ANUNCIE AQUI

Projeto “Nossas Horas” oferece tarde de muita informação e descontração no Peró

Escola Municipal Evaldo Salles abriu os portões para receber adolescentes do bairro num bate-papo animado



O projeto “Nossas Horas, da Escola Municipal Evaldo Salles, no Peró, fez tanto sucesso que já está sendo cogitado por outras escolas de Cabo Frio, públicas e particulares. No mesmo formato do famoso programa “Altas Horas, da Rede Globo de Televisão, o projeto abordou assuntos importantes para os adolescentes, como educação sexual, violência, meio ambiente, mercado de trabalho e muitos outros.

O evento foi aberto para a comunidade e contou com a presença em massa sobretudo dos adolescentes. Para aqueles que pensavam que a garotada ficaria tímida para elaborar perguntas a surpresa foi grande. Foi uma enxurrada de questionamentos sobre todos os assuntos. Perguntaram sobre como os meninos sabem que podem engravidar, avaliaram o fechamento da Ilha do Japonês para veículos, debateram a redução da maioridade penal, buscaram informações sobre o mercado de trabalho, enfim, os convidados foram bastante sugados por todos os adolescentes que estavam sedentos por conhecimento.

Quem mediou o bate-papo de forma bem descolada foi a jornalista e professora de História Renata Cristiane. Com a linguagem própria dos jovens e sem "nove-horas", a apresentadora conseguiu prender a atenção de todos do início ao fim, motivando a participação. Durante a programação, o aluno Gabriel fez a caricatura da Renata e a presenteou no final do evento.

Para tratar os assuntos sobre educação sexual, a equipe convidou o coordenador do Laboratório Pedagógico de Ciências (LPC) da Secretaria de Educação de Cabo Frio, professor Fábio Conceição, que tirou todas as dúvidas. Para falar sobre violência, a escola contou com a ajuda do agente penitenciário Souza. Ele falou um pouco sobre como é a vida dos menores infratores que estão no Centro de Socioeducação (Cense) Dom Bosco, na Ilha do Governador, Zona Norte do Rio, onde trabalha. Explicou como funciona o sistema privativo para esses menores e alertou:

– Se você tem um amigo que está andando por um caminho torto, converse com ele, oriente, tente resgatá-lo. Mas se ainda assim ele não te der ouvidos, se afaste, pois você pode se enrolar e a vida lá dentro não é fácil.

Curso básico de Primeiros Socorros da SEMOP já tem data marcada

A Secretaria Municipal de Ordem Pública de Cabo Frio (SEMOP) promove seu primeiro curso básico de Primeiros Socorros para atendimento de vítimas em acidentes de trânsito, entre os dias 24 a 28 de agosto.

 

O curso será realizado no auditório da Escola Municipal Professor Edilson Duarte, no Jardim Caiçara, das 8h às 12h e das 14h às 18h. A carga horária do curso é de 40 horas/aula, sendo 32 horas de aulas teóricas e oito horas de aulas práticas.

 

O número máximo por turma é de 30 alunos e os critérios para seleção dos candidatos ao curso são ser voluntário, por ordem de inscrição, preferencialmente ter formação na área da saúde, possuir preparo físico e psicológico. No caso do número que preencham os requisitos anteriores ultrapassar o número de vagas oferecidas, caberá ao Secretário de Ordem Pública, Renato Vianna, escolher a seu critério quem preencherá as vagas.

 

O curso permite que os guardas civis municipais e guardas marítimos de Cabo Frio tenham conhecimentos básicos dos protocolos de Primeiros Socorros às vítimas de acidentes de trânsito.

 

A Escola Municipal Professor Edilson Duarte fica na Rua Professora Amélia Ferreira, s/n, no Jardim Caiçara.

Cabo Frio vai ganhar mais duas unidades de saúde em agosto

Prefeito Alair Corrêa visitou as obras da UBS da Vila do Ar e do Posto de Saúde do Jacaré nesta quarta-feira



O prefeito Alair Corrêa visitou na manhã desta quarta-feira (29/7), as obras para a instalação de uma Unidade Básica de Saúde (UBS) na Vila do Ar, uma antiga reivindicação da comunidade.  A visita foi acompanhada por moradores da localidade e pelo presidente da Associação de Moradores do bairro,  Robson Pinheiro.

– O prefeito Alair Corrêa aceitou todas as nossas propostas para a instalação desta unidade de saúde, e se sensibilizou com o problema da comunidade, já que nosso bairro é distante do Hospital do Jardim Esperança. Estamos muito felizes com o nosso posto de saúde – disse o presidente da Associação de Moradores da Vila do Ar.

Dona Amália Mota também acompanhou a vistoria. Ela mora no bairro há dois anos, e sempre que precisa de atendimento médico, recorre ao Hospital do Jardim Esperança.


– Agora vou ter atendimento médico na esquina da minha casa. Minha família está muito feliz. O prefeito prometeu e está cumprindo – disse a dona de casa.

A previsão é de que os últimos reparos sejam concluídos na próxima semana, e que a unidade de saúde seja inaugurada no dia 18 de agosto, no mesmo dia programado pelo prefeito Alair Corrêa para inaugurar as obras do Hospital Central de Emergência.

– O Hospital Central de Emergência vai ter UTI com oito leitos e vai receber todos os pacientes resgatados pelo Corpo de Bombeiros. As equipes já estão em treinamento e os equipamentos estão chegando. Quero que esta Unidade de Saúde seja inaugurada no mesmo dia, que vai ser quando vou entregar a Saúde de Cabo Frio reformulada – declarou o prefeito.

Da unidade de saúde da Vila do Ar, o prefeito Alair Corrêa foi vistoriar as obras do Posto de Saúde do Jacaré, que será inaugurado na próxima semana. A unidade vai ter duas equipes para atender a população. O posto já está pronto, e funcionários da empresa contratada para concluir a obra acertam os últimos detalhes para a inauguração. O prefeito Alair Corrêa visitou a obra acompanhado pela equipe de coordenação de Atenção Básica do município.

– Vamos abrir este posto de saúde sem fechar o outro. O objetivo é ampliar o atendimento. A população do Jacaré é muito grande e necessita das duas unidades de saúde para poder proporcionar um melhor atendimento - finalizou o prefeito.

Texto: Alexandra de Oliveira | Assessoria de Imprensa da Secretaria Municipal de Saúde
Fotos: Horácio CF Zone

Polícia Militar garante segurança aos alunos de Cabo Frio através da Ronda Escolar


Educação de Cabo Frio busca segurança nas escolas através de parcerias

A Ronda Escolar executada pelo 25º Batalhão de Polícia Militar de Cabo Frio tem levado tranquilidade aos alunos e profissionais das escolas municipais. A ação começou desde o dia 6 de julho, depois de uma reunião organizada pela Secretaria Municipal de Educação de Cabo Frio (SEME), com a presença da secretária de Educação, professora Juciara Noronha Dimas; do secretário de Ordem Pública, Renato Vianna; do comandante do 25º Batalhão de Polícia Militar, tenente-coronel Ruy França; e dos diretores escolares das 88 unidades da rede.

A Ronda Escolar foi uma iniciativa criada pelo tenente-coronel Ruy França para atender às solicitações das equipes diretivas das escolas a fim de minimizar os casos de violência no entorno das unidades de ensino da rede que apresentam situações de risco, tanto para a clientela escolar como também para os funcionários.

A ação está sob a responsabilidade do sargento Pains e da soldado Danielle, que circulam diariamente em horários alternados, garantindo assim a vigília e segurança. Eles aproveitam ainda para conversar com pais, alunos e funcionários, dando-lhes orientações importantes sobre segurança e cuidados no entorno das escolas.

Periodicamente, os policiais militares responsáveis pela ronda escolar apresentam um relatório da ação para o comandante do 25º BPM e também para a Secretaria de Educação. O primeiro relatório já foi apresentado e os profissionais relataram que foram muito bem recebidos tanto pela escola como pelos pais dos alunos.

A secretária Juciara Noronha Dimas ressalta a importância da ação de segurança pública que leva tranquilidade às escolas e permite que continuem o trabalho educativo com as crianças e jovens.

Somente através dessa ação conjunta é que podemos salvar o futuro de nossos alunosdestaca.

Texto: Anneliese Lobo | Assessoria de Imprensa da Secretaria Municipal de Educação
Foto: Divulgação SEME

Secretaria de Saúde e laboratório CDC capacitam agentes de saúde

 
  Walkiria Souza
A Secretaria de Saúde de Cabo Frio realizou na tarde desta sexta-feira (31/7) um treinamento de capacitação em coleta laboratorial com os agentes de saúde dos postos do programa Estratégia de Saúde da Família (ESF) e dos hospitais do Município. Cerca de 80 pessoas estiveram presentes na primeira reunião com o novo laboratório responsável pelos exames.

 

O biomédico Dimario Castro, diretor técnico do Laboratório CDC, conduziu o treinamento destacando a importância desta ação para a melhoria no atendimento a população.

 

– Estamos treinando os profissionais de coleta pra que não só tenham habilidade, reciclagem e capacitação no melhor atender da população do ponto de vista técnico, mas também em relação ao atendimento pessoal  desse paciente – explicou o médico, lembrando que a partir do treinamento, todos os coletores farão o mesmo atendimento aos pacientes de todo o município.

 

– Temos equipamentos de alta tecnologia, o que significa que o sangue do prefeito e do morador mais humilde será tratado e analisado pelo mesmo sistema – disse.

 

A parceria estabelecida entre a Prefeitura de Cabo Frio e o Centro de Diagnóstico Citológico (CDC) marca um novo momento para a saúde da cidade. De acordo com o diretor técnico do laboratório, 80% dos erros que acontecem na coleta e no atendimento prejudicam o andamento dos exames. O treinamento oferecido pelo laboratório tem como objetivo reduzir os erros para reestabelecer à confiança da população. Aproximadamente 500 pacientes serão atendidos por dia em todos os setores de saúde da cidade.

 

A chefe de enfermagem, Marcela Vidal, destaca a qualificação dos exames que vão dar agilidade o tratamento dos pacientes.

 

– A assistência e a qualificação dada aos pacientes serão de excelência. O paciente não irá precisar voltar à unidade para outra coleta. Este treinamento irá gratificar o trabalho de todos os profissionais e pacientes pelo serviço – conta.

 

A enfermeira do ESF da Praia do Siqueira, Gabriele Alves, também ressaltou a importância do contato dos agentes com o laboratório para um melhor desenvolvimento dos pacientes atendidos.

 

– Através dessa capacitação, a coleta vai mudar. Vamos poder expor o que o paciente necessita nesse contato com os responsáveis no atendimento ao paciente – diz.

 

A partir deste mês de agosto, o laboratório CDC irá atender todas as unidades de saúde no município de Cabo Frio, desenvolvendo assim o melhor atendimento e cuidado com a população.