Alunos da rede pública de ensino de Cabo Frio recebem óculos na sede do Lions Club
Parceria entre a SEME e o Lions beneficiou oito estudantes do primeiro segmento
A importância de prevenção e diagnóstico dos problemas de visão na infância é uma preocupação constante da Secretaria Municipal de Educação de Cabo Frio que mantém, através do Departamento de Apoio ao Educando (DEPAE), um convênio com o Lions Club local para a doação de óculos para os alunos da rede municipal de ensino. Na sexta-feira (21/2), mais oito estudantes do primeiro segmento do Ensino Fundamental foram beneficiados através da parceria.
A cerimônia de entrega de óculos aconteceu na sede da instituição e contou com a participação da assessora pedagógica Maria Izabel da Silva Bastos, que representou a Secretária de Educação, professora Elenice Martins; do Presidente do Lions Club, Edson Lemos; diretores, alunos e familiares, além da equipe do DEPAE e do Lions Club. A ação faz parte do Projeto Visão do Lions e já atende aos alunos de Cabo Frio desde 2007.
De acordo com o presidente do Lions Club de Cabo Frio, Edson Lemos, até hoje já foram doados 1.094 óculos.
– A parceria com a SEME e a nova equipe deu muito certo. Fomos bem atendidos pelo DEPAE e estamos esperançosos de poder fortalecer os nossos laços e firmar muitas outras parcerias – disse o presidente do Lions Club.
Durante a cerimônia, a assessora pedagógica Maria Izabel da Silva Bastos ressaltou a importância da parceria para o diagnóstico precoce dos problemas de visão.
- É uma satisfação conseguir promover esse tipo de atendimento, pois sabemos o quanto a saúde na área da visão é delicada e de extrema importante para a qualidade de vida do cidadão – ressaltou Maria Izabel.
A SEME já tem outros projetos em andamento, como o “De Olho no Futuro”, com o apoio do Rotary Club. No ano passado, juntamente com a Secretaria de Saúde, a SEME iniciou um levantamento nas escolas de alunos com problemas visuais, por meio de testes de acuidade visual nas salas de aula. É o projeto “Veja o Mundo Com Bons Olhos” do Serviço de Saúde Escolar do DEPAE. Ao identificar possíveis problemas, o próprio professor que foi capacitado para tal procedimento, encaminha o aluno para exame oftalmológico com médico especialista. Comprovada a necessidade de óculos, a SEME e a Secretaria de Saúde de Cabo Frio doam os óculos para os estudantes.
Para a secretária de Educação, professora Elenice Martins, as parcerias contribuem bastante para acelerar o atendimento aos alunos que precisam desse cuidado.
– As parcerias são sempre muito importantes para os nossos alunos. É mais uma oportunidade que as crianças da rede municipal de ensino recebem, já que, como todos sabem, problemas de visão podem prejudicar o desempenho escolar. O trabalho em conjunto só tende a acrescentar e por isso, estaremos sempre abertos para ampliar os laços de parcerias – disse a secretária.
A Organização Mundial da Saúde (OMS) estima que 500 mil crianças fiquem cegas todos os anos e a maioria delas perde a visão no primeiro ano de vida. Só no Brasil, aproximadamente 33 mil crianças deixam de enxergar por doenças oculares que poderiam ser evitadas ou tratadas precocemente.
De acordo com o Conselho Brasileiro de Oftalmologia (CBO), o desenvolvimento motor da criança durante seu primeiro ano de vida está diretamente relacionado à sua capacidade visual, e, com isso, hoje já se admite que 85% do aprendizado se dá por meio da visão. Daí a necessidade de identificar problemas da visão de forma precoce.
Texto: Alexandra de Oliveira | Assessoria de Imprensa da Secretaria Municipal de Educação
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Obrigado pela sua participação!