ANUNCIE AQUI

Integração de alunos é ponto alto na Jornada Pedagógica


Integração de alunos é ponto alto na Jornada Pedagógica

 Tema do segundo dia de palestras incluiu uso de Novas Tecnologias para integrar mais os alunos

O segundo dia da I Jornada Pedagógica em Cabo Frio foi sucesso de público, a exemplo dia inaugural. Com palestras incentivadoras do uso das novas tecnologias para estimular os alunos, os professores que estiveram presentes levaram para casa muito incentivo para começar mais um ano letivo.
A jornada de palestras foi aberta pela professora e doutora Terezinha Rios, do Rio de Janeiro, com o tema “Compreender e Ensinar – Por uma docência da melhor qualidade”.
 - O ensino da melhor qualidade é aquele que cria condições para a formação de alguém que sabe ler, escrever e contar. A melhor qualidade revela-se na sensibilidade do gesto docente na orientação de sua ação para trazer o prazer e a alegria ao contexto de seu trabalho e da relação dos alunos – afirmou.

O uso das novas tecnologias foi o ponto alto do dia, devido ao grande uso da internet pelos alunos. Foi o que retratou em sua palestra “Pedagogia de Projetos”, o professor e psicopedagogo Nilbo Nogueira. Segundo ele, para o aluno ser um cidadão integral e de autonomia é necessário que a escola ofereça projetos de interesse do aluno, integrando-o em sua sociedade.

O projeto é o sonho de cada um. Para trabalhar adequadamente um bom projeto com os alunos é preciso abordar problemas significativos, que os cercam, propiciando a interação entre aluno, escola e comunidade, além de incorporar as novas tecnologias. A nova geração conhece muito bem essas tecnologias, o que vai auxiliar no ensino educacional desses alunos, onde eles não vão perder o interesse pelo projeto, porque estão trabalhando com mecanismos do conhecimento deles – disse.

Para finalizar a tarde de palestras, a Mestre e Doutora em Língua Portuguesa pela UFRJ, Leonor Werneck, que dissertou sobre o tema “Leitura e Produção de textos numa perspectiva interdisciplinar”. Leonor apresentou textos em diversas disciplinas para exemplificar a importância da interpretação em todas as áreas educacionais.

Durante todo o dia, foram feitos sorteios de livros e kits educacionais para os professores presentes. A professora Beatriz Bebici, da Creche Escola Vovó Olivia, foi uma das sorteadas com o kit de livro de DVD “Inteligências e Competências”, do professor Celso Antunes.

Fiquei muito feliz em ganhar este presente, o professor Celso é excelente e ter uma obra dele é só mais um estímulo. Assim como a Jornada – contou.

No final do dia, professores e convidados aproveitaram a palestra do rapper, escritor e cantor Gabriel O Pensador, que despertou no público mais jovem a curiosidade pela leitura e escrita. Gabriel falou de sua vida, apresentou seus livros e cantou para o público.

A I Jornada Pedagógica, que tem como tema “O educador como sujeito transformador do processo educacional”, termina nesta sexta-feira (7/2) e acontece de no Ginásio Poliesportivo Alfredo Barreto. O evento é promovido pela Secretaria Municipal de Educação de Cabo Frio.
  
Texto: Aretuza Maia | Assessoria de Imprensa da Secretaria Municipal de Educação

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pela sua participação!