ANUNCIE AQUI

Prefeito reduz taxa anual de vistoria para taxis em Cabo Frio


Os taxistas de Cabo Frio vão pagar menos para vistoriar o veículo em novembro. A taxa prevista na Lei Complementar nº 20 (26/12/2013) que altera o texto da Lei Complementar nº 02 (12/2006) do Código Tributário Municipal que era de R$ 350 foi reduzida para R$ 65,00.  A redução foi possível devido à proposta do prefeito Alair Corrêa durante conversa com cerca de 80 taxistas no auditório da prefeitura na manhã desta quinta-feira. Cabo Frio tem 251 veículos na frota

- Todos concordaram em manter  o valor da taxa como a da capital Rio. O Importante é que todos concordaram de forma democrática e pacífica -, disse o prefeito Alair Corrêa.

PIRATARIA 

O prefeito disse ainda que vai criar uma comissão e orientar os agentes municipais para combater o transporte irregular de passageiros no município. O prefeito garantiu também que técnicos da prefeitura vão mapear os pontos onde há maior necessidade de banheiros químicos para atender aos motoristas profissionais.

- Vamos colocar banheiros químicos que entendo não ser o ideal e enfeiam a cidade, mas os taxistas precisam, além de câmeras de vigilância em alguns pontos de taxi  -, disse o prefeito.

Para o taxista José Mario dos Santos Moreira, o Baiano, presidente do Sindicato dos Taxistas de Cabo Frio, o encontro com o prefeito foi positivo.

- O prefeito Alair Corrêa foi sensível em receber os motoristas e contribuir com a redução da taxa-, disse o presidente.

Confira a lei na pasta da Secretaria Municipal de Transporte.

Segunda dose da vacina contra o HPV começa a ser aplicada na próxima semana


Público-alvo é comporto por meninas entre 11 e 13 anos de idade. Campanha de vacinação começa na segunda-feira, 1º de setembro

A Prefeitura de Cabo Frio começa na segunda-feira (1/9) a segunda etapa da campanha de vacinação contra o papiloma vírus humano (HPV) em meninas de 11 a 13 anos. A campanha é coordenada pela Secretaria Municipal de Saúde e a aplicação da segunda dose da vacina será feita até o dia 12 de setembro nas unidades de saúde do município.
Segundo o Departamento de Vigilância em Saúde, cada escola será direcionada para um posto de saúde com data pré-determinada, por isso a importância do comparecimento nas datas e locais estabelecidos.

A adolescente deverá levar a caderneta de vacinação fornecida na primeira dose, aplicada em março deste ano. A Superintendente de Vigilância em Saúde, Edilane Medeiros, lembra que a vacina protege contra quatro subtipos do HPV (6, 11, 16 e 18). Os subtipos 16 e 18 são responsáveis por 70% dos casos de câncer de colo de útero. Edilane Medeiros alerta que a aplicação da segunda dose, seis meses após a primeira, é fundamental para garantir a imunização.

- Sem a segunda dose da vacina não há proteção – explica.

Meninas que completaram 11 anos após o término da campanha no dia 11 de abril também devem ser vacinadas, sendo necessário apresentar na unidade de saúde uma declaração da Instituição de Ensino comprovando a matrícula. Para receber a segunda dose, basta apresentar o cartão de vacinação ou documento de identificação.

- Ressaltamos que a vacinação é nominal e destinada somente para meninas de 11 a 13 anos de idade – disse Edilane.

A terceira dose da vacina será aplicada cinco anos após a primeira. Em 2015, a vacina será oferecida para meninas de 9 a 11 anos e, em 2016, para meninas de 9 anos. O Ministério da Saúde reforça a importância do uso do preservativo como proteção contra as demais doenças sexualmente transmissíveis e da realização do exame conhecido como papanicolau em mulheres a partir dos 25 anos.

Fotos: Til Santos
Por: Alexandra de Oliveira 

Secretaria de Fazenda de Cabo Frio planeja novo recadastramento imobiliário


 
 
Implantar um sistema eficiente de recadastramento imobiliário que facilite e vida do contribuinte e aumente a arrecadação municipal. Este é o objetivo do projeto “IPTU Fácil” elaborado por técnicos da Secretaria de Fazenda de Cabo Frio. O projeto piloto já começou no 2º Distrito Tamoios.

O novo sistema vai permitir que o morador  preencha os dados para alterações cadastrais via internet. O novo portal da Fazenda de Cabo Frio está em fase final de implantação e vai permitir maior interatividade entre o contribuinte e o município.

O secretário de Fazenda Axiles Corrêa explica que o “IPTU Fácil”, vai garantir a uniformização de procedimentos e controle sobre os fluxos das informações do  cadastros imobiliários além de manter permanentemente atualizado o cadastro técnico, operando sob a base de um sistema de dados-

“Além da função fiscal, o novo sistema disponibilizará informações  inclusive para o planejamento urbano”, disse o secretário que vem acompanhando pessoalmente o trabalho da equipe técnica.  O “IPTU Fácil” vai começar  em  outubro podendo ser modificado a qualquer tempo através de instrução normativa a ser publicada pelo secretário municipal de Fazenda.

O recadastramento imobiliário e o IPTU Fácil vai dar o suporte para implementar o banco de dados  da Secretaria com informações que incluam as características básicas das benfeitorias e dos proprietários e/ou possuidores a qualquer título, dando substrato para o lançamento de valores tributários.

O  projeto também inclui outros serviços;

a)   Suprir a carência/solicitação dos contribuintes quanto ao lançamento de seus imóveis de forma facilitada;

b)   Aumentar a confiabilidade do cadastro municipal, atualizando as informações dos imóveis e dos contribuintes;

 

c)   Possibilitar o aumento da arrecadação tributária municipal utilizando, de forma mais eficiente, a capacidade tributária própria da Prefeitura da Cidade de Cabo Frio;

d)   Aumentar o controle sobre as finanças locais, tornando o município menos dependente das transferências intergovernamentais e dos Royalties;

e)   Verificar e utilizar, de forma mais eficiente, a relação custo/benefício por região; e construir uma base de dados consolidada para prover dados que auxiliarão o município a prestar melhores serviços e a subsidiar a correta aplicação destes recursos para a população.

Mais informações na Secretaria de Fazenda de Cabo Frio (22) 26453000.

Abertura dos Jogos Estudantis de Cabo Frio acontece neste sábado

 Téo Arrabal
Na tarde deste sábado (30/8), será dado o pontapé inicial para os Jogos Estudantis de Cabo Frio, resgatados pela Prefeitura da cidade. A competição será organizada em uma parceria entre as secretarias municipais de Esporte e Lazer (SEMEL) e de Educação (SEME). A abertura será realizada no Ginásio Poliesportivo Aracy Machado, a partir das 14h.
 
Mais de 100 instituições de ensino públicas (municipais, estaduais, federais) e particulares da cidade foram convidadas para participar das quatro modalidades que serão disputadas: futsal, handebol, natação e atletismo. O evento será realizado de setembro a novembro no Complexo Esportivo Aracy Machado, nos ginásios Vivaldo Barreto e João Augusto, e no Núcleo de Natação do projeto “Crescendo com o Esporte”.

As 30 instituições confirmadas são:
 
Particulares:
Centro Educacional Alexis Novellino
Centro Educacional Angela Mendes
Colégio Domingos Sávio
Colégio Franciscano Sagrado Coração de Jesus
Escola Canto dos Pássaros
Escola Menino Jesus
Escola Santa Rita
Instituto Santa Rosa
Universidade Estácio de Sá
Universidade Veiga de Almeida
 
Municipais:
Centro Educacional Municipal Professora Marli Capp
Colégio Municipal Professora Elza Maria Santa Rosa Bernardo
Colégio Municipal Rui Barbosa
Escola Agrícola Municipal Nilo Batista
Escola Municipal Alfredo Castro
Escola Municipal Américo Vespúcio
Escola Municipal Arlete Rosa Castanho
Escola Municipal Evaldo Salles
Escola Municipal Professor Carlos Alberto Gomes de Carvalho
Escola Municipal Professor Edílson Duarte
Escola Municipal Professor Zélio Jhota
Escola Municipal Professora Elicea da Silveira
Escola Municipal Professora Márcia Francesconi Pereira
Escola Municipal Professora Talita Hernandes Perelló
Escola Municipal Professora Tânia Maria Gomes de Ávila
 
Estaduais:
Ciep 357 José de Dome
Colégio Estadual Miguel Couto
Colégio Estadual Professor Renato Azevedo
 
Federais:
IFFluminense - Campus Cabo Frio
Instituto Politécnico de Cabo Frio – UFRJ

Cadastramento para o programa “Minha Casa Minha Vida” começa dia 2 de setembro



Primeiro passo é fazer o cadastro no CadÚnico. Usuários devem procurar a Secretaria Municipal de Assistência Social de Cabo Frio.
Por: Glória Passos

A Prefeitura de Cabo Frio dá início ao cadastramento para o programa “Minha Casa Minha Vida” na segunda-feira (2/9). O atendimento será feito na Secretaria Municipal de Assistência Social (SEMAS), no horário de 8h às 12h e de 13h às 16h e acontecerá até o dia 31 de outubro.

Uma grande estrutura será montada no pátio da Secretaria para atender a população, onde serão distribuídas 120 senhas por dia. Os interessados devem comparecer à sede da SEMAS munidos dos seguintes documentos com original e cópia: certidão de nascimento (se solteiro) de todos os integrantes da família; certidão de casamento (se casado), averbação do divórcio ou certidão de óbito; carteira de trabalho de todos os integrantes da família, RG e CPF, também de todas as pessoas da família.

É importante ressaltar que só poderá fazer o cadastro no programa “Minha Casa Minha Vida” as pessoas que estiverem cadastradas no CadÚnico, que é o Cadastro Único para Programas Sociais. A partir desse cadastro, onde o usuário receberá o NIS (Número de Identificação Social), ele poderá fazer o cadastro específico para o programa. Os que já são cadastrados no CadÚnico devem conferir se o cadastro está atualizado. A inscrição no CadÚnico também pode ser feita na Secretaria de Assistência Social.

- É importante que as pessoas não deixem para a última semana, porque a documentação tem que estar toda atualizada, com certidões e carteiras legíveis, sem rasuras, rasgos ou manchas. Então o quanto antes os interessados agilizarem a documentação, mais rápido será o andamento do cadastro – declarou a superintendente de Gestão do SUAS, Jeanne de Souza.

Para se inscrever no programa, as pessoas devem estar no perfil do beneficiário que exige que: a renda máxima da família seja de até R$1.600,00; não seja beneficiário de nenhum programa habitacional; resida em Cabo Frio há pelo menos um ano; e que não possua nenhum imóvel.

O Condomínio Residencial Monte Carlo será construído no Bairro Jardim Esperança, bem próximo à Estrada da Integração. Serão 1800 apartamentos distribuídos em 243 blocos. O programa prevê ainda a construção de uma creche para 120 crianças.


Cabo Frio sedia Encontro Regional de Conselheiros Tutelares


Pela primeira vez o encontro acontece
 no município.
O Conselho Tutelar de Cabo Frio em parceria com a Associação de Conselheiros Tutelares do Estado do Rio de Janeiro (ACTERJ) sedia pela primeira vez nesta sexta-feira (22/08), o VII Encontro Regional de Conselheiros Tutelares de Cabo Frio. O evento acontece no auditório da Prefeitura de Cabo Frio até às 17 horas, com os temas “Atribuições e procedimentos do Conselho Tutelar” e “Liberdade Religiosa: Direito de Todos”.

Segundo Luiz Felipe, organizador e presidente do Conselho Tutelar de Cabo Frio, o evento tem como objetivo principal capacitar Conselheiros Tutelares e pessoas interessadas em ingressar na carreira. Está marcado para 2015 as eleições para conselheiros tutelares em todo o território brasileiro, bem como para psicólogos e assistentes sociais e membros das equipes técnicas dos Conselhos Tutelares. 

- O evento é importante para distinguir o papel do conselheiro tutelar, a sua função. Divulgar esse papel na sociedade, os direitos e deveres no trabalho do dia a dia e a importância do conhecimento da rede, afirma a coordenadora do Conselho Tutelar Regional-Capital, Milena Salgueiro.

 Participam do evento profissionais ligados aos órgãos que trabalham diretamente com os Conselhos Tutelares, tais como representantes da secretaria de saúde, criança e adolescente, assistência social e educação.

O evento terá a emissão de certificados aos participantes e material informativo distribuído.

Texto: Marianne Rodrigues
Fotos: Ari dos Santos

II Simpósio de Educação Inclusiva em Cabo Frio

A Prefeitura de Cabo Frio e a Secretaria Municipal de Educação de Cabo Frio (SEME), por meio da Divisão de Educação Inclusiva (DEGEPE), lança o II Simpósio de Educação Inclusiva, abordando o tema Responsabilidade, Desafio e Superação: Tríade da Inclusão. O evento acontece nessa quinta-feira, (28/08), das 8h às 17h, no Teatro Municipal Inah de Azevedo Mureb.
           
De acordo com a chefe da Divisão, professora Jocélia Pinho, o evento surgiu em comemoração à Semana da Pessoa com Deficiência Intelectual e Múltipla. Ela explica ainda que o objetivo principal do Simpósio é discutir o papel do profissional da educação no processo de inclusão, quanto aos aspectos técnicos, pedagógicos, legais, atitudinais e de acessibilidade.

- Pretendemos promover discussões para o enfrentamento do desafio de garantir qualidade de ensino para os alunos com ou sem deficiência – o que é compromisso de todos -, frisa Jocélia.
           
O II Simpósio de Educação Inclusiva de Cabo Frio terá a participação de dois palestrantes convidados: a mestre em Psicologia Social (UERJ), professora Valéria Carneiro Mendonça, que falará sobre Inclusão Escolar: Responsabilidade e Desafio, e o psicólogo e doutor em Educação (UNESP), Hélio Ferreira Orrico, que abordará o tema Adaptações Curriculares e Acessibilidade: aspectos legais e atitudinais.
           
Durante todo o evento, também haverá exibição do vídeo “Superando as dificuldades, vencendo obstáculos – Exemplos de Superação”, que foi produzido pela equipe de Divisão de Educação Inclusiva e pelo Núcleo de Tecnologia Municipal.
           
Para encerrar o evento com chave de ouro, o grupo Corpo em Movimento, da Associação Niteroiense dos Deficientes Físicos (ANDEF), fará a apresentação artística Cinema Autoral.

As escolas municipais já receberam toda a programação do evento e ainda as fichas de inscrição para participarem. Também foram convidados representantes de Instituições e Secretarias de Educação da Região dos Lagos.
           
Em Cabo Frio, além de duas escolas especializadas, existem outras 18 salas de Recursos Multifuncionais que dão suporte aos alunos inclusos no Ensino Regular e mais os Centros de Apoio Pedagógico.

Texto: Anneliese Lobo

Prefeitura de Cabo Frio comemora um ano de funcionamento do Centro Municipal de Tratamento de Dependentes Químicos

 
A Prefeitura de Cabo Frio comemora neste domingo (24/08), o aniversário de um ano do Centro Municipal de Tratamento de Dependentes Químicos. Sob a responsabilidade da Secretaria Municipal de Prevenção ao Uso de Drogas, o centro de reabilitação que entrou em funcionamento em agosto do ano passado, tem hoje 45 internos em tratamento. Segundo a secretária Municipal de Prevenção ao Uso de Drogas, os internos irão receber seus familiares para uma cerimônia às 15h, com a presença do prefeito Alair Corrêa.
               
 - Vamos fazer uma festa para receber os amigos, os familiares das pessoas que se encontram em tratamento e também aqueles que já receberam alta médica e já voltaram ao convívio social. É com muita alegria que organizamos este evento, que vai contar com a presença do prefeito Alair Corrêa, nosso maior incentivador neste projeto que vem ajudando na reestruturação de centenas de famílias, disse Cris Mansur.
               
A dependência química é uma doença crônica e reincidente, caracterizada pelo consumo compulsivo de drogas. O objetivo do centro de reabilitação, que tem 28 mil metros quadrados, localizado no Alecrim, é oferecer um ambiente seguro e acolhedor facilitando a socialização e a busca de equilíbrio no tratamento dos dependentes.
               
- A família sofre tanto quanto o dependente. Muitas delas são destruídas durante esse processo. O vício pode ser tratado, mas o sucesso desse tratamento depende de uma variedade de fatores. É na família, portanto, que deve começar a luta contra este problema que atinge a nossa sociedade, diz a secretária.

O Centro de Tratamento tem capacidade para abrigar 75 internos. Lá, os internos contam com clínico geral, neurologista, atendimento odontológico, psicólogo, psiquiatra, enfermeiros, monitores, biblioteca, espaço para terapias em grupo, academia de ginástica, lavanderia, campo de futebol, quadra de vôlei, hidroginástica, salão de jogos e cursos profissionalizantes nas áreas de hotelaria, culinária, artesanato, informática, eletricista, entre outros. Cabo Frio é o primeiro município do estado do Rio de Janeiro a oferecer este tipo de tratamento aos seus moradores.
               
- Estou muito feliz com o resultado conquistado neste ano. Aqui, não tratamos apenas os dependentes químicos. Estamos abraçando também as famílias, que precisam de ajuda para a recuperação e a ressocialização dos seus parentes. Muitas pessoas acham que é apenas o dependente químico, colocado à margem da sociedade, que precisa de ajuda. Mas o que podemos observar é que toda aquela família precisa de um acolhimento, e aqui, nós oferecemos isso, destacou o prefeito Alair Corrêa.
               
Segundo Cris Mansur a taxa de recuperação no município tem sido de 50%, muito superior à média no país, que gira entre 20 e 30% dos dependentes.
               
- Esse sucesso só é possível graças ao trabalho humanizado realizado com os internos, que consiste em manter uma rotina de trabalho, convivência comunitária e o exercício da espiritualidade, explica ela.
               
Além de receber todo o atendimento necessário para sua recuperação, o interno trabalha formando mão-de-obra para o cultivo de hortaliças, criação de animais e fabricação de pães e bolos numa mini-padaria. Todos os alimentos são para consumo próprio. A transformação biopsicossocial e espiritual envolve o aprendizado de novos valores, comportamentos, capacidades e responsabilidades, gerando os instrumentos necessários para a reinserção social. Segundo especialistas, o trabalho realizado visa incentivar o usuário a retomar suas relações familiares e atividades profissionais.

Texto e fotos: Alexandra Oliveira

Corrida da Padroeira 2014 acontece domingo na Praia do Forte

 Corredores famosos e estrangeiros participam desta edição, marcada por premiação recorde e percurso que 
contempla a nova orla.
                                           
Acontece neste domingo, na Praia do Forte, mais uma edição da Corrida da Padroeira de Cabo Frio, promovida pela Prefeitura da cidade.  A largada sai às 9h, mas quem chegar antes, pode participar de um aquecimento realizado por professores do projeto “Crescendo com o Esporte”.

A organização do evento é da Secretaria Municipal de Esporte e Lazer. Das mais de 1500 inscrições abertas para a corrida, há além de corredores senegaleses, quatro corredores brasileiros famosos. Marcando presença no evento está Marcia Narloch, considerada a melhor do país na atualidade, medalha de ouro na maratona dos jogos Pan-Americanos de Santo Domingo, em 2003, e vencedora da Corrida da Padroeira do ano passado.

No masculino, Edmilson dos Reis, campeão da Maratona do Rio no mês passado; Giovani dos Santos, bronze nos 10000 m do Pan-Americano de 2011 em Guadalajara; Damião Ancelmo de Souza, maratonista, e Eliezer de Jesus Santos, especialista nos 10 mil metros e campeão da Corrida da Padroeira do ano passado.

Circuito e premiação
O circuito será de 10 e 5 km para corrida e 5 km para caminhada. Tanto a largada quanto a chegada acontecem na Praça do Guta, atrás dos novos quiosques, na Praia do Forte. A premiação será em dinheiro e troféus para os três primeiros colocados da categoria geral masculina e feminina de 10 km, e para os três primeiros colocados de cada categoria de faixa etária dos 10 km. Todos os competidores recebem medalha de participação.

O kit para a corrida será distribuído amanhã (22) e no sábado (23), das 8h às 19h no Ginásio Poliesportivo Aracy Machado. Para a retirada, o competidor deverá ter em mãos o comprovante de inscrição mais 2 kg de alimentos não perecíveis e 2 garrafas pet. O competidor que se inscreveu via internet precisa apenas do comprovante de inscrição no momento da troca, que pode ser feita horas antes, no local da competição.

A premiação acontece da seguinte maneira: 

5 km 
Troféu para os três primeiros colocados no geral masculino e feminino

10 km
Geral masculino e feminino
1º R$ 3000,00 + Troféu
2º R$ 1200,00 + Troféu
3º R$ 800,00 + Troféu

Faixa etária masculino e feminino
1º R$ 200,00 + Troféu
2º R$ 120,00 + Troféu
3º R$ 80,00 + Troféu

Além de troféu para as academias com maior número de corredores inscritos e efetivamente participando no dia da prova, e o troféu para a equipe com maior número de inscritos e participantes.


Texto: Téo Arrabal
Fotos: Ari dos Santos

Projeto “Esporte sem Limites” começa nesta sexta-feira em Tamoios

Evento promovido pela Secretaria de Educação reúne 18 instituições do distrito

Por: Anneliese Lobo
 
A Prefeitura de Cabo Frio realiza, a partir desta sexta-feira (22/8), a primeira edição do projeto “Esporte sem Limites”. Desenvolvido pelo Núcleo de Gerência Educacional de Tamoios – ligado à Secretaria Municipal de Educação – o “I Esporte sem Limites” é uma competição saudável que reúne 15 escolas de Tamoios, mais a APAE, o Centro de Educação Especial Integrado Prof. Durval Silva e a Superintendência do Idoso em disputas de diversas modalidades. A abertura oficial está marcada para as 10h, no Ginásio Poliesportivo João Augusto Teixeira, em Tamoios.

Durante a abertura, todas as 18 instituições participantes serão apresentadas com suas delegações em uma grande festa. Serão seis dias de torneios esportivos, sempre a partir das 9h no Ginásio Poliesportivo João Augusto Teixeira. Dentre as modalidades estão: pula-pula, handball, vôlei, atletismo, queimado e muito mais. Todos os Segmentos de Ensino estarão representados. Apesar da disciplina de Educação Física não fazer parte da grade curricular dos alunos de Educação Infantil e do primeiro segmento do Ensino Fundamental, eles participam com as atividades recreativas que já são trabalhadas nas escolas.

De acordo com a professora Juciara Noronha, superintendente de Educação do Distrito de Tamoios, diversos objetivos foram considerados na organização do projeto: um deles foi promover a integração entre os alunos e ainda resgatar algumas brincadeiras que rapidamente deixaram de fazer parte do cotidiano da garotada para dar espaço aos smartphones e tablets. Porém, o principal, foi oportunizar novas escolhas aos jovens e crianças, propondo um caminho diferente das drogas.

– A luta contra as drogas é tarefa árdua, mas não podemos fraquejar. É emergencial buscarmos ações para combater esse mal que vem assolando famílias e destruindo nossos jovens. Como educadores, não podemos cruzar os braços para essa realidade e uma das formas mais eficazes contra as drogas é a adoção de hábitos saudáveis, através do esporte e, principalmente, na escola – explica Juciara.

O encerramento já está marcado para o dia 20 de setembro de 2014, às 10h, também no Ginásio. A data foi escolhida para celebrar o Dia Internacional do Portador de Necessidades Especiais, com atividades para as crianças da APAE e da Casa do Aluno.

Confira a programação:

22 de Agosto
ABERTURA COM APRESENTAÇÃO DAS EQUIPES QUE COMPETIRÃOTodas as delegações – Poliesportivo – Manhã

23 de Agosto
PULA PULAEducação Infantil – Poliesportivo – Manhã

28 de Agosto – HANDBALL/VÔLEI – 6º ao 9º ano/Ens. Médio. – Poliesportivo – Manhã

3 de setembro
ATLETISMO – 1º ao 5º ano – Poliesportivo – Manhã
CIRCUITO – Revezamento, 100m rasos e salto em distância – 1º ao 5º ano – Poliesportivo – Tarde

4 de setembro
FUTSAL E CHUTE A GOL – 1º ao 5º ano – Poliesportivo (horário a ser definido)

5 de setembro
QUEIMADO – 1º ao 5º ano – Poliesportivo (horário a ser definido)

11 de setembro
FUTSAL – 6º ao 9º ano/Ensino Médio – Poliesportivo (horário a ser definido)

20 de Setembro
Dia Internacional do Portador de Necessidades Especiais e fechamento do Projeto – Equipe da APAE e Casa do Aluno – Poliesportivo – Manhã

PAM recebe melhorias para conforto dos pacientes



O prédio em São Cristóvão recebeu nova pintura, aparelhos de ar condicionado nos consultórios, novas cadeiras para espera e uma nova recepção, dentre outras melhorias



A Prefeitura de Cabo Frio acaba de finalizar uma série de melhorias no Posto de Atendimento Médico de São Cristóvão (PAM) para conforto e melhor atendimento aos pacientes que procuram aquela unidade de saúde para atendimento médico.



As melhorias foram indicadas e supervisionadas pela Secretaria de Saúde. O prédio recebeu nova pintura, aparelhos de ar condicionado nos consultórios, novas cadeiras para espera e uma nova recepção. Ar condicionado nos consultórios, pintura, novas cadeiras para espera e uma recepção renovada.



- As instalações elétricas também foram revisadas para suportar o funcionamento dos aparelhos de ar condicionado, colocamos cadeiras novas e pintamos o prédio, tanto a parte externa quanto a interna. Todas as melhorias foram feitas visando o conforto dos nossos pacientes, disse o diretor da unidade – Antônio Marcos Durães.



Por semana, passam pelo PAM, cerca de dois mil pacientes que têm as consultas agendadas através da Central de Marcação de Consultas, ou são encaminhados pelos ESfs - Estratégia de Saúde da Família - para atendimento médico em mais de 30 especialidades. Além das consultas, também são realizados no PAM exames como ecodoppler venoso, ecocardiograma, tomografia, raio x, mamografia, mapa e teste de esforço. Recentemente, a Unidade também passou a realizar exames ultrassonografia para agilizar o atendimento e reduzir a demanda no Centro de Saúde Oswaldo Cruz e no Hospital do Jardim Esperança.



 

 - A realização desses exames aqui no PAM, desde maio, vem agilizando o atendimento, já que o paciente sai da consulta com o pedido, pega a autorização e já agenda o procedimento, que é realizado no mesmo lugar – concluiu Antônio Marcos Durães.




Texto: Alexandra de Oliveira

Fotos: Til Santos

Brasileiro não reconhece escola como instituição importante



O brasileiro não reconhece a escola como elemento importante na formação da cidadania. O sistema de educação básica aparece em penúltimo lugar – atrás apenas do Judiciário – em avaliação da contribuição das instituições para formação e disseminação dos valores cívicos feita em pesquisa da CPM Research com 1.110 entrevistados. A família aparece em primeiro lugar, seguida da
universidade, da mídia, da polícia e do Ministério Público.

 O estudo será apresentado nesta quarta-feira no Encontro Internacional do Ciclo Educação para o Futuro, na PUC-SP. Segundo o estudo, feito com habitantes das cinco regiões do país no início deste mês, os brasileiros não admitem ter deficiências na formação sobre o assunto. A maioria se considera cidadão ativo por ter consciência de seus direitos e deveres.

As manifestações de junho de 2013 mostraram a nossa incapacidade no que diz respeito à cidadania ativa. Cada um saiu de casa com o seu cartaz, dizendo o que era importante para si, mas sem estar organizado. Isso vem de uma falta de formação no ensino básico, que não nos ensina sobre nossos direitos e deveres como cidadãos – avalia Oriana Monarca White, diretora da CPM Research e membro do Núcleo de Estudos de Futuro (NEF) da PUC-SP.

Entre as ações consideradas mais importantes para ser um cidadão ativo, “ensinar as crianças a serem cidadãos ativos desde os primeiros anos da escola” aparece em quinto lugar e “acompanhar o trabalho dos representantes públicos” em nono, atrás, por exemplo, de “ter um CPF”, em sétimo lugar.

Oriana desenvolve pesquisa de pós-doutorado sobre o tema. Ela compara a situação do Brasil com a de outros países como Itália e Espanha, onde o ensino de cidadania ativa é orientado por programas conduzidos pelos ministérios da educação. Durante um mês, a professora aplicou métodos usados por esses países em duas escolas públicas de São Paulo. O projeto envolveu exibição de filme, leitura de contos e fotografia.

Duas educadoras italianas, Milva Valentini e Patrizia Bracarda, vão participar do encontro na PUC-SP. Depois de apresentar o projeto de pós-doutorado, em outubro, Oriana pretende enviar propostas sobre o tema para o Ministério da Educação.

Fonte: Portal Verdade Gospel.

Saúde faz novo mutirão para reduzir a fila de espera para tratamento oftalmológico

Parceria com o Hospital Oftalmológico Santa Beatriz atende a pacientes já cadastrados no programa de Tratamento Fora de Domicílio.


A Prefeitura de Cabo Frio está fazendo mais um mutirão para diminuir a demanda existente nos atendimentos oftalmológicos para pacientes já cadastrados pelo programa de Tratamento Fora de Domicílio (TFD), desenvolvido pela Secretaria Municipal de Saúde.

O mutirão é desenvolvido em uma parceria com o Hospital Oftalmológico Santa Beatriz, localizado em Niterói, para onde são encaminhados os pacientes do município para cirurgias e exames que não são realizados em Cabo Frio. A exemplo do que aconteceu em maio, uma unidade móvel do hospital, composta por dois consultórios totalmente equipados e uma equipe de profissionais altamente qualificados, chegou a Cabo Frio nesta terça-feira (19/8).

O ônibus vai ficar até quinta-feira na cidade. Por dia serão realizados 60 atendimentos. Segundo a coordenadora do programa no município, Mazinha Pereira Lobo, a iniciativa visa reduzir a fila de espera, que hoje é de cerca de 500 pacientes.

Os pacientes estão sendo convocados por telefone para comparecer à sua consulta. A receptividade tem sido muito boa, porque além de dar agilidade ao atendimento, eles estão evitando o deslocamento até Niterói para a consulta – explicou Mazinha.

Todos os pacientes convocados para o atendimento nesses três dias, já haviam passado pelo oftalmologista do município e estão cadastrados no TFD para encaminhamento ao Hospital Oftalmológico Santa Beatriz, uma instituição hospitalar que dispõe de amplos recursos tecnológicos e humanos para realizar os mais modernos procedimentos de alta complexidade, como transplantes de córnea, tratamento de traumas, catarata, entre outros.

Segundo Paulo Mora, coordenador do serviço oftalmológico móvel, os pacientes podem contar agora com mais um serviço disponível. O Hospital é pioneiro no Rio de Janeiro com um equipamento para a realização de cirurgia de catarata a laser. No Brasil, só existem 18 máquinas como essa. Duas no Estado do Rio de Janeiro.

- Este laser aumenta muito a precisão dos passos da cirurgia, levando maior segurança e melhor resultado visual. A técnica permite, na maioria dos casos, a diminuição da necessidade do uso de óculos para longe e para perto, associado a lentes intraoculares especiais – explicou o coordenador do serviço oftalmológico móvel.

Na primeira etapa da parceria, em maio, a unidade móvel realizou 240 atendimentos.

Por: Alexandra de Oliveira
Fotos: Til Santos