Mais de 65 jatos executivos de diversos países
chegaram à cidade.
Expectativa é que o fluxo cresça ainda mais nas próximas semanas
por causa da final da Copa do Mundo.
Expectativa é que o fluxo cresça ainda mais nas próximas semanas
por causa da final da Copa do Mundo.
Por Telma Flora
Sem vagas
nos aeroportos do Rio de Janeiro devido à Copa do Mundo, o Aeroporto
Internacional de Cabo Frio tem sido o espaço escolhido para estacionamento por
aviões das seleções e jatos executivos. Mais de 65 jatos executivos de diversos
países chegaram à cidade desde o início do Mundial, e a expectativa é que,
apenas nos dias 12 e 13 de julho, outros 50 jatos e dez aeronaves de grande
porte utilizem o terminal.
Muitos
torcedores, vindos dos Estados Unidos, Chile, Argentina, Uruguai e França, que
desembarcaram no aeroporto aproveitaram para conhecer Cabo Frio e outras
cidades da região da Costa do Sol, movimentando a economia local. As
aeronaves das delegações da Holanda, Inglaterra, Chile e Bélgica também já
passaram pela cidade.
Nosso
entrevistado, Kleber Meira, diretor-geral da Libra Aeroportos, empresa que
administra o terminal de Cabo Frio, confirmou que a cidade está recebendo uma
média diária de cinco jatos executivos.
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Atualmente, o aeroporto de Cabo Frio opera três voos semanais para Belo
Horizonte e Campinas, mas a localização privilegiada fez com que se
transformasse em um ponto de conexão para a indústria do petróleo.
A seguir,
uma exclusiva com Kleber Meira, que nos informou em detalhes como está sendo o
movimento do aeroporto no período da Copa.
Telma Flora: Quantos voos estrangeiros o terminal
recebeu desde o início deste mês até a presente data?
Kleber Meira: Passaram
pelo aeroporto desde o inicio do mês 65 jatos executivos (voos não regulares);
dez aeronaves de grande porte (voos não regulares), como, por exemplo, Boeing
767, Boeing 777 e Airbus A 340; aviões das seleções da Holanda, Inglaterra e
Bélgica; voos cargueiros (vindos de Miami e Amsterdã); e 20 voos regulares da
Azul (vindos de Campinas e Belo Horizonte).
TF: Qual a média normal de desembarque de aeronaves
desse tipo no aeroporto? Em quanto por cento aumentou o movimento?
KM: Esse
fluxo de aeronaves de passageiros está aproximadamente 250% maior que a média
mensal do último ano. A maioria dos voos de jatos executivos está vindo dos
EUA, Alemanha e Argentina. E a maioria dos voos de grande porte, dos Estados
Unidos, Alemanha e Chile.
TF: Quando começaram os voos comerciais em Cabo
Frio? Qual o fluxo de passageiros anual?
KM: O
início das operações de voos comerciais ocorreu em 2001, e estas vêm crescendo
ano após ano. Trata-se de um aeroporto que atende à demanda de diversos
setores: passageiros/turistas; armazenagem de carga e helicópteros offshore.
O fluxo anual é de aproximadamente 230 mil passageiros.
TF: Quantas pessoas, em média, desembarcam de cada
um desses aviões no terminal?
KM: Os
jatos executivos transportam, em média, seis passageiros e as grandes aeronaves
transportam, em média, 200 passageiros.
TF: Há planos de expansão do aeroporto?
KM: O
aeroporto de Cabo Frio é um dos 270 aeroportos regionais do programa FNAC para
receber investimentos para ampliação de pátio e terminal. Como o aeroporto já
possui projetos executivos, autorizações e licenças dos órgãos competentes
(DECEA, ANAC, INEA e Prefeitura), e, além disto, temos a Olimpíada de 2016 no
RJ, nós temos a expectativa de que o Aeroporto Internacional de Cabo Frio seja
um dos 1ºs aeroportos regionais a serem contemplados pela
Secretaria de Aviação Civil (SAC).
TF: Qual a expectativa com relação ao fluxo de
passageiros nos próximos dias?
KM: A
região de Cabo Frio e Búzios é um grande atrativo turístico, e muitos
estrangeiros que vieram para acompanhar a Copa estão vindo conhecer a
Costa do Sol. A nossa expectativa é de que o fluxo cresça ainda mais nas
próximas semanas por causa da final da Copa do Mundo.
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