ANUNCIE AQUI

Alunos da rede pública de ensino de Cabo Frio recebem óculos


Alunos da rede pública de ensino de Cabo Frio recebem óculos na sede do Lions Club
Parceria entre a SEME e o Lions beneficiou oito estudantes do primeiro segmento

A importância de prevenção e diagnóstico dos problemas de visão na infância é uma preocupação constante da Secretaria Municipal de Educação de Cabo Frio que mantém, através do Departamento de Apoio ao Educando (DEPAE), um convênio com o Lions Club local para a doação de óculos para os alunos da rede municipal de ensino. Na sexta-feira (21/2), mais oito estudantes do primeiro segmento do Ensino Fundamental foram beneficiados através da parceria.

A cerimônia de entrega de óculos aconteceu na sede da instituição e contou com a participação da assessora pedagógica Maria Izabel da Silva Bastos, que representou a Secretária de Educação, professora Elenice Martins; do Presidente do Lions Club, Edson Lemos; diretores, alunos e familiares, além da equipe do DEPAE e do Lions Club. A ação faz parte do Projeto Visão do Lions e já atende aos alunos de Cabo Frio desde 2007.

De acordo com o presidente do Lions Club de Cabo Frio, Edson Lemos, até hoje já foram doados 1.094 óculos.

– A parceria com a SEME e a nova equipe deu muito certo. Fomos bem atendidos pelo DEPAE e estamos esperançosos de poder fortalecer os nossos laços e firmar muitas outras parcerias – disse o presidente do Lions Club. 

Durante a cerimônia, a assessora pedagógica Maria Izabel da Silva Bastos ressaltou a importância da parceria para o diagnóstico precoce dos problemas de visão.

- É uma satisfação conseguir promover esse tipo de atendimento, pois sabemos o quanto a saúde na área da visão é delicada e de extrema importante para a qualidade de vida do cidadão – ressaltou Maria Izabel.

A SEME já tem outros projetos em andamento, como o “De Olho no Futuro”, com o apoio do Rotary Club. No ano passado, juntamente com a Secretaria de Saúde, a SEME iniciou um levantamento nas escolas de alunos com problemas visuais, por meio de testes de acuidade visual nas salas de aula. É o projeto “Veja o Mundo Com Bons Olhos” do Serviço de Saúde Escolar do DEPAE. Ao identificar possíveis problemas, o próprio professor que foi capacitado para tal procedimento, encaminha o aluno para exame oftalmológico com médico especialista. Comprovada a necessidade de óculos, a SEME e a Secretaria de Saúde de Cabo Frio doam os óculos para os estudantes. 

Para a secretária de Educação, professora Elenice Martins, as parcerias contribuem bastante para acelerar o atendimento aos alunos que precisam desse cuidado. 

– As parcerias são sempre muito importantes para os nossos alunos. É mais uma oportunidade que as crianças da rede municipal de ensino recebem, já que, como todos sabem, problemas de visão podem prejudicar o desempenho escolar. O trabalho em conjunto só tende a acrescentar e por isso, estaremos sempre abertos para ampliar os laços de parcerias – disse a secretária.

A Organização Mundial da Saúde (OMS) estima que 500 mil crianças fiquem cegas todos os anos e a maioria delas perde a visão no primeiro ano de vida. Só no Brasil, aproximadamente 33 mil crianças deixam de enxergar por doenças oculares que poderiam ser evitadas ou tratadas precocemente.

De acordo com o Conselho Brasileiro de Oftalmologia (CBO), o desenvolvimento motor da criança durante seu primeiro ano de vida está diretamente relacionado à sua capacidade visual, e, com isso, hoje já se admite que 85% do aprendizado se dá por meio da visão. Daí a necessidade de identificar problemas da visão de forma precoce.

Texto: Alexandra de Oliveira | Assessoria de Imprensa da Secretaria Municipal de Educação

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pela sua participação!