ANUNCIE AQUI

Secretaria de Educação e Polícia Militar são parceiros na luta contra as drogas


Cabo Frio forma 1950 alunos no PROERD
Secretaria de Educação e Polícia Militar são parceiros na luta contra as drogas
 A Secretaria Municipal de Educação de Cabo Frio e a Polícia Militar estão juntas na luta contra as drogas e na manhã desta quarta-feira (4/12) foi realizada a cerimônia de formatura do Programa Educacional de Resistência às Drogas (PROERD) da Polícia Militar.

Foram aproximadamente 1230 alunos do 5º ano de escolaridade do Ensino Fundamental, de 16 escolas da rede municipal de Ensino, e mais 720 alunos de Educação Infantil de outras 12 escolas que participaram do programa durante o ano de 2013. De caráter social e preventivo, o PROERD é aplicado por policiais militares devidamente selecionados e capacitados. Acontece uma vez por semana, em sala de aula, durante três a quatro meses, em média, com a presença do professor da turma.

Os alunos recebem um livro do Estudante PROERD e aprendem a reconhecer situações que possam comprometer a segurança e a saúde, além de receberem noções de como proceder corretamente em situações de emergência. Porém, o foco principal do PROERD é orientar os jovens a dizer não às drogas.

A cerimônia de entrega de diplomas aconteceu em ritmo de festa. Além dos formandos, os familiares dos alunos, os diretores escolares e professores também prestigiaram o evento. Entretanto, o momento mais esperado por todos foi da homenagem à aluna Samira Santos Freitas, da Escola Municipal Luis Lindenberg; e ao aluno Carlos Gabriel Leal Souza, da Escola Municipal Prof. Oswaldo Santa Rosa, pelo destaque nas Redações PROERD. Cada um ganhou um tablet de presente pelo excelente desempenho. Os avós do Carlos ficaram emocionados com a leitura da redação do neto. Maria Cristina e Sebastião Carvalho estavam também muito satisfeitos com o trabalho desenvolvido pelo PROERD. Eles contam que o Carlos chegava sempre empolgado com as aulas.

– Um programa maravilhoso para a sociedade. A gente sempre orienta nossas crianças, mas quando eles têm a oportunidade de ouvir de profissionais qualificados é ainda melhor. Parabenizamos ainda a dedicação e carinho dos militares com os alunos.

Carlos Gabriel era só alegria! O menino já havia pedido um tablet aos avós e o presente foi uma surpresa.

– Fiquei muito feliz com o tablet e também muito orgulhoso quando leram a minha redação. Quando escrevi, sozinho, eu me dediquei para ficar bom, mas nem imaginava que seria lido assim para tantas pessoas! – explicou.

Ele disse ainda que sonha em um dia seguir carreira militar e que vai guardar com carinho tudo aquilo que aprendeu nas aulas do PROERD.

A professora Liliane Nunes, da Escola Municipal Prof. Oswaldo Santa Rosa, conta que o PROERD ajuda muito no trabalho pedagógico, mas é o trabalho social que mais surte efeitos positivos.

– Temos alunos que enfrentam problemas sérios em casa com drogas e durante as aulas dividem suas experiências por meio de cartas anônimas. Eles sentem segurança nos policiais e aí fica mais fácil ajudá-los – diz.

As escolas do Distrito de Tamoios também participaram do programa e já realizaram a cerimônia de formatura. Para a diretora do Departamento de Apoio ao Aluno (DEPAE), professora Patrícia Freitas, a parceria da SEME com a Polícia Militar é muito importante para combater os crescentes índices de violência e uso de drogas entre os jovens e crianças. Ela destaca o papel da Educação nessa luta, mas alerta que o diálogo e participação dos pais ainda são fundamentais.

Texto e fotos: Anneliese Lobo | Assessoria de Imprensa da Secretaria Municipal de Educação

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pela sua participação!