Nesta quinta-feira (15/1), começa a segunda etapa das pré-matrículas online na rede municipal de ensino de Cabo Frio para o público em geral. É importante estar atento aos prazos e às orientações na hora de preencher o formulário no site. Para que ninguém tenha problemas ao garantir a vaga do filho, a Prefeitura colocou em seu portal oficial (www.cabofrio.rj.gov.br) um Vídeo Explicativo e também um Manual Explicativo, no link Ajuda.
A liberação do sistema para a realização das pré-matrículas só será feita a partir das 9h do dia 15 de janeiro e ficará disponível até às 23h59min do dia 24 de janeiro. Uma boa dica para quem está de olho nas vagas é já separar os documentos necessários, que são o Cadastro de Pessoa Física (CPF) do responsável legal e ainda a certidão de nascimento do aluno. Atenção também para o Ensino e Ano de Escolaridade do menor – caso o responsável tenha alguma dúvida, é fundamental pesquisar previamente a informação na escola de origem da criança. A última orientação é básica: preencher o formulário com calma e atenção para não cometer erros. Os dados do cadastro precisam estar corretos, pois serão conferidos no momento da efetivação da matrícula na escola. Caso os documentos apresentados não confiram com os dados do formulário online o aluno poderá perder a vaga.
Para realizar a pré-matrícula online, basta seguir os passos no portal oficial da Prefeitura – www.cabofrio.rj.gov.br – clicando no link “Pré-matrícula Online” e não se esquecer de imprimir o protocolo de pré-matrícula para comprovação no ato da matrícula na escola escolhida.
A Equipe de Gestão de Projetos da Tecnologia da Informação da prefeitura (EGP.TI) estará de prontidão exclusivamente no chat disponível dentro do ambiente virtual das pré-matrículas online oferecendo suporte técnico nos períodos das pré-matrículas (todas as fases), nos horários das 8h30min às 12h e das 13h30min às 17h (exceto feriados, sábados e domingos).
O procedimento online é o mais eficaz e ainda garante a transparência no preenchimento das vagas disponíveis. Vale destacar ainda que as Escolas Municipais Arlete Rosa Castanho e Professor Renato Azevedo seguem procedimentos diferentes por exigirem triagem específica dos alunos. Assim, exclusivamente nessas unidades, as matrículas serão realizadas na própria escola, a partir do dia 12 de fevereiro de 2015.
A implementação do novo sistema foi uma conquista importante para o município de Cabo Frio e o cumprimento da primeira promessa do governo Alair Corrêa para a Educação.
Confira o cronograma geral com as orientações necessárias para as matrículas novas:
Datas e Procedimentos
29/12/2014 das 9h até 6/1/2015 às 23h59min – 1ª fase de pré-matrículas novas na internet: candidatos com deficiência (fase já encerrada)
8 a 12/1/2015 das 8h às 14h – Efetivação dos requerimentos das matrículas dos candidatos inseridos na 1ª fase nas unidades escolares (alunos com deficiência)
15/1 das 9h até 24/1/2015 às 23h59min – 2ª fase de pré-matrículas novas na internet: candidatos em geral.
27 a 30/1/2015 das 8h às 14h – Efetivação dos requerimentos das matrículas dos candidatos inseridos na 2ª fase nas unidades escolares (alunos em geral).
4/2 às 9h até 5/2/2015 às 23h59min – 3ª fase da pré-matrícula na internet para candidatos com e sem deficiência.
9 a 11/2/2015 das 8h às 17h – Efetivação dos requerimentos das matrículas dos candidatos inseridos na 3ª fase, nas unidades escolares.
A partir de 12/2/2015 – Disponibilização das vagas remanescentes nas unidades escolares.
Documentação necessária para efetivar a matrícula nas escolas:
O requerimento deverá ser assinado pelo responsável do aluno ou pelo próprio, se maior de idade, acompanhado dos seguintes documentos: duas fotografias tamanho 3X4; fotocópias da certidão de nascimento ou casamento; do título de eleitor, se maior de 18 (dezoito) anos; da carteira de identidade, se maior de 18 (dezoito) anos; de certificado de reservista, se maior de 18 (dezoito) anos e até 45 (quarenta e cinco) anos, se do sexo masculino; da carteira de vacinação atualizada (para alunos da Educação Infantil); do comprovante de residência; do comprovante do tipo sanguíneo e do fator Rhesus – RH; e do comprovante da deficiência (laudo), quando for o caso; além do histórico escolar ou protocolo de transferência para alunos do Ensino Fundamental Regular e Educação de Jovens e Adultos – EJA e Ensino Médio Regular e EJA; e do atestado de escolaridade emitido pela unidade de origem de Educação Infantil;
A Secretaria Municipal de Educação de Cabo Frio informa ainda que, para a efetivação do requerimento de matrícula, o responsável deverá apresentar documento de identidade com foto.
O aluno, se maior, ou seu responsável deverá tomar ciência do prazo de seis meses a contar da data do procedimento de matrícula para entregar o comprovante do tipo sanguíneo e do fator Rhesus – RH, conforme obrigatoriedade disposta na Lei Estadual Nº 6.683 de 15 de janeiro de 2014, caso não o apresente no ato da matrícula.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Obrigado pela sua participação!