Hospital da Mulher se consolida como maternidade referência na Região dos Lagos
Em 2014 foram realizados 2.775 nascimentos na unidade de saúde, entre partos normais e cesarianas
O cuidado continuado à mulher e ao recém-nascido tem ajudado a reforçar a confiança da população em relação ao atendimento no Hospital Municipal da Mulher,em Cabo Frio. Prova disso é o aumento no número de atendimentos na unidade de saúde desde que o prefeito Alair Corrêa assumiu o governo em 2012. Em 2013 o número de atendimentos na unidade de saúde chegou a ser 50% maior do que o registrado no ano anterior, e em 2014, o número de atendimentos foi ainda maior. Segundo a direção do Hospital da Mulher o número de cirurgias ginecológicas saltou de 600 em 2013 para 2.516 em 2014, um aumento de quase 25%. No ano passado foram registrados ainda 2.775 nascimentos, entre partos normais e cesarianas, e mais de 20 mil atendimentos de emergência à pacientes de todas as cidades da Região dos Lagos.
– Por mês, chegamos a realizar em média 230 partos, 1,5 mil atendimentos de emergência ginecológica, obstétrica e neonatal, além de 200 cirurgias ginecológicas. Cerca de 40% desses atendimentos são de pacientes de outros municípios da Região dos Lagos, como São Pedro da Aldeia e Arraial do Cabo – relata a médica Rosalice Almeida, diretora da unidade.
A instituição conta com consultórios para atendimento obstétrico, ginecológico, neonatal e pequenos procedimentos, leitos para cirurgias ginecológicas, salas equipadas para cirurgias de vários níveis, e unidade neonatal montada para o atendimento aos bebês de risco.
O hospital, que no primeiro ano de funcionamento chegou a receber o Título de "Amigo da Criança", concedido pelo UNICEF, pela OMS e pelo Ministério da Saúde pelos serviços desenvolvidos em prol do aleitamento materno, foi inaugurado em novembro de 2002 durante gestão do prefeito Alair Corrêa e logo se transformou em unidade de referência na Região dos Lagos.
Assim que o bebê nasce, entre as principais preocupações da equipe médica, estão os testes que podem garantir à criança uma vida saudável. Segundo a Drª. Rosalice Almeida, os bebês são submetidos a uma bateria de exames com o intuito de identificar quaisquer anormalidades e prevenir uma série de doenças. Na sala de parto também recebem a vacina contra Hepatite B, e no alojamento, a BCG. Depois da alta, são encaminhados ao Centro de Saúde Oswaldo Cruz para a realização do teste do pezinho, um dos exames mais importantes na hora de detectar irregularidades na saúde da criança.
O Hospital da Mulher também conta com uma unidade neonatal totalmente equipada, com médico de CTI, utilizada para pacientes graves, com problemas de saúde e infecções, até a sua transferência para uma UTI. Alguns serviços, como a revisão do bebê e o pré-natal de adolescentes de alto-risco também são feitos em parceria com o Centro de Saúde Oswaldo Cruz.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Obrigado pela sua participação!