ANUNCIE AQUI

Rio Criativo acontece nesta semana em Cabo Frio

 Projeto tem como objetivo fomentar a produção cultural e a economia criativa



A caravana Regional do projeto Rio Criativo chega a Cabo Frio nesta quarta-feira (30/7) com programação voltada para artistas, entidades culturais e agentes públicos até sexta-feira (1/7) na Ferlagos, das 08h às 19h.

O projeto realizado pela Secretaria Estadual de Cultura com o apoio da Prefeitura de Cabo Frio e Secretaria Municipal de Cultura, SECULT,      tem como objetivo fomentar a produção cultural e a economia criativa, capacitando e instrumentalizando agentes públicos e privados.  A convocação por parte da SECULT reúne toda a Região dos Lagos, de Saquarema a Rio das Ostras.

As oficinas de capacitação e atendimento de consultorias buscam a interação com novos instrumentos de utilização de recursos em projetos, como o PROEDI – Programa de Editais de Fomento e Difusão Cultural - que contemplou 27 projetos culturais em Cabo Frio, além de outras políticas públicas de cultura em fase de implementação.

Para o secretário de Cultura de Cabo Frio, José Facury, este curso intensivo só tem a acrescentar ao entendimento e a projetos culturais públicos.

- É sempre bom aprender a lidar com as prestações de conta de forma correta. Aprender a apoiar a produção, receber e administrar com mais tranquilidade. Espero a participação da cidade neste evento que só tem a enriquecer o nosso trabalho -, disse.

As inscrições podem ser realizadas pelo e-mail riocriativocaravanas@gmail.com + Informações: Secretaria Municipal de Cultura 26432784

Programação

Quarta-feira (30/07)
14h00 Abertura Oficial
15h00 Palestra: “Empreendedorismo Cultural” com Ana Paula Jones
17h00 Credenciamento Cursos / Credenciamento e Habilitação Consultorias

Quinta-feira (31/7)
Auditório:
10h às 14h Curso Introdutório – Concepção e Elaboração de Projetos Culturais Prof. Mariana Sobreira
15h às 19h Curso Introdutório - Prestação de Contas Prof. Mariana Sobreira

Sala 1:
10h às 13h Curso Especial – Formalização de Empreendimentos – Parte I
Prof. Carlos Cavalcanti
14h às 17h Curso Especial – Formalização de Empreendimentos – Parte II
Prof. Carlos Cavalcanti

Sala 2:
9h às 14h Consultoria: José Luiz Barbosa
14h às 19h Consultoria: Camila Pires

Sexta-feira (01/7)
 Auditório:
10h às 14h Curso Introdutório – Marketing e Mobilização de Recursos Prof. Márcia Santos

Sala 1:
10h às 13h Curso Especial – Modelos de Negócios Inovadores – Parte I
Prof. José Luiz Barbosa
14h às 17h Curso Especial – Modelos de Negócios Inovadores – Parte II
Prof. José Luiz Barbosa

Sala 2:
11h às 12h / 13h às 17h Consultoria: Ana Paula Jones
15h às 18h Consultoria: Márcia Santos

17h às 18h Encerramento


Texto: Walkiria Souza

Transportes escolares passam por vistorias em Cabo Frio


Semestralmente a SECTRANS avalia todas as medidas de segurança dos veículos no município

A Secretaria Municipal de Transportes, SECTRANS, está realizando durante esta semana a vistoria em toda a frota de transportes escolares de Cabo Frio. A medida tem por objetivo cumprir a lei nº 2.177 Municipal de 22 de janeiro de 2009, que regulamenta vistoria semestral nos transportes escolares.

Os funcionários da SECTRANS fazem uma minuciosa avaliação avaliando todos os detalhes de segurança dos veículos bem como o estepe, triângulo, pneus, extintor de incêndio, limpadores de parabrisas, lanternas, velocímetro, tacógrafo, buzina, luz de freio, luz de marcha ré, macaco, chaves de rodas, cinto de segurança. A vistoria acontece também nos assentos, janelas de emergência, retrovisores, iluminação interna, pintura na cor amarela nas laterais e na traseira com o dístico escolar em preto, lanternas brancas ou amarelas no teto dianteiro e lanternas de luz vermelhas no teto traseiro. O veículo do tipo Kombi tem que ter uma divisória tubular entre os bancos e o compartimento do motor.break light, aberturas nas janelas de no máximo 10 cm e placa vermelha do Município de Cabo Frio.

- A medida tem por objetivo avaliar toda a frota dos transportes escolares no município, bem como oferecer segurança para nossos alunos -, disse Victor Moreira, Secretário de Transporte de Cabo Frio explicando que houve uma boa aceitação por parte dos condutores.

Para a regularização da vistoria, os interessados deverão apresentar os seguintes documentos: Foto 3x4 recente, RG, CPF, cartão original do permissionário e do motorista auxiliar; taxa de vistoria original – que pode ser retirada na Secretaria de Fazenda; cópia da documentação do veículo CRLV 2013 ou 2014; cópias do ISS 2013, da CNH e do comprovante atualizado de residência, tanto para o permissionário quanto para o motorista auxiliar; cópia da ultima aferição do tacógrafo; cópia do seguro escolar (apólice e comprovante de pagamento); cópia do certificado de aferição do tacógrafo, certidão negativa de antecedentes criminais do autorizado e do condutor auxiliar e certidão do curso de condutor escolar.

A SECTRANS fez uma escala, de acordo com o final das placas para agilizar as vistorias.

28 de Julho 2014 0 - 1
29 de Julho 2014 2 - 3
30 de Julho 2014 4 - 5
31 de Julho 2014 6 - 7
01 de Agosto 2014 8 - 9

A Secretaria de Transportes de Cabo Frio fica na Avenida Teixeira e Souza, 2287, em São Cristóvão, próxima ao trevo de acesso a Arraial do Cabo.

Texto: Rosália Moreira | Fotos: Ari dos Santos

Saúde de Cabo Frio faz alerta no Dia Mundial de Combate às Hepatites

Especialista afirma que a vacinação como prevenção à hepatite B é o modo mais seguro para evitar a doença

O dia 28 de julho é marcado pela luta mundial de combate às hepatites e a Prefeitura de Cabo Frio aproveita a data para comemorar avanços na prevenção da hepatite B e também para lançar um alerta:

- Estamos falando de uma doença sexualmente transmissível com poder de infecção maior do que o do vírus do HIV. A vacina já está disponível nos postos de saúde para pessoas de até 49 anos, o que é um grande avanço, avalia Ana Paula Rangel, coordenadora do Programa Municipal de DST/AIDS e diretora do Hospital Dia.

Doença bastante comum entre os brasileiros, a hepatite B acomete cerca de 800 mil pessoas no país. As principais vias de transmissão do vírus são o sangue, secreções e os objetos cortantes contaminados (alicate de unha comum em salões de beleza, por exemplo). A doença atinge o fígado, um dos órgãos mais importantes do corpo humano. Por este motivo, o Ministério da Saúde ampliou a faixa etária de imunização gratuita, que antes abrangia somente pessoas até 29 anos, e passou a beneficiar também gestantes de todas as idades, para evitar a transmissão para o feto. Quando isso ocorre e o bebê nasce infectado, o risco de desenvolvimento de hepatite crônica é superior a 90%.

Segundo o Ministério da Saúde, a medida beneficia 150 milhões de pessoas (75,6% da população total do Brasil). O governo acredita que ao longo dos anos, com o envelhecimento da população e o aumento da cobertura vacinal, será possível obter a erradicação dessa doença. A imunização ocorre em três doses, sendo que a segunda dose deve ser aplicada 30 dias após a primeira; e a terceira e última deve ser aplicada 6 meses após a primeira. Pessoas que estão fora da faixa etária beneficiada pelo governo devem se vacinar nas clínicas privadas.

A hepatite B é uma doença silenciosa. Os sintomas, quando existem, podem provocar cansaço, tontura ou ânsia de vômito. Nem sempre a pessoa percebe que está doente.

- A vacinação como forma de prevenção, é o modo mais seguro para evitar a doença – orienta Ana Paula.

Em Cabo Frio, o teste, o tratamento e a vacina contra Hepatite B estão disponíveis no Hospital Dia, localizado em São Cristóvão, ao lado da Secretaria Municipal de Saúde. A vacinação também pode ser feita nos postos de saúde do município.

Pessoas que compõem o chamado comportamento de risco, a exemplo, profissionais do sexo, trabalhadores da área de saúde, coletores de lixo, usuários de drogas injetáveis, índios, vítimas de abuso sexual, doadores de sangue, pessoas reclusas, dentre outras, podem e devem procurar as unidades de saúde para se vacinarem. Para estes, a vacinação é realizada independentemente da faixa etária e não é necessário revelar o motivo pelo qual se está buscando a vacina. É preciso apenas estar com o cartão de vacina.

Texto: Alexandra de Oliveira

Prefeitura comemora sucesso dos programas de Saúde do Trabalhador

Dia Nacional de Prevenção de Acidentes de Trabalho é comemorado em 27 de julho. Em Cabo Frio, PST iniciou mapeamento sobre principais acidentes de trabalho na cidade


No dia em que comemora-se o dia nacional de prevenção de acidentes do trabalho, 27 de julho, a Prefeitura de Cabo Frio dá um passo à frente no que diz respeito aos programas municipais de Saúde do Trabalhador (PST). Com o objetivo de reduzir o acidentes e doenças relacionadas ao trabalho, através de ações de promoção, reabilitação e vigilância na área de saúde, em parceria com o Programa Municipal de DST/AIDS, o PST iniciou um mapeamento sobre os principais acidentes de trabalho, os locais onde esses acidentes ocorrem e os profissionais envolvidos.

A Saúde do Trabalhador é uma área técnica da Saúde Pública que busca intervir na relação entre o sistema produtivo e a saúde, de forma integrada com outras ciências da saúde, visando à preservação da saúde dos trabalhadores. Segundo a fisioterapeuta Fernanda Gonçalves, especialista em Saúde do Trabalhador e Ecologia Humana pela ENSP- FIOCRUZ, que hoje coordena o Centro de Referência em Saúde do Trabalhador da Baixada Litorânea (CEREST BL), o principal objetivo do mapeamento é o promover um meio ambiente laboral livre de doenças e acidentes decorrentes do trabalho, melhorando as condições de trabalho e minimizando as consequências prejudiciais, contribuindo na formação de uma sociedade que promova a saúde preventiva através dos espaços de trabalho.

– Até há alguns anos em nossa região, os acidentes de trabalho não eram notificados nas Unidades de Emergência. Através de estratégias realizadas em parceria com os municípios, o  CEREST vem conseguindo dar visibilidade a Saúde do Trabalhador. Hoje todos os nove municípios da Baixada Litorânea desenvolvem ações de promoção e prevenção, assim como a notificação dos acidentes de trabalho através dos seus Programas de Saúde do Trabalhador Municipais – explica a fisioterapeuta.

Como todas as datas estipuladas, o 27 de julho foi escolhido para conscientizar e lembrar as pessoas da importância de estarem sempre seguras e protegidas na hora de desempenhar suas tarefas no trabalho seja qual for a profissão

– Cabe principalmente as empresas fornecerem equipamentos e condições seguras de trabalho para seus funcionários. Mas a garantia de um trabalho seguro depende também da responsabilidade dos trabalhadores, seguindo as regras determinadas que garantam a prevenção de acidentes – diz Fernanda.

A fisioterapeuta explica que o mapeamento estatístico dos acidentes de trabalho que está sendo realizado em Cabo Frio é importante porque vai fornecer a informação em números de qual atividade laboral acomete mais os trabalhadores.

Atualmente os municípios da Baixada Litorânea se reúnem todo mês na sede do CEREST BL, em Cabo Frio, quando discutem e elaboram melhores estratégias para o desenvolvimento da Política Nacional de Saúde do Trabalhador. Há dois meses o município também sediou a Conferência Macrorregional em Saúde do Trabalhador e da Trabalhadora, envolvendo a Baixada Litorânea, CEREST Maricá, CEREST Niterói, com público de 300 pessoas, representantes de diversos segmentos e classes trabalhadoras. Todas as propostas apresentadas na data foram contempladas e aprovadas na Conferência Estadual e serão discutidas e avaliadas na Conferência Nacional, no mês de novembro, que será realizada em Brasília.

O que são acidentes de trabalho?
Segundo a definição da Organização Mundial de Saúde (OMS), o acidente de trabalho é aquele que ocorre pelo exercício da atividade durante o expediente na empresa, quando há lesão corporal ou perturbação funcional, permanente ou temporária, que causa a morte, a perda ou a redução da capacidade para o trabalho.

Segundo o último levantamento da Previdência Social (publicado em 2009, com dados referentes somente a trabalhadores legalmente registrados), o Brasil registra uma média de sete mortes de trabalhadores por dia, em função de acidentes de trabalho. Foram 723 mil acidentes registrados em 2009, os quais resultaram em 2,5 mil mortes.

Texto: Alexandra de Oliveira

Cabo Frio avança na implantação do projeto de sinalização turística da cidade


Com custo de R$ 3,2 milhões, projeto será bancado por recursos do Ministério do Turismo e do governo estadual


A Prefeitura de Cabo Frio avançou mais uma etapa na implantação do projeto de sinalização turística da cidade. Em reunião com uma equipe do Instituto Estadual de Engenharia e Arquitetura (IEAA), órgão normativo do Governo do Estado do Rio de Janeiro, o superintendente de Turismo de Cabo Frio, Aldenir Soares, recebeu o trabalho final do projeto.

- Vencida mais esta etapa, vamos agora para a obtenção da verba para o projeto que tem custo de R$ 3,2 milhões, para depois licitar e implantar este plano que levou quase um ano para ficar pronto – comemorou Aldenir.

Todo o trabalho e esforço das equipes da Secretaria de Turismo de Cabo Frio começaram em 10 de novembro do ano passado, quando foi publicado no Diário Oficial do Estado do Rio de Janeiro um termo de cooperação técnica, assinado pelo prefeito Alair Corrêa e o presidente do Instituto de Engenharia e Arquitetura, Francisco Boechat.

A Sinalização de Orientação Turística faz parte do conjunto de sinalização de indicação de trânsito brasileiro desde 1994 e deve seguir princípios fundamentais, com vistas a garantir a eficiência e a segurança do sistema viário para os usuários das vias urbanas e rurais. 

- O turismo está ligado ao deslocamento de pessoas em viagens e, decorre daí, a importância da implantação de uma sinalização adequada que atenda às necessidades dos visitantes – destaca o superintendente.

Em Cabo Frio, a implantação deste sistema fundamenta-se também no crescimento turístico da cidade, considerando o desenvolvimento econômico e social que a atividade representa para o município.

- As placas de sinalização turística possuem elementos padronizados, apresentando cor marrom e forma retangular. De acordo com sua função, classificam-se como placas de indicação, subdivididas em placas indicativas de serviços auxiliares e atrativos turísticos. As placas de sinalização turística têm por finalidade identificar os destinos e os locais de interesse turístico, bem como indicar as direções e as distâncias – informou o engenheiro Antônio Kropf em uma das visitas técnicas em Cabo Frio, explicando ainda que, os pictogramas inseridos nas placas de fundo marrom seguem o padrão internacional, cuja finalidade é facilitar a identificação e compreensão dos símbolos dos atrativos por grande parte dos turistas, sendo, para tanto, destacados por meio da cor branca e figura na cor preta.

De acordo com a equipe técnica da Secretaria de Turismo, a meta é implantar 163 placas de sinalização turística em Cabo Frio e 4 pórticos nas principais entradas da cidade (Av. Wilson Mendes, Praia do Siqueira, Estrada do Guriri, e RJ-140).

Texto e fotos:  Telma Flora

VÍDEO EXTREMAMENTE IMPACTANTE


Mensagem Edificante, tocante e transformadora do Cantor Samuel Mariano.


PARTE 1



  PARTE 2

Guarda Marítima de Cabo Frio apresenta Plano Verão à Capitania dos Portos

Preocupação é com o aumento das irregularidades praticadas por condutores de embarcações e de jet-skis.


A Prefeitura de Cabo Frio já está iniciando o planejamento para o próximo verão. A Guarda Marítima e Ambiental apresentou à Capitania dos Portos um esboço inicial de sua atuação no “Projeto Verão”, que é desenvolvido de forma integrada por diversos setores da Prefeitura em parceria com a Capitania, o Corpo de Bombeiros e as polícias Civil e Militar.

Na semana passada, o superintendente da Guarda Marítima, Sérgio Guedes, esteve reunido com o agente da Capitania dos Portos de Cabo Frio, capitão-tenente Mendes, para apresentar um esboço inicial do planejamento para atuação da guarnição.

Na ocasião, o comandante Guedes demonstrou ao comando da Capitania a sua preocupação com o aumento das irregularidades praticadas por condutores de embarcações e de motos aquáticas (jet-skis) que colocam em risco a segurança dos banhistas que procuram as praias de Cabo Frio para o seu lazer.

Foi apresentada, ainda, a importância da parceria entre a Capitania dos Portos e a Prefeitura de Cabo Frio na fiscalização das atividades náuticas, em especial, a locação clandestina de embarcações e de jet-ski para náuticos, com a ação efetiva da Guarda Marítima e Ambiental.

- Pretendemos atuar para coibir essas ações clandestinas, por isso, apresentamos a Capitania, para uma vista e análise prévia, duas minutas. Uma, de um decreto municipal que visa regulamentar o ordenamento da faixa de praia para prática comercial das atividades náuticas de lazer; e outra, de proposta de lei municipal que trata do mesmo assunto.

As propostas de regulamentação e ordenamento da faixa de areia serão encaminhadas depois de concluídas para a aprovação do prefeito Alair Corrêa.

Texto e foto: Telma Flora

Pontes do Canal do Itajuru passam por reparos e melhorias

Equipes de manutenção e reparos trabalham em diversos pontos da cidade


 A Prefeitura de Cabo Frio está realizando reparos e reformas em diversos pontos da cidade. Esta semana,  as pontes Feliciano Sodré e Deputado Marcio Corrêa, que passam sobre o canal do Itajuru, foram os primeiros locais a receber as melhorias e reparos. 

Equipes de engenheiros, técnicos e operários da Secretaria de Serviços Públicos trabalham na parte da iluminação, pintura, recapeamento do asfalto e faixa de pedestres. No total, são 20 pessoas trabalhando em diversas frentes: toda a parte estrutural das pontes está sendo pintada; as faixas de sinalização de trânsito, nas cores amarela e preta, foram recolocadas; e a sinalização noturna  com pequenas placas refletivas (o popular “olho-de-gato”) também está sendo substituída, junto com a troca de lâmpadas.  

- A determinação do prefeito Alair Corrêa é fazer um pente fino na cidade para recuperar a sinalização e fazer a conservação de equipamentos públicos, como os muros de proteção das pontes onde passam os ciclistas e os corrimãos. A previsão é de dez dias para entregar as pontes pintadas e revitalizadas – disse Valdemir Mendes, secretário de Desenvolvimento da Cidade.   

As reformas estão sendo realizadas de forma gradativa. Na programação das ações, passarão por reparos também as praças da Melhor Idade, na Passagem; e Porto Rocha, no Centro; e o coreto em frente à Câmara de Vereadores; também fazem parte das ações. Pelo mapa de trabalho da secretaria, todos os bairros do município receberão reparos, consertos e manutenção.

Texto: Walkiria Souza
Fotos: Walmor Freitas/W2Imagens

Dia de São Cristóvão será celebrado com muita festa


 Programação religiosa e festiva faz parte da celebração do padroeiro do bairro

No dia 25 de junho, a Paróquia de São Cristóvão e a Prefeitura de Cabo Frio celebram o dia do padroeiro do bairro com programação festiva e religiosa. Os três dias de festa prometem muita animação para a confraternização dos moradores e paroquianos nesta data festiva.

A programação religiosa  teve início na nesta terça-feira (22/7) com o início do tríduo que vai até quinta-feira (24/7), sempre às 19h30 na Igreja de São Cristóvão. 

Na sexta-feira (25/7), dia do santo padroeiro, às 6 horas a alvorada partirá da Igreja pelas ruas do bairro com a banda Santa Helena, já durante a noite, às 19h será celebrada a missa solene, seguida de procissão com a imagem do padroeiro e festa externa com muita música.

Foto: Jero e Banda
No sábado (26/7) a missa dos enfermos e idosos será celebrada às 9h30 e no domingo (27/7) às 9h30 missa solene com todas as comunidades seguida da tradicional carreata com a imagem do padroeiro pelas ruas da cidade com a benção dos carros, às 19h a santa missa será celebrada na Matriz.






A programação externa reunirá música e barraquinhas de alimentação em torno da Praça Alfredo Castro, ao lado da Igreja. Na sexta-feira (25/7) o show será com a cantora Joanna a partir das 22 horas, no sábado (26/7), é a vez do Grupo Raça, às 22 horas; e no domingo (27/7) Jero e Banda se apresentam, também a partir das 22 horas.





Texto: Walkiria Souza

Casa Artesanal dá dignidade aos artesãos de Cabo Frio



Com a realização da casa os profissionais passaram a ter mais visibilidade e a vender mais.


Idealizada pela Prefeitura de Cabo Frio por meio da Coordenadoria de Artesanato, a Casa Artesanal, além de ser um ponto turístico na cidade, também é um local de exposição e venda do artesanato cabofriense. Aberto à visitação todos os finais de semana, a casa mostra à sociedade o conceito do verdadeiro artesanato que pode ser usado como decoração de qualquer ambiente e ainda esquenta a economia da cidade.

Os artesãos da cidade ganham destaque e tem um espaço só deles. No local, os visitantes podem conferir diversos tipos de artesanato para toda a casa, desde o quarto do bebê até o uma deliciosa cozinha. As peças são personalizadas e confeccionadas com muito carinho. A ideia é mostrar essa arte cabofriense de forma mais harmoniosa e cheia de requinte.

Nós temos uma decoração diferenciada para todos os ambientes que compõem uma casa, um escritório, um hotel. O que nós queremos mostrar é a variedade de trabalhos artesanais que podem servir tanto para o uso pessoal como para decoração, e tirar aquele conceito de feirinha que o turista está acostumado – afirma Vânia Carvalho, coordenadora de Artesanato.

Hoje, o espaço conta com 25 artesãos do município. Vitória Mayer trabalha há seis anos com artesanato com canos de PVC. Através das mãos da artesã, a matéria prima, se transforma em uma linda luminária.

- Essa arte é muito legal, porque ninguém acredita que vou fazer lindas luminárias com esses canos. E faço personalizados também, conforme o cliente escolhe – conta Vitória.

Segundo a artesã, com a Casa Artesanal, seu trabalho ficou muito mais valorizado e como vive do artesanato a renda em casa melhorou muito.

- Trabalho junto com meu marido e meu filho, vivemos dessas luminárias, desses artesanatos. Depois que comecei a expor na Casa Artesanal a renda familiar melhorou muito porque o espaço favorece a valorização de nossas peças – explica Vitória.

Maria Inês também faz parte do grupo de artesãos que participam da Casa Artesanal. Ela está se recuperando de um câncer e afirma que ter um espaço onde se dedique ao trabalho e junto a isso cultivar novas amizades, ajudou em sua recuperação.

- Na verdade eu vim a convite da Vânia para expor no Natal, eu gostei e fui ficando. Hoje, funciona como uma terapia e me auxilia, na parte emocional para eu enfrentar e seguir em frente na minha recuperação – conta Maria Inês.

Todo artesão cabofriense pode aproveitar este lindo espaço para divulgação de seu trabalho. Basta o artista comparecer à Casa Artesanal, no horário de funcionamento, e apresentar comprovante de residência.

A Casa Artesanal fica na Rua Carlos Mendes, s/nº, no Jardim Caiçara e fica aberta ao público para exposição e vendas de sexta a domingo, das 16h às 22h.


Texto: Aretuza Maia

Prefeito de Cabo Frio acompanha obras em Tamoios




Alair Corrêa conversou com moradores e avaliou a inclusão de novos trechos às obras

Na manhã do sábado 12 julho de 2014, o Prefeito Alair Corrêa, juntamente com secretários e técnicos, acompanhou o andamento das obras no Centro Hípico, no Distrito de Tamoios. Durante a visita ele ouviu os moradores e grande parte da população agradeceu pelas obras que estão sendo realizadas. Para o prefeito, o mais importante é a dignidade que está sendo implantada no bairro.  

O prefeito aproveitou a ocasião para lembrar que a verba de quase R$ 17 milhões está sendo investida na pavimentação da Avenida do Contorno e das ruas adjacentes. A Avenida do Contorno será asfaltada, e as ruas adjacentes serão pavimentadas com a utilização de blocos de inter-travados, similares aos que estão sendo usados nas ruas ao lado da praia, em Tamoios. Este procedimento é o ideal para o escoamento da água da chuva.

Alair esteve com os moradores, os técnicos e os engenheiros para uma avaliação técnica e popular. Para ele, acompanhar as obras faz parte de uma boa administração.

 




Eu gosto de estar na rua, acompanhar os moradores, ver se as obras estão sendo realizadas corretamente. Esse processo feito pessoalmente é muito melhor porque detectamos as necessidades da população e podemos resolvê-las – afirmou Alair.

 

Os moradores do bairro estão contentes com o andamento das obras, que está dentro do calendário previsto.

Nós aqui do Centro Hípico estamos satisfeitos com as obras. E a presença do prefeito, ao nosso lado, nos dá mais segurança na realização das obras – explicou João Mac-Cormick, diretor da Associação de Moradores do Centro Hípico, que acompanhou o Prefeito na visita técnica.

Chuvas do fim de semana

Outro motivo para a visita do prefeito Alair Corrêa ao Centro Hípico foram as fortes chuvas de sexta-feira (11/7), que excederam os índices previstos para esta época do ano. O prefeito ouviu as sugestões dos moradores e, depois de ver as necessidades dos moradores, o prefeito determinou à secretaria de Obras que inclua os trechos que estavam faltando e que precisam de melhorias. O prefeito anunciou, ainda, a construção de uma nova praça no local.


Texto: Aretuza Maia
Fotos: Walmor Freitas/W2Imagens

Bikerfest 2014 em Cabo Frio foi um Grande Sucesso !

foto: Walmor Freitas/W2Imagens
  
Banda Faixa Etária, foi umas das atrações no encontro de motociclistas que movimentaram a cidade.

Presença constante nos principais encontros de motociclistas do país, a Banda Faixa Etária se consolidou como um dos grupos que melhor traduz o espírito rock n’ roll. Com repertório cuidadosamente ensaiado, os músicos cariocas conquistaram os amantes das motocicletas e da boa música. 

Na apresentação em Cabo Frio durante a 19ª edição do Bikerfest que atraiu mais de 25 mil pessoas à Praia do Forte, Alexandre Brito (baixo), Gustavo Lima (vocal), Fabrício Araújo (bateria) e Filiphe Nunes (guitarra solo) mostraram versatilidade para conquistar também o público jovem. Grupos de adolescentes dançavam e cantavam com empolgação em cenário digno dos melhores shows de rock país afora.

– É sempre muito bom tocar em Cabo Frio e em especial nesta festa onde a o Faixa Etária deu os primeiros acordes – agradeceu o vocalista Gustavo Lima, seguido pelos acordes da clássica “Sweet Child o’ Mine” da banda americana Guns n’ Roses, levando o público de todas as idades a cantar junto.

Com uma carreira sólida em apresentações para grande público, a Faixa Etária se mostrou um grupo consistente sabendo com clareza o que o público quer ouvir.

Para o secretário de Eventos de Cabo Frio, Edson Leonardes a banda Faixa Etária não pode faltar ao Bikerfest pela qualidade e técnicos dos músicos.

– É um show e a cada dia a banda se apresenta melhor. São muito profissionais – elogiou Leonardes, um dos organizadores do evento.

O “setlist” foi alterado algumas vezes para atender a ansiedade do público. “Love of my life”, eternizada pelo Queen foi cantada por jovens, adolescentes, idosos e famílias inteiras que assistiam ao show. A execução próxima da original com Filiphe Nunes no violão e Gustavo Lima mostrando todo o timbre natural sem muito esforço. Foram aplaudidos demoradamente e ficou a certeza de uma banda madura e consistente quando o baterista Fabricio Araújo fez um solo de quase dez minutos mostrando técnica nas baquetas e muita habilidade no pedal duplo.

Como uma grande banda de rock, os efeitos especiais com painéis de LED, canhões que cospem fogo e impecável show de luzes o publico não arredou pé mesmo com a fina chuva que caia. Ao final, ficou o gostinho de “quero mais”. A boa noticia é que no dia 27 de julho, a Faixa Etária estará em Cabo Frio para nova apresentação.   

Texto e fotos: Walmor Freitas/W2Imagens

Centro de Referência e Assitência Social "CRAS" Jardim Nautilus realiza ação social no Guarani

Evento oferecerá diversos serviços à população


A Prefeitura de Cabo Frio, por meio do Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) Jardim Náutilus realiza, nesta quarta-feira (16/7), uma grande ação social no bairro Guarani. O evento acontecerá das 9h às 16h, na praça do bairro. A ação é uma iniciativa da Secretaria Municipal de Assistência Social de Cabo Frio, em parceria com outras secretarias e órgãos públicos.

Durante a ação social, a população dos bairros Jardim Náutilus, Guarani, Vila do Sol e São Cristóvão – que fazem parte da área de abrangência do CRAS - terá a oportunidade de usufruir de diversos serviços. Haverá tendas onde serão realizadas várias atividades. A equipe do CRAS Jardim Náutilus estará no local informando a população sobre o todos os serviços oferecidos no CRAS.

Outros equipamentos da SEMAS também estarão presentes como o Departamento de Apoio à Pessoa com Deficiência (Dapede) e o Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS). Os profissionais do Programa Municipal de Qualificação Profissional farão o cadastro em diversos cursos profissionalizantes que estão com vagas abertas.

Uma parceria com a Secretaria de Saúde levará vários serviços e muita informação. Haverá atendimento com enfermeiros e técnicos dos ESFs Vila do Sol, Guarani e Jardim Náutilus que farão aferição de pressão arterial e verificação da taxa de glicose dos moradores. Haverá também uma equipe do Ceman – Centro Municipal de Alimentação e Nutrição, que fará palestras sobre alimentação saudável e outros temas importantes, além da divulgação dos serviços oferecidos pelo centro.

A população terá a oportunidade de colocar alguns documentos em dia através da parceria com a Fundação Leão XIII, com a emissão de certidões. Haverá ainda serviços de beleza com a Embelleze; distribuição de lâmpadas econômicas mediante apresentação da conta de luz, com a Ampla; e a participação da Secretaria da Melhor Idade. Já a parte cultural ficará por conta dos usuários das oficinas de balé e música do CRAS Jardim Náutilus.

- Queremos aproximar ainda mais o nosso CRAS da população, fazendo com que eles conheçam os serviços que oferecemos no nosso centro. Nosso objetivo é também facilitar a oferta de outros serviços, trazendo para eles a oportunidade de refazer os documentos, participar de palestras, entre tantas informações importantes – afirmou Danielle Garcia  Soares, coordenadora do CRAS Jardim Náutilus.

Texto: Glória Passos

SEPRED cria cartilha com informações sobre internação para o dependente químico

A Secretaria Municipal de Prevenção ao Uso de Drogas de Cabo Frio desenvolve um trabalho inédito no país


Violência, marginalidade, vício e tráfico. Estes são estereótipos comumente associados ao usuário de substâncias psicoativas. A Prefeitura de Cabo Frio, através da Secretaria Municipal de Prevenção ao Uso de Drogas, vem desenvolvendo um trabalho de prevenção e tratamento no município inédito em todo o País. Cabo Frio é a única cidade no Brasil que dispõe, por meio da Prefeitura, de um tratamento com internação para dependentes químicos.

Segundo especialistas da Secretaria Municipal de Prevenção ao Uso de Drogas de Cabo Frio, a hipótese de que as drogas entram na vida das pessoas por meio de marginais, estranhos e traficantes, é puro mito. Geralmente quem oferece é quem está mais próximo, um colega de escola ou trabalho, companheiro de ‘balada’ e, talvez, o melhor amigo. Quem faz o alerta é a psicóloga Maria Alice Kita, especialista em Dependência Química. Ela também chama atenção para outro grave problema:

– O pai que bebe na frente dos filhos pode, sem saber, ser o introdutor da droga na vida dessas crianças e jovens – complementa. 

A dependência química é uma doença, reconhecida pela Organização Mundial de Saúde em sua Classificação Internacional de Doenças (CID – 10). Está descrita entre os capítulos F-10 e F-19, que tratam de Transtornos Mentais e Comportamentais devidos ao uso de substância psicoativa.

Por se tratar de assunto de saúde pública, a dependência química necessita de profissionais qualificados, entre médicos, psiquiatras, psicólogos; com programas terapêuticos definidos, para que sejam obtidos resultados efetivos no tratamento da doença – comenta Maria Alice Kita.

De acordo com Cris Mansur, secretária municipal de Prevenção ao Uso de Drogas, o Centro de Recuperação, mantido integralmente pela Prefeitura, entende a complexidade da doença, tem profissionais capacitados e gabaritados para o tratamento e vem investindo em pesquisa e conhecimento para compreender cada vez mais o que é a dependência química. O Centro de Tratamento também atua dentro da lei, respeitando normas referentes ao tratamento à questão sanitária, à segurança, e atendendo a outras exigências legais.

– Por isso aconselhamos as pessoas para que, antes de internarem seus familiares em uma entidade que diz tratar a dependência química, que verifiquem seus registros, conheçam o método de tratamento, comprovem a idoneidade da equipe profissional e busquem informações sobre a eficácia do tratamento, enfim, todos os cuidados que temos co os nossos acolhidos aqui na SEPRED – diz Cris Mansur.

A psicóloga Maria Alice Kita dá algumas dicas para os familiares verificarem se algum parente precisa de internação:

- Procure informação e, se possível ajuda especializada mesmo, antes de conversar com o seu filho. Ele sempre terá um argumento para justificar o uso, além de minimizar o problema; 

- Não permita que seu filho fume maconha dentro de casa, a fim de manter o controle. Essa atitude, além de proibida por lei, não diminui os riscos; 

- Se o seu filho está arredio e não quer te escutar, procure alguém que ele respeite, como um parente ou amigo da família;
 
- Leve-o para um psicólogo ou psiquiatra especializado. Além de mostrar que ele está prejudicando a própria vida, a terapia pode ajudar nas questões que o levaram a buscar a droga. É importante que o profissional tenha experiência na área;

- Participe de grupos de ajuda mútua dirigidos para pais de dependentes, ainda que seu filho não esteja em tratamento. Mudando seu comportamento, é possível que seu filho decida se tratar; 

- Coloque limites em casa, como delegar tarefas, controlar o dinheiro e impor horários. Enquanto o jovem tem tudo o que precisa, dificilmente sente-se estimulado a largar as drogas;

-  Seja firme e nunca volte atrás. Negar ajuda pode ser melhor ajuda; 

- Lembre-se que, pagando dívidas que seu filho fez com traficantes, você pode estar dando início a um ciclo vicioso. Não deixe de procurar ajuda quando a situação envolver traficantes. 

Texto: Alexandra de Oliveira

Hospital do Jardim Esperança ganha melhorias para atendimento à população

 HMOCS contabiliza 48 mil consultas realizadas em 2013 sendo mais de 11 mil somente para clínica geral 



Apenas em 2013, o Hospital Municipal Otime Cardoso dos Santos, que fica no Jardim Esperança realizou mais de 48 mil consultas no ambulatório em diversas especialidades como neurologia, pediatria, oftalmologia, dermatologia, angiologia, pneumologia, entre outras. Só para clínico-geral foram marcadas mais de 11 mil consultas.

Algumas especialidades tiveram o quantitativo de vagas aumentado. Um exemplo foi a Pediatria que passou a contar com 230 vagas por semana. A unidade de saúde também passou a disponibilizar vagas para consultas com oftalmologistas, que antes não eram realizadas no hospital.

No final do ano, a Prefeitura de Cabo Frio, através da secretaria Municipal de Saúde entregou aos moradores do bairro, uma Unidade para Pacientes Graves (UPG) com três leitos instalados. O novo serviço reforçou o atendimento a pacientes graves que precisam de um tratamento imediato. Também conhecido como Box de Emergência, nele os pacientes são monitorados 24 horas e atendidos por uma equipe de médicos intensivistas, especialistas que trabalham em Unidades de Terapia Intensivas (UTIs).

- Damos todo o suporte. Quanto mais rápido e preciso o atendimento, melhor as chances de o paciente sobreviver. Estamos humanizando os serviços prestados – explicou o prefeito Alair Corrêa.

De acordo com a médica Mara Cortat, uma das responsáveis pela instalação da UPG, a unidade possui sala de emergência, mão de obra especializada e tecnologia de ponta. A sua infraestrutura é dotada de expurgo, estar médico, rede de oxigênio, ar comprimido e a vácuo.

- Os usuários também dispõem de aparelhos modernos para monitoração cardiovascular, respiradores e microprocessadores que têm a função de fazer a respiração artificial – completou a médica.

O Hospital do Jardim Esperança também passou por obras de melhorias com uma nova recepção e mais leitos na enfermaria para internação. A Secretaria de Saúde de Cabo Frio também realizou, nos meses de fevereiro e março, um mutirão de atendimento em diversas áreas da saúde para moradores do Jardim Esperança e bairros vizinhos. O objetivo foi dar agilidade e velocidade no atendimento aos pacientes, oferecendo à população do bairro a oportunidade de realizar diversos tipos de exames.

As ações aconteceram aos sábados com a realização de testes de glicose, além de aferição de pressão arterial, para diagnóstico de diabetes e hipertensão, exames de eletrocardiograma, consultas de pré-natal e exames de ultrassonografia.  Também foram realizadas palestras preventivas.

Texto: Alexandra de Oliveira

Escolas de Cabo Frio recebem o “Projeto Garoupa”

Projeto de educação ambiental patrocinado pela Petrobras chega à cidade por meio de uma parceria com a Secretaria de Educação

Proteger e recuperar as populações de Epinephelus marginatus – as Garoupas Verdadeiras: Esse é o principal objetivo do “Projeto Garoupa”, que agora chega às escolas de Cabo Frio, em parceria firmada com a Secretaria Municipal de Educação (SEME), através do Departamento de Gestão Pedagógica (DEGEPE).

O principal objetivo do projeto é, por meio da Educação Ambiental, estimular a consciência critica dos estudantes para a importância da preservação da espécie e, assim, atingir também as famílias, já que muitas comunidades locais são de pescadores, que usam a pesca como fonte de renda principal, ou mesmo que praticam a pesca esportiva.

A Garoupa Verdadeira, apesar de poder atingir tamanhos enormes, chegando até mais de um metro e meio, é um peixe fácil de ser capturado, principalmente por arpão, já que tem nado tranquilo e é inofensivo. Habita ambientes rochosos e possui alta fidelidade territorial. É também um peixe bastante conhecido, já que ilustra o verso da cédula brasileira de 100 reais. Devido a essas características, ele hoje está na lista das espécies ameaçadas de extinção – uma grande preocupação, já que está no topo da cadeia alimentar, sendo bastante importante para o equilíbrio do ecossistema marinho.

O “Projeto Garoupa” é patrocinado pela Petrobras, através do Programa Petrobras Ambiental. Desenvolve atividades participativas e inclusivas de Educação Ambiental de forma lúdica, realizando palestras e atividades culturais nas unidades escolares municipais de Cabo Frio que atendem ao 2º segmento do Ensino Fundamental. De acordo com o coordenador de Educação Socioambiental, professor Luiz Felipe Oliveira, a Escola Municipal Professor Carlos Alberto Gomes de Carvalho foi a primeira a ser contemplada, e a expectativa é de que até o final deste ano o projeto tenha visitado outras 20 escolas.

– A proposta é tratar a educação ambiental na perspectiva da importância da conservação de recursos marinhos, da preservação da biodiversidade e da consciência ambiental. Além disso, o projeto vai contribuir significativamente com a proposta pedagógica de cada unidade escolar no que diz respeito às questões ambientais de forma divertida e assim promete atrair a atenção da garotada – explica.

Para a secretária de Educação, professora Elenice Martins, desenvolver o Projeto Garoupa nas escolas de Cabo Frio será um ponto valioso para o trabalho de preservação.

- A participação de nossos alunos será essencial para mudar hábitos através da formação de uma consciência ecológica, já que eles se transformam em agentes multiplicadores e atuam na conscientização de amigos e familiares. Afinal, é na Educação que podemos ter esperança de um futuro melhor e de um Planeta mais sustentável e seguro.

Texto: Anneliese Lobo |Fotos: Gilberto Verdade