ANUNCIE AQUI

Hospital da Mulher se consolida como maternidade referência na Região dos Lagos

Por Alexandra de Oliveira 
Hospital da Mulher se consolida como maternidade referência na Região dos Lagos
Em 2014 foram realizados 2.775 nascimentos na unidade de saúde, entre partos normais e cesarianas
 
O cuidado continuado à mulher e ao recém-nascido tem ajudado a reforçar a confiança da população em relação ao atendimento no Hospital Municipal da Mulher,em Cabo Frio. Prova disso é o aumento no número de atendimentos na unidade de saúde desde que o prefeito Alair Corrêa assumiu o governo em 2012. Em 2013 o número de atendimentos na unidade de saúde chegou a ser 50% maior do que o registrado no ano anterior, e em 2014, o número de atendimentos foi ainda maior. Segundo a direção do Hospital da Mulher o número de cirurgias ginecológicas saltou de 600 em 2013 para 2.516 em 2014, um aumento de quase 25%. No ano passado foram registrados ainda 2.775 nascimentos, entre partos normais e cesarianas, e mais de 20 mil atendimentos de emergência à pacientes de todas as cidades da Região dos Lagos.
 
– Por mês, chegamos a realizar em média 230 partos, 1,5 mil atendimentos de emergência ginecológica, obstétrica e neonatal, além de 200 cirurgias ginecológicas. Cerca de 40% desses atendimentos são de pacientes de outros municípios da Região dos Lagos, como São Pedro da Aldeia e Arraial do Cabo – relata a médica Rosalice Almeida, diretora da unidade.
 
A instituição conta com consultórios para atendimento obstétrico, ginecológico, neonatal e pequenos procedimentos, leitos para cirurgias ginecológicas, salas equipadas para cirurgias de vários níveis, e unidade neonatal montada para o atendimento aos bebês de risco.
 
O hospital, que no primeiro ano de funcionamento chegou a receber o Título de "Amigo da Criança", concedido pelo UNICEF, pela OMS e pelo Ministério da Saúde pelos serviços desenvolvidos em prol do aleitamento materno, foi inaugurado em novembro de 2002 durante gestão do prefeito Alair Corrêa e logo se transformou em unidade de referência na Região dos Lagos.  
 
Assim que o bebê nasce, entre as principais preocupações da equipe médica, estão os testes que podem garantir à criança uma vida saudável.  Segundo a Drª. Rosalice Almeida, os bebês são submetidos a uma bateria de exames com o intuito de identificar quaisquer anormalidades e prevenir uma série de doenças. Na sala de parto também recebem a vacina contra Hepatite B, e no alojamento, a BCG. Depois da alta, são encaminhados ao Centro de Saúde Oswaldo Cruz para a realização do teste do pezinho, um dos exames mais importantes na hora de detectar irregularidades na saúde da criança.
 

O Hospital da Mulher também conta com uma unidade neonatal totalmente equipada, com médico de CTI, utilizada para pacientes graves, com problemas de saúde e infecções, até a sua transferência para uma UTI.  Alguns serviços, como a revisão do bebê e o pré-natal de adolescentes de alto-risco também são feitos em parceria com o Centro de Saúde Oswaldo Cruz.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pela sua participação!