ANUNCIE AQUI

Festival Internacional de Dança é sucesso absoluto

Festival Internacional de Dança é sucesso absoluto

Evento supera as expectativas, promove a cidade e difunde e valoriza a dança e a cultura em Cabo Frio

Entre os dias 3 e 8 de setembro, Cabo Frio se tornou a capital da dança no Brasil, com a realização do IX Festival Internacional de Dança, no Complexo Esportivo Aracy Machado, no Portinho. Com total apoio da Prefeitura de Cabo Frio, por meio da Secretaria Municipal de Turismo, o evento organizado pelo Ballet Márcia Sampaio atraiu pessoas de diversas cidades do Brasil e do exterior e contou com apresentações da Associação dos Profissionais de Dança de Cabo Frio – Prodança, composta pelos diversos grupos e instituições do município no palco externo, onde o público assistiu 20 coreografias. 

O coordenador Executivo de Turismo,
Aldenir Soares representando o
Prefeito Alair Corrêa na abertura oficial do evento
Em seis dias de evento com entrada franca, o público assistiu 1300 bailarinos divididos em nove modalidades de dança  e 507 coreografias. Foram 38 horas de espetáculos, com a participação de artistas de cinco países e de seis estados brasileiros, além de 14 convidados especiais. A mais representativa deles é Cecília Kerche, a dançarina que possui o título de embaixatriz da dança e que encantou a todos como estrela da abertura oficial do evento, na quarta-feira (4/9).

Com a participação de mais de 80 companhias nacionais e internacionais, a nona edição do evento bateu recorde de horas de espetáculo em único dia: 11 horas e meia de espetáculo. A programação teve início às 16 horas de sábado (7/9) e só terminou às 3h30min de domingo (8/9). Talentosos e cheios de energia, os bailarinos totalizaram 30 horas de ensaio de palco, 27 horas em seis cursos de aperfeiçoamento.

Patrícia Rodrigues
Duas mil pessoas passaram por dia no ginásio especialmente adaptado com uma belíssima estrutura, que contou com 92 profissionais envolvidos na logística. O Jingle cantado por ¹Patrícia Rodrigues emocionou plateia e produção e, como um coro vibrante, foi repetido todos os dias antes das belíssimas  apresentações cheias de criatividades dos artistas.
 – Uma Diva dançou, e isso fez toda a diferença – comemorou Márcia Sampaio, afirmando estar muito feliz e com sentimento de dever cumprido com o sucesso do festival:

- O evento cresceu muito e teremos que nos adequar a essa procura por tantos grupos de Dança. Mas, é sempre um prazer trabalhar com a arte da dança que é a minha vida. Foram seis dias de "Dança e pura Arte". Quero agradecer ao nosso prefeito Alair Corrêa por te acolhido e apoiado o evento; aos coordenadores Executivos de Turismo Aldenir Soares, Gilson Peres e Milton Roberto pela organização e dedicação. A COMSERCAF e seu presidente Toninho Corrêa e ao coordenador de eventos Marcelo Agualusa pela bela estrutura de palco e todo seu carinho em se adequar ao Festival. Agradecer a nossa secretaria de Educação pela participação de todos os alunos do município no Projeto Escola; ao apoio dos secretários de Cultura, José Facury; de Ciência e Tecnologia, Marcos Carrerete; de Esportes, Alfredo Gonçalves; do presidente da ACIA, Walmir Porto e a todos que de alguma forma colaboraram para a realização desse festival – disse.

 
Incansável, a turismóloga Luane Ferreira também agradeceu o apoio de todos os envolvidos e ressaltou a importância do evento para o aumento do fluxo de visitantes na cidade durante o período do evento.

 

 

- Foram seis dias de belíssimos espetáculos apresentados por grupos, escolas e companhias dos estados do Rio de Janeiro, São Paulo, Minas Gerais, Espírito Santo, Santa Catarina e Pará, além de representantes da Argentina, Paraguai, Estados Unidos e Rússia. A cidade de Cabo Frio foi palco de muita dedicação, perseverança e alegria. Com um público segmentado, o evento contribuiu para o aumento da taxa de ocupação hoteleira e movimentou a economia da cidade. 

R$ 14 mil em prêmios, duas passagens aéreas para São Paulo para a seletiva do YAGP Brasil e uma passagem aérea para Nova Iorque para a final do YAGP 2014 foram entregues aos vencedores, aos melhores bailarinos, julgados por 16 jurados do evento.



Abaixo a relação da premiação especial: 
Melhor Bailarino (Troféu Ady Addor): Alexandre Barranco (Cia. Jovem de São José dos Campos – SP) 
Melhor Bailarina (Troféu Ady Addor): Maria Clara Coelho (Balletarrj – RJ) 
Melhor Coreógrafo: Marco Sanche – Coreografia: Longa Jornada - (Cia. Jovem de São José dos Campos – SP)
 Prêmio Revelação: Rafaela Pandolfi - (Cia. Jovem de São José dos Campos – SP) 
Melhor Coreografia Dança Contemporânea: “Transitório” – Coreógrafa: Aline Teixeira (In Cena Cia. De Dança – RJ) 
Melhor Coreografia Estilo Livre: “Origem” – Coreógrafa: Ana Palmieri (Balletarrj – RJ) 
Melhor Coreografia Clássico: “Renascer da Fênix” – Coreógrafa: Ana Palmieri (Balletarrj – RJ) 
Melhor Coreografia Dança de Rua: “Tendências do Rio” – Coreógrafo: Michel Baes (Escola de Dança Petite Danse – RJ) 
Melhor Coreografia Jazz: “Kandinsky” – Coreógrafa: Gabriela Corrêa (Núcleo Artístico – Belo Horizonte – MG) 
Melhor Coreografia Danças Populares: “Ananda” – Coreógrafa: Karim Bevervanso (Class Artes – Campos Novos – SC) 
Melhor Coreografia Dança de Salão: “The Best Samba” – Coreógrafo: Cacau Mendes (Cia. Cacau Mendes – Rio das Ostras – RJ) 
Troféu “DANÇA CABO FRIO”: Cia. Dançarte – Cabo Frio – RJ (Coreografia “Sentimento”)

Texto: Telma Flora | Assessoria de Imprensa da Secretaria Municipal de Turismo                                        Fotos: Reginaldo Azevedo e Telma Flora

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pela sua participação!