Cabo Frio oferece alimentos saudáveis para alunos da rede municipal de ensino
Produtores rurais fazem apresentação dos alimentos que farão parte da merenda escolar em 2014
Representantes da Associação dos Pequenos Produtores Rurais do Projeto de Economia do Assentamento Campos Novos apresentaram no final da tarde de quinta-feira (20/2) na sede da Secretaria Municipal de Educação (SEME) os alimentos que farão parte da merenda escolar nas escolas municipais de Cabo Frio durante o ano letivo de 2014. Alface, couve, tangerina, laranja, abacaxi, aipim, beterraba, abóbora e batata doce serão alguns dos alimentos que vão fazer parte do cardápio neste ano.
Participaram da reunião a secretária municipal de Educação, Elenice Martins; representantes do Departamento de Nutrição Escolar, do Departamento Financeiro e do Conselho de Alimentação Escolar (CAE). A iniciativa visa cumprir uma Lei Federal que define ser obrigatória a destinação de 30% dos recursos do Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE) para a compra de gêneros alimentícios diretamente da agricultura familiar e do empreendedor familiar rural ou de suas organizações.
- Com a compra de alimentos da agricultura familiar vamos incentivar que os produtores rurais invistam cada vez mais na cultura de novos itens. Além disso, incentivamos que as famílias trabalhem no campo. Desde o ano passado, muitos jovens voltaram para trabalhar no cultivo da terra para auxiliar suas famílias. Eles sabem que podem diversificar as culturas porque vão fornecer os alimentos para as nossas escolas – disse a secretária de Educação.
Durante a reunião, os produtores receberam orientações sobre o transporte e acondicionamento dos alimentos. Eles também foram incentivados a diversificar a produção com a introdução de novas culturas, como melancia, tomate e feijão.
- Esse incentivo é muito importante para os produtores rurais destacou o vice-presidente da Associação – Hamilon de Souza.
A Divisão de Nutrição Escolar organiza semanalmente os cardápios para a merenda escolar e encaminha os pedidos, de acordo com o número de alunos em cada unidade de ensino, para que os alimentos possam ser entregues diretamente nas 88 escolas da rede e cinco instituições de ensino vinculadas à SEME. Segundo a nutricionista Fabiana Rosa Alves o cardápio é feito obedecendo a uma dieta nutritiva e equilibrada, que inclui o consumo de carnes, frutas e legumes.
- O cardápio é bem variado e segue uma dieta rica em nutrientes. Queremos que os alunos adquiram o hábito de comer frutas e legumes diariamente para que eles possam ter uma alimentação mais saudável e equilibrada – explica Fabiana.
O Governo Federal comemora em 2014 o Ano Internacional da Agricultura Familiar, que visa aumentar a visibilidade da agricultura familiar e dos pequenos produtores rurais, focalizando a atenção mundial em seu importante papel na erradicação da fome e pobreza, provisão de segurança alimentar e nutricional, melhora dos meios de subsistência, gestão dos recursos naturais, proteção do meio ambiente e para o desenvolvimento sustentável, particularmente nas áreas rurais.
- O objetivo do Ano Internacional da Agricultura Familiar é reposicionar a agricultura familiar no centro das políticas agrícolas, ambientais e sociais nas agendas nacionais, identificando lacunas e oportunidades para promover uma mudança rumo a um desenvolvimento mais equilibrado, e essa também vem sendo a nossa postura desde o ano passado – destacou Elenice Martins.
O AIAF 2014 vai promover uma ampla discussão e cooperação no âmbito nacional, regional e global para aumentar a conscientização e entendimento dos desafios que os pequenos agricultores enfrentam e ajudar a identificar maneiras eficientes de apoiar os agricultores familiares.
Texto: Alexandra de Oliveira | Assessoria de Imprensa da Secretaria Municipal de Educação
Publicação Web Rádio Esperança
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Obrigado pela sua participação!