Secretaria de Meio Ambiente faz campanha de preservação do Parque Municipal Boca da Barra
Agentes vão distribuir 5 mil folders explicativos para ajudar na conservação de uma das principais áreas de proteção ambiental do município
Cabo Frio tem uma área de proteção ambiental que possui espécies botânicas raras, e endêmicas em manchas remanescente da Mata Atlântica, que no passado ocupava todo litoral brasileiro, importante patrimônio que depende de todos para ser preservado. A Mata Atlântica é dos biomas mais ricos em plantas endêmicas do mundo.
Localizado numa área que abrange Ilha Lagunar do Japonês, Farol da Lajinha, Praia Brava, Ponta do Chapéu, estendendo pela restinga da Praia das Conchas e Peró, o Parque Municipal Boca da Barra de Cabo Frio tem sambaquis locais que guardam testemunhos do homem pré-histórico e sítios históricos da chegada do europeu no litoral brasileiro.
No local você encontra manquezal, peroanas, apicúm, sambaqui da porteira, sambaqui do meio, pau-brasil, formigueiro-do-litoral (ave endêmica), Pilosocereus ulei (cacto endêmico), além de praias, trilhas, túnel de antiga mineração e costões de 2 bilhões de anos.
No Parque Municipal Boca da Barra, a Secretaria de Meio Ambiente – em conjunto com a Universidade Veiga de Almeida (UVA) – está desenvolvendo um projeto de educação ambiental, no qual 10 estagiários do curso de Gestão Ambiental e Engenharia Ambiental orientam os visitantes para preservar a unidade de conservação para que a área possa ser usada com qualidade pelas famílias. Todos os domingos está sendo montada uma tenda na entrada do parque com agentes e estagiários para distribuição dos folders explicativos.
- O objetivo das ações da secretaria de Meio Ambiente é buscar fortalecimento da gestão das unidades de conservação do município – disse Domingos Palmeira, responsável pela unidade de conservação do Parque Municipal Boca da Barra.
No parque não é permitido o tráfego de veículos motorizados. Também é proibido danificar a vegetação, fazer churrasco e deixar lixo no local.
Equipes da COMSERCAF e da Subprefeitura do Peró estão fazendo a limpeza da área. Pela primeira vez, foi colocada uma lixeira na Ilha do Japonês. A COMSERCAF escalou, também, uma equipe de limpeza para a ilha, um dos locais mais frequentados pelos cabofrienses nos finais de semana.
Texto: Rosália Moreira.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Obrigado pela sua participação!