ANUNCIE AQUI

Aeroporto Internacional de Cabo Frio na rota da Copa.

 
Mais de 65 jatos executivos de diversos países
 chegaram à cidade.
Expectativa é que o fluxo cresça ainda mais nas próximas semanas
por causa da final da Copa do Mundo.

Por Telma Flora

Sem vagas nos aeroportos do Rio de Janeiro devido à Copa do Mundo, o Aeroporto Internacional de Cabo Frio tem sido o espaço escolhido para estacionamento por aviões das seleções e jatos executivos. Mais de 65 jatos executivos de diversos países chegaram à cidade desde o início do Mundial, e a expectativa é que, apenas nos dias 12 e 13 de julho, outros 50 jatos e dez aeronaves de grande porte utilizem o terminal.
Muitos torcedores, vindos dos Estados Unidos, Chile, Argentina, Uruguai e França, que desembarcaram no aeroporto aproveitaram para conhecer Cabo Frio e outras cidades da região da Costa do Sol, movimentando a economia local.  As aeronaves das delegações da Holanda, Inglaterra, Chile e Bélgica também já passaram pela cidade.
Nosso entrevistado, Kleber Meira, diretor-geral da Libra Aeroportos, empresa que administra o terminal de Cabo Frio, confirmou que a cidade está recebendo uma média diária de cinco jatos executivos.
- Atualmente, o aeroporto de Cabo Frio opera três voos semanais para Belo Horizonte e Campinas, mas a localização privilegiada fez com que se transformasse em um ponto de conexão para a indústria do petróleo.

A seguir, uma exclusiva com Kleber Meira, que nos informou em detalhes como está sendo o movimento do aeroporto no período da Copa.

Telma Flora: Quantos voos estrangeiros o terminal recebeu desde o início deste mês até a presente data?
Kleber Meira: Passaram pelo aeroporto desde o inicio do mês 65 jatos executivos (voos não regulares); dez aeronaves de grande porte (voos não regulares), como, por exemplo, Boeing 767, Boeing 777 e Airbus A 340; aviões das seleções da Holanda, Inglaterra e Bélgica; voos cargueiros (vindos de Miami e Amsterdã); e 20 voos regulares da Azul (vindos de Campinas e Belo Horizonte).

TF: Qual a média normal de desembarque de aeronaves desse tipo no aeroporto?  Em quanto por cento aumentou o movimento?
KM: Esse fluxo de aeronaves de passageiros está aproximadamente 250% maior que a média mensal do último ano. A maioria dos voos de jatos executivos está vindo dos EUA, Alemanha e Argentina. E a maioria dos voos de grande porte, dos Estados Unidos, Alemanha e Chile.

TF: Quando começaram os voos comerciais em Cabo Frio?  Qual o fluxo de passageiros anual?
KM: O início das operações de voos comerciais ocorreu em 2001, e estas vêm crescendo ano após ano. Trata-se de um aeroporto que atende à demanda de diversos setores: passageiros/turistas; armazenagem de carga e helicópteros offshore. O fluxo anual é de aproximadamente 230 mil passageiros.

TF: Quantas pessoas, em média, desembarcam de cada um desses aviões no terminal?  
KM: Os jatos executivos transportam, em média, seis passageiros e as grandes aeronaves transportam, em média, 200 passageiros.

TF: Há planos de expansão do aeroporto?
KM: O aeroporto de Cabo Frio é um dos 270 aeroportos regionais do programa FNAC para receber investimentos para ampliação de pátio e terminal. Como o aeroporto já possui projetos executivos, autorizações e licenças dos órgãos competentes (DECEA, ANAC, INEA e Prefeitura), e, além disto, temos a Olimpíada de 2016 no RJ, nós temos a expectativa de que o Aeroporto Internacional de Cabo Frio seja um dos 1ºs aeroportos regionais a serem contemplados pela Secretaria de Aviação Civil (SAC).

TF: Qual a expectativa com relação ao fluxo de passageiros nos próximos dias?
KM: A região de Cabo Frio e Búzios é um grande atrativo turístico, e muitos estrangeiros que vieram para acompanhar a Copa estão vindo conhecer a Costa do Sol.  A nossa expectativa é de que o fluxo cresça ainda mais nas próximas semanas por causa da final da Copa do Mundo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pela sua participação!