaio atraiu pessoas de diversas cidades do Brasil e do exterior e contou com apresentações da Associação dos Profissionais de Dança de Cabo Frio – Prodança, composta pelos diversos grupos e instituições do município no palco externo, onde o público assistiu 20 coreografias.
O coordenador Executivo de Turismo, Aldenir Soares representando o Prefeito Alair Corrêa na abertura oficial do evento |
Em seis dias de evento com entrada franca, o público assistiu 1300 bailarinos divididos em nove modalidades de dança e 507 coreografias. Foram 38 horas de espetáculos, com a participação de artistas de cinco países e de seis estados brasileiros, além de 14 convidados especiais. A mais representativa deles é Cecília Kerche, a dançarina que possui o título de embaixatriz da dança e que encantou a todos como estrela da abertura oficial do evento, na quarta-feira (4/9).
Com a participação de mais de 80 companhias nacionais e internacionais, a nona edição do evento bateu recorde de horas de espetáculo em único dia: 11 horas e meia de espetáculo. A programação teve início às 16 horas de sábado (7/9) e só terminou às 3h30min de domingo (8/9). Talentosos e cheios de energia, os bailarinos totalizaram 30 horas de ensaio de palco, 27 horas em seis cursos de aperfeiçoamento.
Patrícia Rodrigues |
Duas mil pessoas passaram por dia no ginásio especialmente adaptado com uma belíssima estrutura, que contou com 92 profissionais envolvidos na logística. O Jingle cantado por ¹Patrícia Rodrigues emocionou plateia e produção e, como um coro vibrante, foi repetido todos os dias antes das belíssimas apresentações cheias de criatividades dos artistas.
– Uma Diva dançou, e isso fez toda a diferença – comemorou Márcia Sampaio, afirmando estar muito feliz e com sentimento de dever cumprido com o sucesso do festival:
- O evento cresceu muito e teremos que nos adequar a essa procura por tantos grupos de Dança. Mas, é sempre um prazer trabalhar com a arte da dança que é a minha vida. Foram seis dias de "Dança e pura Arte". Quero agradecer ao nosso prefeito Alair Corrêa por te acolhido e apoiado o evento; aos coordenadores Executivos de Turismo Aldenir Soares, Gilson Peres e Milton Roberto pela organização e dedicação. A COMSERCAF e seu presidente Toninho Corrêa e ao coordenador de eventos Marcelo Agualusa pela bela estrutura de palco e todo seu carinho em se adequar ao Festival. Agradecer a nossa secretaria de Educação pela participação de todos os alunos do município no Projeto Escola; ao apoio dos secretários de Cultura, José Facury; de Ciência e Tecnologia, Marcos Carrerete; de Esportes, Alfredo Gonçalves; do presidente da ACIA, Walmir Porto e a todos que de alguma forma colaboraram para a realização desse festival – disse.
Incansável, a turismóloga Luane Ferreira também agradeceu o apoio de todos os envolvidos e ressaltou a importância do evento para o aumento do fluxo de visitantes na cidade durante o período do evento.
- Foram seis dias de belíssimos espetáculos apresentados por grupos, escolas e companhias dos estados do Rio de Janeiro, São Paulo, Minas Gerais, Espírito Santo, Santa Catarina e Pará, além de representantes da Argentina, Paraguai, Estados Unidos e Rússia. A cidade de Cabo Frio foi palco de muita dedicação, perseverança e alegria. Com um público segmentado, o evento contribuiu para o aumento da taxa de ocupação hoteleira e movimentou a economia da cidade.
R$ 14 mil em prêmios, duas passagens aéreas para São Paulo para a seletiva do YAGP Brasil e uma passagem aérea para Nova Iorque para a final do YAGP 2014 foram entregues aos vencedores, aos melhores bailarinos, julgados por 16 jurados do evento.
Abaixo a relação da premiação especial:
Melhor Bailarino (Troféu Ady Addor): Alexandre Barranco (Cia. Jovem de São José dos Campos – SP)
Melhor Bailarina (Troféu Ady Addor): Maria Clara Coelho (Balletarrj – RJ)
Melhor Coreógrafo: Marco Sanche – Coreografia: Longa Jornada - (Cia. Jovem de São José dos Campos – SP)
Prêmio Revelação: Rafaela Pandolfi - (Cia. Jovem de São José dos Campos – SP)
Melhor Coreografia Dança Contemporânea: “Transitório” – Coreógrafa: Aline Teixeira (In Cena Cia. De Dança – RJ)
Melhor Coreografia Estilo Livre: “Origem” – Coreógrafa: Ana Palmieri (Balletarrj – RJ)
Melhor Coreografia Clássico: “Renascer da Fênix” – Coreógrafa: Ana Palmieri (Balletarrj – RJ)
Melhor Coreografia Dança de Rua: “Tendências do Rio” – Coreógrafo: Michel Baes (Escola de Dança Petite Danse – RJ)
Melhor Coreografia Jazz: “Kandinsky” – Coreógrafa: Gabriela Corrêa (Núcleo Artístico – Belo Horizonte – MG)
Melhor Coreografia Danças Populares: “Ananda” – Coreógrafa: Karim Bevervanso (Class Artes – Campos Novos – SC)
Melhor Coreografia Dança de Salão: “The Best Samba” – Coreógrafo: Cacau Mendes (Cia. Cacau Mendes – Rio das Ostras – RJ)
Troféu “DANÇA CABO FRIO”: Cia. Dançarte – Cabo Frio – RJ (Coreografia “Sentimento”)
Texto: Telma Flora | Assessoria de Imprensa da Secretaria Municipal de Turismo Fotos: Reginaldo Azevedo e Telma Flora
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Obrigado pela sua participação!