ANUNCIE AQUI

Jornada Pedagógica é sucesso de público em Cabo Frio


Jornada Pedagógica é sucesso de público em Cabo Frio
Evento foi realizado pela SEME entre os dias 5 e 7 de fevereiro no Ginásio Alfredo Barreto

A Secretaria Municipal de Educação realizou, durante três dias, a I Jornada Pedagógica, para marcar a abertura do ano letivo no município.  Com o tema “O Educador como sujeito transformador do processo educacional”, professores e diretores da rede municipal de ensino tiveram acesso aos principais nomes da Educação no país e ganharam um estímulo para o início das aulas.

Passaram pelo Ginásio Poliesportivo Alfredo Barreto palestrantes do peso de Leonardo Boff, Terezinha Rios, Pedro Bandeira, Leonor Werneck, Nilbo Nogueira, Roberto Carlos Ramos, Gabriel O Pensador e muitos outros.

- Nós apresentamos palestras que possam exercer influências na formação e no desenvolvimento do educador na busca de uma prática educativa, crítica e afetiva. Queremos que eles se sintam motivados, especialmente preparados, para os estudos continuados do educador – explicou a secretária municipal de Educação, Elenice Martins.

A Jornada Pedagógica foi o primeiro grande evento de 2014 com uma programação voltada exclusivamente para a educação. Os palestrantes falaram sobre planejamento da atividade de ensino, inteligências múltiplas, uma docência da melhor qualidade, pedagogia de projetos, leitura e produção de textos numa perspectiva interdisciplinar, disciplina e indisciplina em sala de aula, currículo escolar e cidadania, educação para sustentabilidade e como conquistar o aluno que não gosta de ler. 

Na sexta-feira (7/2), último dia do evento, a Jornada Pedagógica foi aberta pela professora e pedagoga Inês Barbosa de Oliveira. A professora trabalhou o tema "Currículo Escolar e Cidadania: As práticas Pedagógicas para além das disciplinas"

- O tempo que a escola tem com o aluno é muito menor que o tempo que nós professores achamos importantes. A propostas das grades curriculares é utilizar o que é mais importante, que tem maior relevância para o aluno no seu dia a dia – comentou.
 Já o professor e psicopedagogo, Celso Antunes, falou sobre "Disciplina e Indisciplina em sala de Aula", e arrancou aplausos do público.

- O professor é tudo, e é por isso, que ele deve se vestir dessa condição para não perder a admiração de seu aluno. O professor tem que mostrar disciplina porque ele é um exemplo para o seu aluno. E como para tudo existem regras, o professor e seu alunos, dentro de sala, devem conversar e estipular estas regras, como se fosse um contrato. Uma boa disciplina se prescreve de um contrato – explicou Celso Antunes.
               
Outro ícone nacional que participou do último dia de palestras, foi o teólogo brasileiro, escritor e professor universitário, expoente da Teologia da Libertação no Brasil, Leonardo Boff. Portador de vários prêmios por sua atuação em prol dos direitos humanos, entre eles, o Prêmio Nobel alternativo da Paz, de 2001, em Estocolmo, Leonardo Boff é autor de mais de 70 livros e falou ao público sobre "Educação para Sustentabilidade".

No encerramento, o autor de literatura juvenil mais vendido no Brasil e, especialista em letramento e técnicas especiais de leitura, Pedro Bandeira, que deu um show de ensinamento para os participantes. Ao final da palestra, os professores fizeram fila para pedir autógrafos e  fotografar o palestrante.

- As mudanças que queremos trazer para a Educação de nossos alunos só acontecerão através da pesquisa, da formação inicial e continuada dos docentes, a fim de que todos os educadores possam acreditar numa nova escola formada através do estudo, da competência, do conhecimento, de uma docência mais afetiva e humana – disse Celma Rosa, professora e mestre em Educação e subsecretária municipal da SEME.

Texto: Alexandra de Oliveira | Assessoria de Imprensa da Secretaria Municipal de Educação

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pela sua participação!