ANUNCIE AQUI

Posto de Saúde do Cajueiro é alvo de ação de vandalismo

Prédio foi invadido no final de semana. Prefeitura agiu rapidamente e, nesta terça-feira, unidade de saúde já estava funcionando normalmente




O Posto de Saúde do Cajueiro foi alvo de uma ação de vandalismo no final de semana passado. Os vidros das janelas foram quebrados, a água da caixa d´água foi contaminada e o prédio amanheceu na segunda-feira (26/1) completamente sujo e com pedras espalhadas por todos os lados. As telhas também foram quebradas e uma placa de identificação com o nome da rua onde o posto está localizado também foi arrancada e jogada na varanda da unidade de saúde.

– Quando os funcionários chegaram para trabalhar encontraram os estragos. Tivemos que suspender o atendimento para promover uma limpeza – disse a coordenadora dos ESFs, Jorgete Maria Rego Lima.

Uma equipe do setor de manutenção da Secretaria Municipal de Saúde passou o dia fazendo pequenos reparos e limpeza no Posto de Saúde. Nesta terça-feira (27/1), a unidade voltou a funcionar normalmente.

Por: Alexandra de Oliveira | Fotos: Til Santos

SECOM Entrevista Demerval Soares - Secretário de Administração

Entrevista: Demerval Soares, Secretário de Administração

 “A administração do governo trabalha com foco na motivação da equipe”
 Há sete meses no cargo, o secretário de Administração, Demerval Vasconcellos Soares revela que o principal objetivo da Secretaria é a motivação da equipe de servidores e proximidade da relação profissional. Demerval garante que todo o trabalho segue uma continuidade da gestão anterior exercida pelo então secretário Axiles Corrêa.

SECOM – Qual o balanço das ações da Secretaria de Administração em 2014?
Demerval Soares – A secretaria de Administração é o coração da Prefeitura, onde se cuida da vida profissional dos servidores, onde se tramita os mais diversos tipos de processos de todas as secretarias. Nós damos agilidade os processos, seguindo o trabalho desenvolvido pelo secretário anterior, Axiles Corrêa, e procuramos dar as melhores condições de trabalho para os funcionários.

SECOM – O que mudou no serviço prestado à população?
Demerval Soares – Procuramos sempre atender da melhor forma aos trabalhadores e o público em geral, dando andamento em todos os processos que depende da nossa anuência. Nosso setor estabelece diretrizes e execução da política de recursos humanos, na forma da lei, a supervisão, coordenação e realização de concursos públicos, controle e guarda de bens patrimoniais, elaboração e processamento da folha de pagamento, protocolo e arquivo geral.

SECOM – Como a secretaria se preparou para a alta temporada?
Demerval Soares – Nós tivemos como foco a administração de parceria com os funcionários. Com isso, buscamos melhor condição de trabalho a todos. Temos a ajuda coletiva dos servidores para desenvolver um governo melhor.

SECOM – Alguma novidade no serviço a ser implantado em breve?
Demerval Soares – Conseguimos com o prefeito Alair Corrêa resgatar direitos e devolvê-los para diversas categorias, além de uniformizar a recepção e serviços gerais. Desde dezembro, entregamos crachás para melhor identificação dos servidores.

SECOM – Qual a perspectiva da secretaria para 2015?
Demerval Soares – Nosso trabalho é sim muito importante. Valorizá-lo é fundamental para sua continuidade e o nosso crescimento. O prefeito Alair Corrêa está sempre presente e dá suporte à secretaria. Com isso, as perspectivas são sempre as melhores possíveis.

Por: Flávia Lira | Fotos: Horacio CF Zone

Prefeitura inicia Cadastro Ambiental Rural

Imóveis rurais de Tamoios serão os primeiros a receber o CAR

Um encontro realizado na manhã desta terça-feira (27/1), na Secretaria de Comunicação de Cabo Frio, deu o pontapé para a campanha do Cadastro Ambiental Rural (CAR), registro eletrônico gratuito e obrigatório para todos os imóveis rurais. Em Cabo Frio, o cadastro será realizado pelas secretarias de Comunicação Social, Meio Ambiente, Agricultura, INEA e o Consórcio Intermunicipal Lagos São João (CILSJ).

O Cadastro Ambiental Rural possibilita o planejamento ambiental e econômico do uso e ocupação do imóvel rural, além da regularização ambiental. Já está marcado para o dia 25 de fevereiro a primeira ação com os produtores rurais em Tamoios, para imóveis que possuem até quatro módulos, ou seja, propriedades com até 56 hectares.

- As propriedades rurais no nosso município estão incluídas nesse espaço de até 56 hectares. E como o Poder Público instituiu uma lei, em que esses pequenos produtores tem direito a assistência gratuita, o trabalho do INEA e da Secretaria de Meio Ambiente será de fornecer essa assistência, fazendo o cadastro - afirma Bruna Roque, representante do INEA.

De acordo com dados de estudos realizados pelo INEA, 724 propriedades precisam realizar o CAR. Jailton Nogueira, secretário de Meio Ambiente de Cabo Frio, explica que o cadastramento é importante principalmente como informação para os produtores rurais.

- A importância do CAR para o município é a de conhecer as propriedades rurais, os produtores rurais e de orientação a esses produtores. Também passamos a conhecer melhor as nossas reservas legais, a nossa mata. Já o produtor fica sabendo o que pode fazer de manejo e como podem fazer dinheiro com isso. Com esta orientação, o produtor passa a ter uma rentabilidade maior – diz o secretário.

O cadastro foi instituído em maio de 2014 e tem término em maio de 2015. Dentre os benefícios estão a possibilidade de regularização das Áreas de Preservação Permanente, APP e/ou Reserva Legal, a suspensão de sanções em função de infrações administrativas por supressão irregular de vegetação em áreas de proteção permanente, Reserva Legal e de uso restrito. Também abrange a obtenção de crédito agrícola, linhas de financiamento e isenção de impostos para os principais insumos e equipamentos, além da dedução das Áreas de Preservação Permanente, de Reserva Legal e de uso restrito base de calculo do Imposto sobre Propriedade Território Rural, gerando créditos tributários.

Participaram da reunião o secretario de Comunicação, Edinho Ferrô; o secretario de Meio Ambiente, Jailton Nogueira; o secretário de Agricultura, Faustino Junior; além de Marcia Damasceno, da Secretaria de Agricultura, e Bruna Roque, representante do INEA.

Por: Aretuza Maia | Fotos: Ari dos Santos

Prefeitura de Cabo Frio inicia obra de alargamento na Avenida Júlia Kubitschek


A previsão de término das obras é para o final da semana

A Prefeitura de Cabo Frio deu início na segunda-feira (26/1), as obras de alargamento da pista na Avenida Júlia Kubitschek, no trecho que liga com a Teixeira e Souza, no Jardim Flamboyant.

O objetivo da obra é de aumentar o espaço para o recuo dos veículos que vêm da Avenida Júlia Kubitschek e que farão o contorno para seguir em direção ao centro, aumentando a capacidade de carros na pista no sentido da Rodoviária.

Com as obras, também será evitado que os veículos que abastecem no posto Shell cruzem a avenida, com risco de acidentes. Devido às máquinas e funcionários trabalhando no local, o trânsito está em meia pista.

Está sendo realizada a retirada de parte do canteiro, localizado entre as vias, em frente ao posto de gasolina. As obras já começaram e devem terminar até sexta-feira.

Por: Marianne Rodrigues |Fotos: Horácio CFZone

Efetivação das matrículas na rede municipal de ensino começa neste terça-feira


Cálculos da Secretaria de Educação estimam em 5,4 mil matrículas novas nas escolas municipais

Começa nesta terça-feira (27/1) a efetivação dos requerimentos de matrículas dos candidatos inseridos na segunda fase nas unidades escolares do Município de Cabo Frio.

Todos os alunos que participaram da segunda fase de pré-matrículas novas na internet terão até sexta-feira (30/1) para essa efetivação, sempre no horário de 8h às 14h em cada Unidade Escolar. De acordo com a Secretaria Municipal de Educação (SEME), existe uma estimativa de aproximadamente de 5.419 matrículas novas. Esse número de matrículas corresponde a todos os níveis de ensino, desde a Educação Infantil, passando pelo Ensino Fundamental até o Ensino Médio. Todas as etapas de matrículas novas estão respeitando rigorosamente o cronograma geral de matrículas do Município.

Lembrando que para a efetivação da matrícula na escola, o requerimento deve ser assinado pelo responsável do aluno ou próprio, se maior de idade, o mesmo deverá apresentar documento de identidade com foto e toda a documentação necessária.

Confira a listagem de documentos necessários: duas fotografias tamanho 3X4; fotocópias da certidão de nascimento ou casamento; do título de eleitor, se maior de 18 (dezoito) anos; da carteira de identidade, se maior de 18 (dezoito) anos; de certificado de reservista, se maior de 18 (dezoito) anos e até 45 (quarenta e cinco) anos, se do sexo masculino; da carteira de vacinação atualizada (para alunos da Educação Infantil); do comprovante de residência; do comprovante do tipo sanguíneo e do fator Rhesus – RH; e do comprovante da deficiência (laudo), quando for o caso; além do histórico escolar ou protocolo de transferência para alunos do Ensino Fundamental Regular e Educação de Jovens e Adultos – EJA e Ensino Médio Regular e EJA; e do atestado de escolaridade emitido pela unidade de origem de Educação Infantil.

Por: Janaína Silva

“Ajuste nas contas não vai afetar projetos sociais”, diz prefeito Alair Corrêa

Transporte gratuito em Tamoios, passagem a R$ 0,50 e
 lanche do Operário vão continuar apesar dos cortes 
provocados pela queda do barril de petróleo

Os cortes no orçamento da Prefeitura não vão atingir os programas sociais em Cabo Frio. É o que garante o prefeito Alair Corrêa, depois de reunião com técnicos da Secretaria Municipal de Fazenda. A análise do prefeito, que anunciou corte de 20% do próprio salário e também dos servidores comissionados, tem como objetivo tranquilizar as famílias que são atendidas pelos diversos projetos sociais no município. 

Dentro os programas da administração Alair Corrêa, serão mantidos a passagem a R$ 0,50 em todo o município para as linhas internas, o transporte gratuito que circula exclusivamente em Tamoios e também o recém-inaugurado ônibus universitário em Tamoios.

Na sede do município, o Lanche do Operário também vai continuar distribuindo cerca de 1,5 mil cafés da manhã para quem se desloca ao trabalho. 

- O mundo passa por transformação. O país está se reorganizando e isso afeta a economia, ainda mais com o preço do petróleo caindo. Por isso, apertamos o cinto. Vamos economizar, mas sem prejuízo a quem mais precisa - disse o prefeito. A queda na arrecadação foi prejudicada pelo preço do barril do petróleo, que caiu de cerca de US$ 100 para menos de U$$ 50 nos últimos meses.

Além dos cortes por conta da queda na arrecadação, o prefeito Alair Corrêa pede aos moradores que mantenham o IPTU em dia, como forma de reforçar o caixa da Prefeitura. Outra iniciativa, na qual equipes da Fazenda e da Procuradoria Geral do Município estão trabalhando, é para reaver os valores da dívida ativa, calculada em cerca de R$ 400 milhões a serem cobrados, segundo dados preliminares.

- Já temos todo o levantamento do dinheiro que pode entrar na Prefeitura. Existem grandes empreendimentos que não pagam nada há muito tempo. Nesse momento, precisamos arrecadar muito - disse o prefeito.

Por conta dos cortes no orçamento, o prefeito pediu aos secretários que não aprovem novos projetos que aumentem os gastos do município. As obras das novas escolas e reformas essências de prédios e espaço público serão mantidas.

Fotos: Walmor Freitas

SEPRED se reúne com o secretário de Políticas sobre Drogas do Ministério da Justiça

A secretária Cris Mansur participa de reunião em Brasília para discutir uma estratégia para a construção de uma agenda de combate ao abuso de drogas.

O consumo de drogas tem se mostrado um dos mais complexos e inquietantes fenômenos de nossos tempos, exigindo que o governo e a sociedade partilhem a responsabilidade na busca de alternativas que levem à sua melhor compreensão e abordagem. Nesta terça-feira (27/1), a secretária de Prevenção ao Uso de Drogas de Cabo Frio, Cris Mansur, viaja a Brasília para uma reunião com o secretário Nacional de Políticas sobre Drogas do Ministério da Justiça (Senad/MJ), Vitore Maximiniano. Na pauta do encontro, a discussão de estratégias de governo para a construção de uma agenda de combate ao abuso de drogas.

Segundo Cris Mansur, a Política Nacional sobre Drogas (PNAD), definida pelo Conselho Nacional de Políticas sobre Drogas (Conad), em 2005, prevê responsabilidade compartilhada entre União, estados, municípios e a sociedade brasileira. A União tem por dever, por meio do Sistema Nacional de Políticas Públicas sobre Drogas (SISNAD), articular, integrar, organizar e coordenar as políticas de prevenção, atenção, tratamento e reinserção social de usuários e dependentes de substâncias psicoativas. Estados e municípios são os executores dessas políticas.

– O governo federal possui o programa "Crack, É Possível Vencer", estruturado em três eixos: prevenção, cuidado e autoridade. Todas as ações do programa envolvem a pactuação com estados e municípios. Nossa ida a Brasília é exatamente para verificar como podemos incluir o município de Cabo Frio neste programa – explica Cris Mansur.

As estratégias de prevenção estão voltadas fundamentalmente ao contexto familiar, escolar e comunitário, com disseminação contínua de informações e orientações sobre o uso de drogas. As ações de prevenção envolvem, com total apoio das universidades públicas, a capacitação de diferentes profissionais, gestores e lideranças que trabalham diretamente com as políticas sobre drogas.

– Muitas famílias desconhecem os efeitos das drogas lícitas e ilícitas, bem como de que maneira tratar do tema com seus filhos e onde procurar ajuda, quando necessária. Por isso estamos preocupados em aumentar as ações promovidas pela SEPRED. Além do trabalho que já fazemos no Centro de Reabilitação, do cuidado com os internos, do trabalho de reinserção social e o acompanhamento ambulatorial com psicólogos, tanto para dependentes quanto para familiares, também queremos começar a trabalhar com prevenção.

Por: Alexandra de Oliveira | Foto: Fabio Pereira

Guarda Marítima apreende coletes salva-vidas irregulares na Praia do Forte


Coletes confeccionados de forma irregular aumentam os riscos de afogamentos

Em mais uma ação do projeto "Verão Seguro", a Guarda Marítima de Cabo Frio apreendeu neste domingo (18/01), na Praia do Forte, 57 coletes salva-vidas irregulares, que estavam sendo oferecidos pelos operadores de banana boat aos usuários.

Fora das especificações técnicas e sem serem homologados, os coletes apreendidos ameaçavam a segurança de quem estava no brinquedo. O comandante Sérgio Guedes, superintendente da Guarda Marítima, chamou a atenção para o perigo que causado por esse tipo de material irregular.

– Contrariando as normas mínimas de segurança, os coletes encontrados apresentam características de terem sido confeccionados de forma artesanal, por pessoas sem o menor conhecimento sobre quais são as características e descrições técnicas que um colete salva-vidas tem que atender – ressaltou o comandante.

De acordo com as Normas das Autoridades Marítimas e a Lei Municipal que rege a atividade de exploração de esporte náutico nas praias de Cabo Frio, os coletes a serem usados pelas operadoras devem ser obrigatoriamente homologados.

– Coletes sem homologação aumentam os riscos para os seus usuários, podendo até mesmo provocar a morte de quem o utiliza por afogamento – finaliza Guedes.

O projeto "Verão Seguro" consiste em uma campanha educativa nas praias da cidade para banhistas e passageiros de embarcações, dando dicas de segurança no mar. O uso do colete salva-vidas de forma apropriada é um dos itens mais ressaltados na campanha.

Por: Marianne Rodrigues

Competição "Rei e Rainha de Fisiculturismo" acontece no Ginásio Poliesportivo


Mais de 150 atletas marcarão presença no evento que chega a sua terceira edição


Com apoio da Prefeitura de Cabo Frio, será realizada neste sábado (24/1) a competição "Rei e Rainha de Fisiculturismo", que chega a sua terceira edição. Este ano o evento acontece no Ginásio Poliesportivo Aracy Machado, no Portinho, às 16h, e contará com a presença de mais de 150 atletas, que serão divididos em mais de 15 categorias, sendo oito masculinas e sete femininas.

As categorias são: Body Shape (até 1,70; até 1,74; até 1,78 e acima de 1,78), Miss Bikinni (até 1,63 e acima de 1,63), Men's Physique (até 1,70; até 1,74; até 1,78 e acima de 1,78), Wellness (Master até 1,58; até 1,63; até 1,68 e acima de 1,68).

O evento tem o suporte da Secretaria Municipal de Esporte e Lazer. A premiação será dada em medalhas, troféus e suplementos, além de dinheiro para os primeiros colocados. O ingresso para o evento custa R$ 10 e pode ser comprado na hora ou antecipadamente na Academia Nanuque (Av. Julia Kubitscheck, 144, Centro) ou na Academia Gardel Gym (Estrada de Búzios, Jardim Esperança).

Texto e fotos: Téo Arrabal
Evento está marcado para o dia 28/01 em três pontos: em Tamoios e nas praças do Jardim Esperança e de São Cristóvão


Por: Alexandra de Oliveira
A Prefeitura de Cabo Frio promove uma ação em diversos pontos da cidade, na quarta-feira da próxima semana (28/1), quando se comemora o Dia Mundial de Luta contra Hanseníase. O trabalho da Secretaria Municipal de Saúde de Cabo Frio, desenvolvido pelo Programa de Controle da Hanseníase, tem como objetivos principais alertar a população sobre a doença e contribuir para eliminação do estigma e do preconceito contra as pessoas afetadas pela hanseníase e seus familiares. A hanseníase é uma doença infecciosa, de evolução crônica (muito longa) causada por um microorganismo que se manifesta por lesões de pele (manchas de qualquer cor) com alteração de sensibilidade (dormentes) e comprometimento dos nervos das extremidades do corpo.

As ações irão acontecer, das 8h às 13h, na Praça do Ginásio Poliesportivo, em Santo Antônio, em Tamoios; na Praça do Jardim Esperança e na Praça Antônio Castro, em São Cristóvão. Segundo a coordenadora do Programa de Dermatologia Sanitária de Cabo Frio, enfermeira Veleida Imbiriba, a doença é transmitida através da respiração de uma pessoa doente sem tratamento, na forma transmissível da doença e através de um convívio prolongado com esse indivíduo.

Durante a ação, os profissionais pretendem fortalecer a busca ativa de casos, o aumento do diagnóstico precoce e o tratamento oportuno e sensibilizar os profissionais de saúde quanto às atividades preventivas, promocionais e curativas da doença.

– Nosso objetivo é garantir a referência, o diagnóstico oportuno e o tratamento correto dos casos captados para que a cadeia de transmissão da hanseníase seja rompida – explica a enfermeira.

O Programa de Controle da Hanseníase de Cabo Frio é composto pelas equipes de atendimento do PAM de São Cristóvão (onde o atendimento é feito nas salas 3 e 5) e do PAM de Santo Antônio (em Tamoios). Fazem parte das equipes: dois médicos, dois enfermeiros, dois técnicos de enfermagem, sete funcionários da parte administrativa, além da equipe do Laboratório da Saúde Coletiva que funciona no PAM de São Cristóvão como suporte às demais equipes e conta com quatro técnicos de laboratório. Em 2013 o programa obteve 21 casos de pacientes em tratamento. Em 2014 foram cadastrados 12 novos casos da doença.

É importante salientar que logo no início do tratamento, os riscos de transmissão da doença são baixíssimos, porque os bacilos se tornam inviáveis pela alta sensibilidade ao esquema de medicamentos utilizados.

– É por isso que é importante diagnosticar a doença logo no início porque ninguém que tenha a doença precisa se afastar da sociedade ou da sua família. A doença pode ocorrer em qualquer idade, raça ou gênero. Ela tem baixa letalidade e baixa mortalidade e, o mais importante, tem cura – diz a enfermeira Veleida.

De acordo com a Organização Mundial de Saúde, o tratamento prevê administração de seis a 12 doses dos medicamentos, com duração de seis meses a um ano e meio, em regime ambulatorial, sendo previsto internação nos episódios reacionais graves.

A maioria da população adulta é resistente à hanseníase, mas as crianças são mais susceptíveis, geralmente adquirindo a doença quando há um paciente contaminante na família. O período de incubação varia de dois a sete anos e entre os fatores predisponentes estão o baixo nível socioeconômico, a desnutrição e a superpopulação doméstica. Devido a isso, a doença ainda tem grande incidência nos países subdesenvolvidos.

No Brasil, nos últimos dez anos, a taxa de prevalência de hanseníase (pacientes em tratamento) caiu 69%, passando de 4,52, em 2003, para 1,42 por 10 mil habitantes em 2013. A queda é resultado das ações de combate à doença, intensificadas nos últimos anos. O país registrou 31.044 casos novos da doença em 2013. Nove estados já alcançaram a taxa de eliminação como problema de saúde pública (menos de 01 caso por 10 mil habitantes): Rio Grande do Sul, Santa Catarina, São Paulo, Distrito Federal, Minas Gerais, Paraná, Rio de Janeiro, Alagoas e Rio Grande do Norte.

Sinais e sintomas
Os sinais e sintomas da hanseníase estão localizados principalmente nas extremidades das mãos e dos pés, na face, nas orelhas, nas costas, nas nádegas e nas pernas.

Segue uma lista dos sinais e sintomas mais comuns da hanseníase: manchas esbranquiçadas, avermelhadas ou amarronzadas em qualquer parte do corpo; área de pele seca e com falta de suor; área da pele com queda de pelos, mais especialmente nas sobrancelhas; área da pele com perda ou ausência de sensibilidade (dormências, diminuição da sensibilidade ao toque, calor ou dor). Neste caso, pode ocorrer de uma pessoa se queimar no fogão e nem perceber, indo verificar a lesão avermelhada da queimadura na pele mais tarde; parestesias (sensação de formigamento na pele, principalmente das mãos e dos pés); dor e sensação de choque, fisgadas e agulhadas ao longo dos nervos dos braços e das pernas; edema ou inchaço de mãos e pés; diminuição da força dos músculos das mãos, pés e face devido à inflamação de nervos, que nesses casos podem estar engrossados e doloridos ulceras de pernas e pés; e nódulos (caroços) no corpo, em alguns casos avermelhados e dolorosos.


Guarda Marítima de Cabo Frio recebe pedido de socorro e localiza embarcação

Por Marianne Rodrigues

A Prefeitura de Cabo Frio promove várias ações com o objetivo de fiscalizar embarcações que coloquem em risco banhistas nas áreas adjacentes as praias do município, graças aos serviços prestados pelas equipes da Guarda Marítima e Ambiental.
 
Dentre essas ações, a Guarda Marítima tem um serviço de rádio escuta que funciona 24 horas por dia, no canal 16, dedicado universalmente para serviço de socorro e salvamento com o objetivo de preservar vidas que estejam em perigo no mar, pois permite acesso rápido os meios necessários de atendimento no mar, sejam eles da Capitania dos Portos, do Corpo de Bombeiros ou da Guarda Marítima.
 
A Base da Guarda recebeu na quinta-feira (15/1), por volta das 21h, um pedido de socorro via rádio de uma embarcação denominada "Veleiro Burached", com quatro tripulantes a bordo, que se encontrava a deriva do largo de Cabo Frio devido a problemas mecânicos
 
A embarcação da Guarda Marítima foi rapidamente acionada pela equipe de serviço, saindo de encontro ao veleiro, que foi localizado por volta das 22h40 e rebocado até o Canal do Itajuru, onde foi deixado.
 
O superintendente da Guarda Marítima, Sérgio Guedes informa que este serviço tem contribuído muito para ajudar as pessoas em perigo.
 

– Isso reveste a gente de muito orgulho de estar atuando em prol da vida, é isso que o município de Cabo Frio tem que oferecer aos visitantes e moradores da nossa cidade – conclui Guedes.

Hospital da Mulher se consolida como maternidade referência na Região dos Lagos

Por Alexandra de Oliveira 
Hospital da Mulher se consolida como maternidade referência na Região dos Lagos
Em 2014 foram realizados 2.775 nascimentos na unidade de saúde, entre partos normais e cesarianas
 
O cuidado continuado à mulher e ao recém-nascido tem ajudado a reforçar a confiança da população em relação ao atendimento no Hospital Municipal da Mulher,em Cabo Frio. Prova disso é o aumento no número de atendimentos na unidade de saúde desde que o prefeito Alair Corrêa assumiu o governo em 2012. Em 2013 o número de atendimentos na unidade de saúde chegou a ser 50% maior do que o registrado no ano anterior, e em 2014, o número de atendimentos foi ainda maior. Segundo a direção do Hospital da Mulher o número de cirurgias ginecológicas saltou de 600 em 2013 para 2.516 em 2014, um aumento de quase 25%. No ano passado foram registrados ainda 2.775 nascimentos, entre partos normais e cesarianas, e mais de 20 mil atendimentos de emergência à pacientes de todas as cidades da Região dos Lagos.
 
– Por mês, chegamos a realizar em média 230 partos, 1,5 mil atendimentos de emergência ginecológica, obstétrica e neonatal, além de 200 cirurgias ginecológicas. Cerca de 40% desses atendimentos são de pacientes de outros municípios da Região dos Lagos, como São Pedro da Aldeia e Arraial do Cabo – relata a médica Rosalice Almeida, diretora da unidade.
 
A instituição conta com consultórios para atendimento obstétrico, ginecológico, neonatal e pequenos procedimentos, leitos para cirurgias ginecológicas, salas equipadas para cirurgias de vários níveis, e unidade neonatal montada para o atendimento aos bebês de risco.
 
O hospital, que no primeiro ano de funcionamento chegou a receber o Título de "Amigo da Criança", concedido pelo UNICEF, pela OMS e pelo Ministério da Saúde pelos serviços desenvolvidos em prol do aleitamento materno, foi inaugurado em novembro de 2002 durante gestão do prefeito Alair Corrêa e logo se transformou em unidade de referência na Região dos Lagos.  
 
Assim que o bebê nasce, entre as principais preocupações da equipe médica, estão os testes que podem garantir à criança uma vida saudável.  Segundo a Drª. Rosalice Almeida, os bebês são submetidos a uma bateria de exames com o intuito de identificar quaisquer anormalidades e prevenir uma série de doenças. Na sala de parto também recebem a vacina contra Hepatite B, e no alojamento, a BCG. Depois da alta, são encaminhados ao Centro de Saúde Oswaldo Cruz para a realização do teste do pezinho, um dos exames mais importantes na hora de detectar irregularidades na saúde da criança.
 

O Hospital da Mulher também conta com uma unidade neonatal totalmente equipada, com médico de CTI, utilizada para pacientes graves, com problemas de saúde e infecções, até a sua transferência para uma UTI.  Alguns serviços, como a revisão do bebê e o pré-natal de adolescentes de alto-risco também são feitos em parceria com o Centro de Saúde Oswaldo Cruz.

Sem RG, aposentada é expulsa de ônibus e deixada em rodovia

© CHICO SIQUEIRA/ESTADÃO
ARAÇATUBA - Apesar de a lei federal garantir passagem de ônibus gratuita para idosos desde 2003, a aposentada Adairde Aparecida Del Rio, de 73 anos, foi expulsa de um ônibus interurbano da Viação Celico e deixada às margens de uma rodovia no interior de São Paulo, no meio da viagem, porque não tinha dinheiro para pagar o bilhete, embora tivesse embarcado com uma carteira de idoso.
Moradora de Neves Paulista, no interior de São Paulo, Adairde embarcou na rodoviária com destino a São José do Rio Preto, distante 33 quilômetros, onde passaria por uma consulta médica para avaliar o pós-operatório de uma cirurgia que tinha feito no joelho.
Como de costume, Adairde deveria usar o ônibus de outra empresa, Itamarati, mas perdeu o horário. Para também não perder a consulta, decidiu usar outro ônibus, da Viação Celico, que saía logo em seguida. "Apresentei uma carteirinha de aposentada da Itamarati porque tinha esquecido o RG e o celular em casa. Como essa carteirinha tem foto, o motorista a aceitou e me deixou embarcar", contou a aposentada. 
Entretanto, praticamente no meio do percurso, o cobrador do ônibus pediu o RG de Adairde e não aceitou a carteirinha da outra empresa, exigindo que ela pagasse a passagem. "Eu disse que não tinha dinheiro da passagem, pois sempre viajava sem pagar. Mas ele não aceitou e me expulsou do ônibus, me deixando em plena rodovia", afirmou a aposentada. "Expliquei que tinha acabado de sair de uma cirurgia no joelho e não poderia andar muito, mas não adiantou".
Adairde lembra que foi deixada nas proximidades de um loteamento de chácaras rurais perto de Jaci e, sem celular para se comunicar com parentes, teve de caminhar e parar diversas vezes por cerca de uma hora, até que uma mulher, chamada Vera, moradora em Neves Paulista, passou de carro e parou ao ver a aposentada chorando. "Essa mulher me salvou porque eu não sabia o que fazer. Ela me trouxe de volta a Neves Paulista", contou. 
"Estou muito indignada. Meus direitos não foram respeitados. Foi uma humilhação muito grande e eu ainda não me recuperei disso", afirmou. "Por que, se o motorista aceitou, o cobrador não aceitou a minha identidade de aposentada?", questiona. O fato ocorreu na tarde uma sexta-feira, 13 de junho, de 2014. "Na segunda-feira fui até a Delegacia de Polícia e registrei uma queixa", contou. 
O delegado de Neves Paulista, Lincoln Marques de Oliveira, disse que o caso está sendo investigado à luz do artigo 96 do Estatuto do Idoso, que pune com pena de reclusão de seis meses a um ano e multa quem discriminar pessoa idosa "impedindo ou dificultando seu acesso a operações bancárias, aos meios de transporte, ao direito de contratar ou por qualquer outro meio ou instrumento necessário ao exercício da cidadania, por motivo de idade". 
Segundo o delegado, a empresa demorou a apresentar a identificação do motorista do ônibus. "Houve uma resistência da empresa em nos fornecer o nome do condutor do veículo para que possamos ouvi-lo. Mas remetemos uma precatória para que nos forneça a informação o mais rápido possível", afirmou Oliveira. De acordo com o delegado, uma vez identificado o motorista, será possível dar prosseguimento ao caso.
A agência de Transporte do Estado de São Paulo (Artesp) informou que não tinha conhecimento do caso, mas que agora vai cobrar explicações da empresa e apurar a conduta adotada. 
Outro lado. O advogado da Celico, Marco Antônio Cais, disse que tomou conhecimento do caso na quarta-feira, 7, mas que a empresa já tinha ouvido o motorista e o cobrador do ônibus e que ambos disseram que a Adairde não pôde embarcar porque estava sem RG e com uma carteirinha sem foto. "O que sabemos até agora é que este fato (a idosa ter embarcado e sido expulsa do ônibus) nem aconteceu", afirmou. "Além disso, não recebemos nenhuma reclamação ou comunicado da polícia relatando o caso", afirmou. "No entanto, ainda estamos apurando melhor essa história, mas já aviso que a empresa não deixa ninguém em rodovia, como estão alegando", declarou. Segundo ele, se ocorrer um caso semelhante, o passageiro deve ser deixado no próximo ponto, no caso a rodoviária da cidade destino. "Mas se ficar comprovado que o fato não ocorreu, a empresa vai tomar as medidas contra a divulgação de informações sobre o caso em redes sociais", completou.


fonte: Estadão.


Ex-governador do Distrito Federal gastou R$ 1,5 milhão em reforma da residência oficial

Apesar da crise financeira, pouco antes de deixar o comando do Distrito Federal, o ex-governador petista Agnelo Queiroz gastou R$ 1,5 milhão para reformar a residência oficial, localizada em Águas Claras. De acordo com o telejornal Bom Dia Brasil, da TV Globo, a obra ocorreu entre 2013 e 2014. No local foram construídas uma sala de reuniões e uma casa de hóspedes com três suítes, além de muitos aparelhos que ainda estão lacrados.
Imagens feitas pelo telejornal revelam que a nova sala de reuniões é gigantesca, com direito a piso de granito e jardim de inverno. Além das 67 novas cadeiras para a sala, todas as persianas são controladas eletronicamente. Na casa de hóspedes, uma das suítes tem nove sofás. O piso dos cômodos é de porcelanato.
O valor da obra, de R$ 1,5 milhão, foi informado ainda na segunda-feira pela Companhia Urbanizadora da Nova Capital do Brasil (Novacap). A empresa do Governo do Distrito Federal informou ainda que o custo incluiu a troca de toda a rede hidráulica e elétrica, a compra de móveis e ainda um novo projeto de paisagismo para a residência oficial.
Enquanto isso, o novo governador, Rodrigo Rollemberg (PSB), enfrenta uma crise financeira, com falta de verbas para pagar funcionários e custear serviços básicos, especialmente na área da Saúde. Rollemberg recebeu o governo com um rombo de R$ 3,1 bilhões. As contas em janeiro devem fechar com um rombo ainda maior, de R$ 3,5 bilhões. Há problemas para pagamentos de servidores da Saúde - que há quatro dias iniciaram uma paralisação - e na área da Educação. Também falta dinheiro para reformar leitos em UTIs dos hospitais locais. A distribuição de remédios também foi comprometida.
Segundo a Casa Civil do governo do Distrito Federal, Rollemberg ainfa não decidiu se vai morar na Residência Oficial de Águas Claras, mas já anunciou a redução dos gastos mensais de 848 mil para 400 mil. Além disso, o novo governador determinou a suspensão de uma licitação, no valor de R$ 2,4 milhões, para compra de alimentos pata a residência oficial, a serem consumidos por um ano. A licitação será revista.
O ex-governador Agnelo Queiroz não foi encontrado para comentar. Ele está em viagem ao exterior.
fonte: msn.com

Saúde de Cabo Frio registra aumento no número de atendimentos nas unidades de emergência



As Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) funcionam 24 horas por dia, sete dias por semana e têm resolvido grande parte das urgências e emergências registradas em Cabo Frio nos primeiros dias de janeiro. Com a cidade repleta de turistas, por conta da temporada de verão, os visitantes lotam as unidades instaladas no Parque Burle e em Tamoios com problemas de pressão e febre alta, fraturas, cortes, infarto e derrame, entre outros.

 

Só na UPA de Tamoios, nos primeiros 11 dias de janeiro, foram realizados 8.357 atendimentos. Deste total, na Clínica Médica foram atendidos 2.481 pacientes e na Pediatria 903. Outros 119 pacientes passaram pelo setor de Ortopedia e 3.403 fizeram medição de pressão arterial. A maioria dos atendimentos foi de pacientes de outros municípios, ou seja, turistas que estão na cidade passando férias e que apresentaram algum problema de saúde durante a sua estadia.

 

Na UPA do Parque Burle, no mesmo período, foram registrados 7.748 atendimentos, o que representa uma média de 704 pessoas/dia, número 46% superior à média diária fora ta temporada, quando são registrados cerca de 550 atendimentos. A UPA oferece uma estrutura simplificada, com raio-X, eletrocardiografia, pediatria, dentista, laboratório de exames e leitos de observação. Em Cabo Frio cerca de 90% dos casos são solucionados na própria unidade. Quando o paciente chega à UPA, os médicos prestam socorro, controlam o problema e detalham o diagnóstico. Eles analisam se é necessário encaminhar o paciente a um hospital ou mantê-lo em observação por 24 horas. A diretora da unidade, Alexandra Codeço explica que o foco da unidade é a "estabilização" do paciente.

 

– Todos os pacientes são acolhidos e recebem o atendimento adequado, conforme cada caso. Após a estabilização, a equipe médica pode definir pela observação curta (até 24 horas), cuidados intensivos e internação hospitalar, ou ainda orientar o usuário a buscar as Unidades Básicas de Saúde, que são destinadas ao acompanhamento diário e tratamento de pacientes crônicos, por exemplo, hipertensos e diabéticos, dentre outros – explica.

 

Diariamente, estão de plantão clínicos gerais, pediatras, dentistas, além de enfermeiros, técnicos de enfermagem e da equipe de apoio. Na área de pediatria, as crianças chegam com febre, gastroenterite, infecção respiratória, alergia e outras doenças de pele. Na emergência adulta, geralmente são vítimas de acidentes de trânsito, pessoas com casos de luxações, fraturas, cortes e torções e pacientes hipertensos e diabéticos.

 

– Estamos preparados para atender os turistas e moradores nesta alta temporada. Fizemos um cronograma de trabalho e todos estão empenhados em fazer o melhor possível. O réveillon mostrou que deu certo o esquema de trabalho. Agora estamos nos organizando para o movimento no Carnaval, que também será mais um desafio – disse o secretário de Saúde de Cabo Frio, Carlos Ernesto Dornellas.