ANUNCIE AQUI

Secretaria da Melhor Idade estão fazendo pós-graduação na UFF

Semei investe em capacitação para melhorar atendimento aos idosos
Gestores da Secretaria da Melhor Idade estão fazendo pós-graduação na UFF

Com o objetivo de melhorar ainda mais o atendimento aos idosos de Cabo Frio, a Secretaria Municipal da Melhor Idade (Semei) tem investido, constantemente, na capacitação, e não apenas dos funcionários mas, também, dos seus gestores. A prova disso é o curso de pós-graduação que a secretária Cristiane Fernandes e o subsecretário Marcelo Brum estão fazendo na UFF/Rio (Universidade Federal Fluminense) nas áreas de Geriatria e Gerontologia, com prática ambulatorial no Hospital Universitário Antônio Pedro.
- O atendimento ao idoso é uma coisa que tem que ser muito diferenciada. Não basta abrir as portas da secretaria e oferecer um monte de atividades. É preciso que essas atividades estejam lincadas a outras ações de políticas públicas que possam, realmente, gerar uma mudança e uma melhoria no estilo de vida desses idosos. E conhecê-los, saber identificar suas necessidades, é fundamental para esse trabalho. Por isso essa pós graduação está sendo tão importante para a melhoria dos trabalhos da Semei: porque estamos aprendendo, na prática, a identificar e administrar algumas situações que antes pareciam irrelevantes aos nossos olhos leigos – comentou Cristiane.
Embora a pós seja custeada com recursos próprios pessoais, tanto a secretária quanto o subsecretário afirmam que o amor pelo o que fazem compensa o investimento.

- Só quem trabalha naquilo que ama entende o que eu e a secretária Cristiane estamos fazendo. Essa capacitação é muito mais do que deveríamos fazer como gestores da Secretaria da Melhor Idade, mas ainda é muito menos do que gostaríamos de fazer por nossos idosos. E temos certeza de que nosso esforço e dedicação estão sendo reconhecidos pelo prefeito mas, principalmente, pelos idosos que atendemos. Eles são os primeiros a nos dar força para esta capacitação – explicou Marcelo Brum.

E esse amor pelo o que fazem está visível não somente nas ações da secretária e do subsecretário como, também, em seus jalecos de atendimento ambulatorial. Bordado com a frase “Gente que ama o que faz”, o jaleco, segundo Cristiane, acaba tendo um papel importante no atendimento aos idosos.
 
- Quando os idosos chegam ao ambulatório do Antônio Pedro estão fragilizados. E por ser um serviço público, eles já chegam com certo receio. Então, quando olham essa frase em nosso jaleco, o comportamento deles muda completamente. Eles se sentem mais protegidos porque sabem que estão sendo atendidos por alguém que ama o que está fazendo, então ficam mais receptivos, aceitam melhor nossas intervenções, e isso influencia diretamente no tratamento gerando resultados positivos mais rápidos. E é esse conceito que estamos implantando na nossa Secretaria: que ali é um espaço onde todos nós estamos porque amamos o que fazemos – concluiu Cristiane Fernandes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pela sua participação!