Assistência Social traça diretrizes para o Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos
Estimular a participação cidadã e fortalecer a convivência familiar e comunitária são alguns dos objetivos do SCFV
A Secretaria Municipal de Assistência Social de Cabo Frio realizou esta semana, uma reunião com todos os orientadores sociais que atuam nos CRAS – Centro de Referência de Assistência Social. O objetivo foi definir as diretrizes que serão utilizadas este ano para uma oferta qualificada do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos.
O Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos tem como objetivo trabalhar o fortalecimento da convivência familiar e comunitária, através de atividades que complementem o trabalho social com as famílias, prevenindo a ocorrência de situações de vulnerabilidade e risco social. O serviço é realizado com crianças e adolescentes com idades entre 3 e 17 anos, divididos em grupos por faixa etária, e também com os idosos.
Durante a reunião, a diretora do Departamento de Proteção Social Básica, Márcia Boquimpani, falou sobre a importância da realização do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos dentro dos CRAS.
- As oficinas socioeducativas oferecidas nos CRAS devem servir de atrativo para que os usuários estejam dentro dos centros, sejam incluídos no PAIF – Serviço de Proteção e Atendimento Integral à Família, e a partir daí, nossas equipes trabalhem visando a garantia de direitos dessas pessoas. É nesse serviço que trabalhamos o estímulo à convivência social, à participação cidadã e à formação geral para o mundo do trabalho, afirmou a diretora.
São aulas de balé, jazz, capoeira, natação, canto, dança de salão, instrumentos musicais, entre muitas outras atividades. Este ano, também serão implantados os grupos temáticos e reflexivos, que trabalharão, a cada semana, um tema diferente.
- Os grupos serão fundamentais para que a gente trabalhe a conscientização desses jovens em diversos aspectos. Vamos falar de gravidez na adolescência, doenças sexualmente transmissíveis, testes vocacionais, enfim, diversos temas que estimulem a formação consciente – explicou.
Texto: Glória Passos | Assessoria de Imprensa da Secretaria Municipal de Assistência Social
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Obrigado pela sua participação!